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Psicologia IdéiasCiênciaProfissão c. séc. IV a.C. séc. XVIIséc. XIX séc. XX séc. XXI Antiguidade clássica Idade Moderna Revolução científica Contemporaneidade.

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2 Psicologia IdéiasCiênciaProfissão c. séc. IV a.C. séc. XVIIséc. XIX séc. XX séc. XXI Antiguidade clássica Idade Moderna Revolução científica Contemporaneidade Sociedade Industrial Mente tripartida: Intelectiva Ativa Afetiva Conhecimento: Razão x Sentidos Dualismo: Mente x corpo 1879 Métodos: Matemática Método experimental Influências: Medicina Fisiologia Psicologia Aplicada: Escolar Clínica Industrial Era das Escolas – Teorias e Sistemas Funcionalismo Psicanálise Humanismos Lugar: laboratório

3 Períodos do séc. XX Grandes sistemas Grandes sistemas Estruturalismos – Wundt, Titchener Estruturalismos – Wundt, Titchener Funcionalismos –James, Thorndike, Dewey Funcionalismos –James, Thorndike, Dewey Behaviorismos –Pavlov, Watson Behaviorismos –Pavlov, Watson Gestalt – Wertheimer, Kofka, Köhler Gestalt – Wertheimer, Kofka, Köhler Psicanálise –Freud, seguidores e dissidentes Psicanálise –Freud, seguidores e dissidentes Método e operacionalismo lógico Método e operacionalismo lógico 1955-presente 1955-presente Redescoberta da consciência e retorno ao cognitivismo Redescoberta da consciência e retorno ao cognitivismo

4 Psicologia no Brasil: Períodos: Colonial ( ) Colonial ( ) Pré-universitário ( ) Pré-universitário ( ) Universitário ( ) Universitário ( ) Profissional (1962-Presente) Profissional (1962-Presente)

5 Período Colonial Os Jesuítas, direcionados para a educação, Os Jesuítas, direcionados para a educação, Padre Antônio Vieira ( ) Padre Antônio Vieira ( ) José de Anchieta ( ) José de Anchieta ( ) Idéias Psicológicas sobre a educação e o desenvolvimento da criança Idéias Psicológicas sobre a educação e o desenvolvimento da criança Articulação com a maneira indígena de tratar as crianças Articulação com a maneira indígena de tratar as crianças Idéias sobre as paixões da alma Idéias sobre as paixões da alma

6 Exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola Introdução - Sentido da Vida atitudes básicas do comportamento e análise pessoal 1.ª etapa (ou 1.ª semana) consciência da existência do mal e suas conseqüências 2.ª etapa (ou 2.ª semana) a convocação para o Reino feita por Jesus a Encarnação de Cristo e sua vida oculta as duas bandeiras - o convite de Cristo as três atitudes de respostas humanas a vida missionária de Cristo 3.ª etapa (ou 3.ª semana) Paixão e morte de Jesus 4.ª etapa (ou 4.ª semana) Cristo Ressuscitado a contemplação para o Amor Paralelamente: orientações e comentários sobre procedimentos e técnicas, como discernimento, processo das emoções e sentimentos, como fazer uma opção/eleição, exercícios de humildade, ascese... Por exercícios espirituais se entende qualquer modo de examinar a consciência, de meditar, de contemplar, de orar vocal e mentalmente, e outras atividades espirituais.

