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Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 1 - Aula 2 Sumário l A importância de um modelo de gestão l Grau de maturidade segundo.

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2 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 1 - Aula 2 Sumário l A importância de um modelo de gestão l Grau de maturidade segundo Nolan l A matriz de McFarlen l Estratégias de Parson l Modelo de gestão de Sistemas de Informação

3 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 2 - Quando falta uma estratégia de gestão de SI l Perda de controlo das SI/TI »os utilizadores competem para obter serviço l Os investimentos não suportam o negócio »aumento desenfreado de $$ l Os sistemas não estão integrados l Não há uma noção de prioridades l Falta informação de gestão l Incapacidade para afectar correctamente os recursos l Conflitos latentes entre utilizadores e informáticos

4 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 3 - Sistemas de informação: o cimento entre o negócio e a tecnologia Negócio l Processos de negócio TI l Tecnologias de informação SI l Sistemas de informação Ýoferta integrada com TI Þprocura de SI

5 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 4 - Gerir os sistemas de informação (Earl e Sampler) l Reconhecer o desiquilíbrio »o negócio não está satisfeito »problemas tecnológicos de de gestão l Enquadrar a oferta »definir objectivos »arquitectura tecnológica e de informação (com prioidades) l Enquadrar a procura »visão do negócio »processo de gestão da procura »planeamento de acordo com o valor das propostas l Manter o equilíbrio »governance

6 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 5 - Alinhamento estratégico negócio/SI l Dado um portfolio de aplicações (futuras) … l Como regular a procura de SI? –planeamento l Como gerir a oferta de SI/TI? –modelo de gestão l Como actuar de acordo com a maturidade da organização? (ou como amadurecê-la)

7 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 6 - Estratégias de gestão dos SI l Modelo de gestão, precisa-se. alta direcção utilizadores profissionais de sistemas de informação

8 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 7 - Grau de Maturidade (segundo Nolan) l A maturidade é relativa a uma dada tecnologia »uma empresa pode ter várias l A maturidade também é relativa às diferentes áreas de negócio l A matriz mais completa tem 6 estágios de maturidade »e 3 eixos de análise l Cada eixo de análise sugere a estratégia a aplicar l A organização funciona de forma diferente em cada estágio »burocracia, cultura organizacional.

9 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 8 - Grau de Maturidade l 1. Iniciação »os SI são introduzidos para poupar $ »ganhos de eficiência »preocupação operacional e automatização »não há visão de longo prazo » a informática pertence ao dep. financeiro »pouco interesse dos gestores l 2. Expansão ou contágio »florescimento inesperado »sem controlo nem planeamento »a responsabilidade é delegada nos tecnocratas »preocupação com a tecnologia

10 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 9 - Grau de Maturidade l 3. Formalização »motivado pelos gastos exarcebados em TI »é executado através de uma centralização l e diminuição do número de pessoas dedicadas aos SI »formalização do planeamento, desenho e orçamento »preocupação em poupar dinheiro l e não em ganhar dinheiro »burocratização e especialização de funções »é o estádio das metodologias e do planeamento formal l e do característico atraso no desenvolvimento de SI (o que sugere ser o estádio mais comum) (o que sugere ser o estádio mais comum)

11 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 10 - Grau de Maturidade l 4. Integração (primeiro passo para a maturidade) »diminuição dos níveis de controlo l para encorajar a inovação »o dep. de informação reorganiza-se para se aproximar do utilizador e do negócio l 5. Administração de dados (segundo passo) »o mais importante é a informação para o negócio »acesso a informação inter-departamental »existência da base de dados consolidada l 6. Maturidade »planeamento e gestão estratégica inseridos no do próprio negócio

12 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 11 - Modelo de gestão dos SI l Encontrar o portfolio de aplicações a gerir l Para cada grupo do portfolio: 1. quem é responsável e quem participa na procura de SI 2. como submeter a oferta de SI/TI à procura 3. os mecanismos de coordenação e controlo alta direcção utilizadores profissionais de SI

13 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 12 - Portfolio de Aplicações Define a procura de SI Importânciaestratégica dos sistemas planeados + - Importância estratégica dos sistemas actuais + - risco financeiro risco de negócio risco futuro risco actual operacionais estratégicos suporte exploratórios

14 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 13 - Aplicações estratégicas l Dirigidas aos objectivos e factores críticos de sucesso l preencher necessidades do mercado l A rapidez é fundamental »janela de oportunidade, inovação contínua »moving target: suster a vantagem (ex: barreiras à entrada) l Integração vertical no negócio –perceber como acrescentar valor de forma diferenciada »há normalmente uma associação a uma parte do negócio com grande intensidade de informação l A ligação ao negócio supera a necessidade de excelência tecnológica

15 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 14 - Aplicações exploratórias l Ideias, oportunidades »de aplicação de tecnologia ao negócio l Não perder tempo l Tentar provar o potencial estratégico (ou seja $$) »tanto em vantagen(s) competitiva(s) como em factores críticos de sucesso como em factores críticos de sucesso l É como a investigação/inovação »experimentação controlada l IMP: o resultado desta fase é conhecimento »saber se pode dar origem a um sistema estratégico, operacional ou de suporte (normalmente estratégico) –ou seja, o que fazer a seguir

16 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 15 - Aplicações de suporte l Pergunta: »a sua ausência representa um risco substancial de negócio? l se não, então é de suporte l São as aplicações que temos de ter »e que podem ser iguais às dos competidores l do what you do best, outsource the rest l São um custo »que deve ser controlado (minimizado) l olhando para o longo prazo l Objectivo: eficiência das funções de suporte ao negócio l overhead mínimo