7 Educação até séc. XIX Teólogos, professores e médicos: autores de obras filosóficas, tendem a considerar a Psicologia como parte da metafísica Teólogos, professores e médicos: autores de obras filosóficas, tendem a considerar a Psicologia como parte da metafísica Preocupação com desenvolvimento das faculdades psíquicas das crianças: inteligência, sensações, vontade. Preocupação com desenvolvimento das faculdades psíquicas das crianças: inteligência, sensações, vontade. Métodos de ensino: aprendizagem e utilização de recompensas e castigos Métodos de ensino: aprendizagem e utilização de recompensas e castigos

8 Medicina até séc. XIX 1832: Faculdades de Medicina no RJ e na BA 1832: Faculdades de Medicina no RJ e na BA Teses (1836): trabalhos sobre fenômenos psicológicos: paixões ou emoções, diagnóstico e tratamento de alucinações, epilepsia, ninfomania, hipocondria, psicofisiologia, educação física e moral, higiene escolar, sexualidade e temas psicossociais Teses (1836): trabalhos sobre fenômenos psicológicos: paixões ou emoções, diagnóstico e tratamento de alucinações, epilepsia, ninfomania, hipocondria, psicofisiologia, educação física e moral, higiene escolar, sexualidade e temas psicossociais 1881: cátedra Clínica das moléstias mentais 1881: cátedra Clínica das moléstias mentais Controle de epidemias e da conduta humana Controle de epidemias e da conduta humana

9 Período Pré-Universitário - Medicina Laboratórios de Psicologia nos Manicômios Laboratórios de Psicologia nos Manicômios RJ, 1907: Juliano Moreira, Hospital Nacional de Alienados (antigo Hospício Pedro II) RJ, 1907: Juliano Moreira, Hospital Nacional de Alienados (antigo Hospício Pedro II) RJ, 1924: Waclaw Radecki, Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro RJ, 1924: Waclaw Radecki, Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro Deu origem ao Instituto de Psicologia da Universidade do Brasil Deu origem ao Instituto de Psicologia da Universidade do Brasil Promoção de tratamentos mais humanos para os alienados Promoção de tratamentos mais humanos para os alienados Franco da Rocha – Rio de Janeiro Franco da Rocha – Rio de Janeiro

10 Hospício de Juquery – SP (1898) Hospício de Juquery – SP (1898) Franco Rocha – práticas científicas e asilamento racional Franco Rocha – práticas científicas e asilamento racional Pavilhão para crianças anormais, laboratório histoquímico e manicômio judiciário Pavilhão para crianças anormais, laboratório histoquímico e manicômio judiciário Alternância de banhos frios e quentes, malarioterapia, traumaterapia, laborterapia e terapias medicamentosas. Alternância de banhos frios e quentes, malarioterapia, traumaterapia, laborterapia e terapias medicamentosas. Poucas contribuições à Psicologia Poucas contribuições à Psicologia

11 Hospital Nacional dos Alienados ( Antigo Pedro II) Hospital Nacional dos Alienados ( Antigo Pedro II) 1902: tratamento eminentemente médico 1902: tratamento eminentemente médico 1907: Laboratório de Psicologia Experimental da Clínica Psiquiátrica do Hospital Nacional dos Alienados (2º lab) 1907: Laboratório de Psicologia Experimental da Clínica Psiquiátrica do Hospital Nacional dos Alienados (2º lab) Setor dos criminosos loucos – futuro Manicômio Judiciário (1921) Setor dos criminosos loucos – futuro Manicômio Judiciário (1921) Ecletismo como posição hegemônica Ecletismo como posição hegemônica Vínculo explícito com a Psicologia – produção de conhecimentos Vínculo explícito com a Psicologia – produção de conhecimentos Maurício de Medeiros e Plínio Olinto Maurício de Medeiros e Plínio Olinto

12 Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro Déc 1910, RJ Déc 1910, RJ 1923: Laboratório de Psicologia – Waclaw Radecki ( ) 1923: Laboratório de Psicologia – Waclaw Radecki ( ) Intensa produção Intensa produção 1ª referência da perspectiva psicoterápica – ação que limitava-se à Psiquiatria – mais tarde, um dos mais importantes campos de atuação do psicólogo 1ª referência da perspectiva psicoterápica – ação que limitava-se à Psiquiatria – mais tarde, um dos mais importantes campos de atuação do psicólogo 1932: Lab transformado em Instituto de Psicologia pelo Ministério de Educação e Saúde Pública, incorporado à Universidade do Brasil, para contribuir com as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras; Educação; Política, e Economia 1932: Lab transformado em Instituto de Psicologia pelo Ministério de Educação e Saúde Pública, incorporado à Universidade do Brasil, para contribuir com as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras; Educação; Política, e Economia Continha Escola de Enfermagem com disciplina de Psicologia Continha Escola de Enfermagem com disciplina de Psicologia

13 Teses nas Faculdades de Medicina de Salvador e RJ (desde 1832) Teses nas Faculdades de Medicina de Salvador e RJ (desde 1832) c. 1880: Wundt, Janet, Ribot, James etc. c. 1880: Wundt, Janet, Ribot, James etc. séc. XX: Psicanálise séc. XX: Psicanálise Henrique Roxo (1900) Henrique Roxo (1900) Duração dos atos psíquicos elementares: considerado o primeiro trabalho de psicologia experimental no Brasil Duração dos atos psíquicos elementares: considerado o primeiro trabalho de psicologia experimental no Brasil

14 Período Pré-Universitário - Educação Laboratórios de Psicologia nas Escolas Normais Laboratórios de Psicologia nas Escolas Normais Escola Nova: Educação deve ser científica, e basear-se no saber das ciências correlatas, especialmente da psicologia Escola Nova: Educação deve ser científica, e basear-se no saber das ciências correlatas, especialmente da psicologia Focos: Focos: Processo de aprendizagem e métodos eficazes de ensino Processo de aprendizagem e métodos eficazes de ensino Fatores individuais que provocam problemas de aprendizagem (alunos e professoras) Fatores individuais que provocam problemas de aprendizagem (alunos e professoras)

15 Período Pré-Universitário - Educação Teorias da aprendizagem Teorias da aprendizagem Thorndike, Pavlov Thorndike, Pavlov Conduta infantil e psicanálise Conduta infantil e psicanálise Adler Adler SP, 1906: planejado por Alfred Binet, instalado por Medeiros e Albuquerque (William James, hipnose e fisiologia do sistema nervoso) e Manuel Bomfim, no Pedagogium (Museu pedagógico) SP, 1906: planejado por Alfred Binet, instalado por Medeiros e Albuquerque (William James, hipnose e fisiologia do sistema nervoso) e Manuel Bomfim, no Pedagogium (Museu pedagógico) SP, 1914: Laboratório de Pedagogia Experimental; Escola Normal de SP, dirigido por Ugo Pizzoli SP, 1914: Laboratório de Pedagogia Experimental; Escola Normal de SP, dirigido por Ugo Pizzoli Deu origem ao curso de Filosofia da USP Deu origem ao curso de Filosofia da USP BH, c.1930: Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico; Helena Antipoff (Claparède, Simon, Piaget) BH, c.1930: Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico; Helena Antipoff (Claparède, Simon, Piaget)

16 Período Pré-universitário Contexto Contexto Império => República Império => República Influência francesa e Positivismo Influência francesa e Positivismo Teses nas Faculdades de Medicina de Salvador e RJ (desde 1832) Teses nas Faculdades de Medicina de Salvador e RJ (desde 1832) c. 1880: Wundt, Janet, Ribot, James etc. c. 1880: Wundt, Janet, Ribot, James etc. séc. XX: Psicanálise séc. XX: Psicanálise Henrique Roxo (1900) Henrique Roxo (1900) Duração dos atos psíquicos elementares: considerado o primeiro trabalho de psicologia experimental no Brasil Duração dos atos psíquicos elementares: considerado o primeiro trabalho de psicologia experimental no Brasil

17 Laboratórios no Brasil Hospícios Hospícios RJ, 1907: Juliano Moreira, Hospital Nacional de Alienados (antigo Hospício Pedro II) RJ, 1907: Juliano Moreira, Hospital Nacional de Alienados (antigo Hospício Pedro II) RJ, 1924: Waclaw Radecki, Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro RJ, 1924: Waclaw Radecki, Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro Deu origem ao Instituto de Psicologia da Universidade do Brasil Deu origem ao Instituto de Psicologia da Universidade do Brasil