17 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 16 - Aplicações operacionais l Fazem o negócio funcionar » e protegem contra desvantagens competitivas potenciais l Podem aumentar a performance do negócio »que se traduz em resultados ($$$) l Devem ser integradas »para evitar duplicação e inconsistências de informação »e ter qualidade (com prioridade à eficácia) l O investimento tem de ser ponderado »retorno ligado à eficácia »e com utilização eficiente de recursos l A inovação deve ser defensiva

18 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 17 - Estratégias de gestão de SI ou como adequar a oferta de TI l Como gerir as oportunidades de utilização da tecnologia? l Integrar a oferta de TI na gestão de SI estratégias de Parson: estratégicos çplaneamento centralizado exploratórios çna crista da onda suporte çpostura de mercado operacionais suporte çmonopólio operacionais suporte çrecurso escasso

19 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 18 - Estratégias de Parson 1. Planeamento Centralizado estratégicos l Envolvimento coordenado dos gestores do negócio »liderança com coordenação centralizada (daí o nome) l O significado estratégico dos Sistemas de Informação tem de estar bem percebido l Postura pro-activa do utilizador para explorar convenientemente o potencial dos SI l Prestação de serviços, em sintonia com o utilizador final, para preencher os objectivos do negócio l ATENÇÃO: planeamento centralizado é diferente de controlo centralizado ou centralização

20 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 19 - Estratégias de Parson 2. Monopólio operacionais suporte l Quando a informação é um activo l Controlo centralizado do departamento de informação »o utilizador pede de serviços a um só fornecedor »para standardizar e integrar as soluções com custos controlados »o utilizador aceita (ou é obrigado a aceitar) o controlo –o departamento de SI tem de prever a procura l As prioridades têm de ser definidas pela alta direcção »porque o óptimo global não é a soma dos óptimos locais l Postura reactiva do departamento de SI l A centralização pode trazer grandes economias de escala

21 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 20 - Estratégias de Parson 3. Postura de mercado suporte l Crença quase cega no mecanismo de mercado l Utilizadores totalmente responsáveis pelos resultados »altamente motivados: eficácia »os utilizadores sabem negociar a aquisição do serviço (de SI) »custará alguma duplicação l Pode criar barreiras à integração l Os SI terão de ser auditáveis financeiramente l Não é bom para tempos de recessão: »tem problemas de integração por causa da duplicação l os sistemas abertos podem complicar as coisas

22 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 21 - Estratégias de Parson 4. Recurso escasso operacionais suporte l Controlo apertado de todos os gastos em SI l Utilizadores e departamento de SI motivados ao controlo l Os utilizadores justificam investimentos (custo/benefício) »o departamento de SI é um centro de despesa l Comunidade de utilizadores passiva l Tenta forçar o ganho de 80% dos benefícios com apenas 20% dos custos

23 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 22 - Estratégias de Parson 5. Na Crista da onda exploratórios l Crença na inovação tecnológica e no seu impacto nos resultados »cuidado com a utopia tecnocrática l Postura de experimentação l O utilizador também é inovador na forma de fazer negócio l Observatório tecnológico obrigatório l Grandes investimentos em investigação e desenvolvimento

24 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 23 - Estratégias de Parson 6. Mal necessário l Situação felizmente menos vulgar l A informática é utilizada apenas em último recurso l O utilizadores são completamente passivos l Normalmente provém de grandes falhas comunicação »falta de confiança »grandes falhanços no passado

25 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 24 - Modelo de Parson Importânciaestratégica dos sistemas planeados + - Importância estratégica dos sistemas actuais + - Free market ou monopólio monopólio Free market Centralplanning

26 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 25 - Modelo de Nolan Importânciaestratégica dos sistemas planeados + - Importância estratégica dos sistemas actuais + - Iniciação e contágio controlo maturidade

27 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 26 - Modelo de Edwards Importânciaestratégica dos sistemas planeados + - Importância estratégica dos sistemas actuais + - Technology led Method led Business led organizational Administrative led

28 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 27 - Estilo de gestão Importânciaestratégica dos sistemas planeados + - Importância estratégica dos sistemas actuais + - caretakercontroller entrepreneur developer

29 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 28 - Gerir o portfolio de forma diferenciada l Dar prioridade ao que é importante! l 1. SI operacionais: a maioria das aplicações »criar uma burocracia simples para garantir qualidade l 2. SI estratégicos: garantir o futuro »acautelar todas as opções: estratégia empresarial l 3. SI de suporte: gastar o menos possível »em dinheiro (ex: outsourcing) e em tempo l 4. SI exploratórios »investir e dar autonomia a quem experimenta o negócio

30 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 29 - Modelo de gestão l Definir o portfolio de aplicações –de acordo com a estratégia de negócio l Definir o estilo eclético de gestão –por grupos de aplicações »de acordo com a sua importância estratégica l Definir a organização –os papéis, responsabilidades e critérios l Definir sistema de decisão e comunicação => através de uma composição dos diversos modelos (comparar com o modelo do Value Center de Venkatraman)

31 Gestão de Recursos de InformaçãoAula 2Prof. Paulo Cardoso do Amaral- 30 - Conclusão l Vários autores publicaram sobre o relacionamento entre profissionais de informação e utilizadores –Develop Long-Term Conpetitiveness through IT Assets, Ross, Beth e Goodhue, SMR 96 –Management by Maxim, Broadbent e Weil, SMR 97 –A Credibility Equation for IT Specialists, Bashein e Markus, SMR 97 –How Executives Can Shape Their Companys IS, Davenport, Hammer e Metsisto, HBR 89


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