18 Laboratórios Escolas Normais Escolas Normais SP, 1906: planejado por Alfred Binet, instalado por Medeiros e Albuquerque (William James, hipnose e fisiologia do sistema nervoso) e Manuel Bomfim, no Pedagogium (Museu pedagógico) SP, 1906: planejado por Alfred Binet, instalado por Medeiros e Albuquerque (William James, hipnose e fisiologia do sistema nervoso) e Manuel Bomfim, no Pedagogium (Museu pedagógico) SP, 1914: Laboratório de Pedagogia Experimental; Escola Normal de SP, dirigido por Ugo Pizzoli SP, 1914: Laboratório de Pedagogia Experimental; Escola Normal de SP, dirigido por Ugo Pizzoli Deu origem ao curso de Filosofia da USP Deu origem ao curso de Filosofia da USP BH, c.1930: Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico; Helena Antipoff (Claparède, Simon, Piaget) BH, c.1930: Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico; Helena Antipoff (Claparède, Simon, Piaget)

19 Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico de Belo Horizonte Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico de Belo Horizonte Reforma do Ensino de MG – Francisco Campos Reforma do Ensino de MG – Francisco Campos Psicologia assume papel de destaque – Escola de Aperfeiçoamento deveria difundir a Pedagogia a ser implementada no estado Psicologia assume papel de destaque – Escola de Aperfeiçoamento deveria difundir a Pedagogia a ser implementada no estado Promoveu vários cursos: Simon (col. Binet), Helena Antipoff (assist. Claparède), que permaneceu no Brasil. Promoveu vários cursos: Simon (col. Binet), Helena Antipoff (assist. Claparède), que permaneceu no Brasil.

20 Laboratório de Psicologia Laboratório de Psicologia Helena Antipoff (responsável) Helena Antipoff (responsável) Pesquisas sobre: inteligência, relações entre escola e meio social, entre inteligência e vocabulário, seleção e orientação profissional, homogeneização de classes escolares, motricidade e fadiga, revisão e adaptação de testes de para medida psicológica e verificação do rendimento escolar. Pesquisas sobre: inteligência, relações entre escola e meio social, entre inteligência e vocabulário, seleção e orientação profissional, homogeneização de classes escolares, motricidade e fadiga, revisão e adaptação de testes de para medida psicológica e verificação do rendimento escolar. Pesquisas de campo, dados coletas em sala de aula Pesquisas de campo, dados coletas em sala de aula

21 Trouxe perspectiva genético-funcional e construtivista (Claparède e Psicologia soviética) Trouxe perspectiva genético-funcional e construtivista (Claparède e Psicologia soviética) Classe especial para deficientes mentais Classe especial para deficientes mentais Germe de várias escolas Germe de várias escolas Indivíduo excepcional Indivíduo excepcional Inteligência civilizada – ação pedagógica seria determinante Inteligência civilizada – ação pedagógica seria determinante

22 Waclaw Radecki ( ) Discriminacionismo afetivo Discriminacionismo afetivo A psicologia é uma ciência biológica e natural A psicologia é uma ciência biológica e natural A psicologia deve se ocupar não das chamadas faculdades, mas dos fenômenos psíquicos, que são elementos constitutivos da alma A psicologia deve se ocupar não das chamadas faculdades, mas dos fenômenos psíquicos, que são elementos constitutivos da alma Um fenômeno psíquico não é físico nem químico, mas uma síntese subjetiva de conjuntos de fenômenos físicos e químicos Um fenômeno psíquico não é físico nem químico, mas uma síntese subjetiva de conjuntos de fenômenos físicos e químicos Método: Método: observação extrospectiva (mediata) + observação introspectiva (para interpretar a primeira) observação extrospectiva (mediata) + observação introspectiva (para interpretar a primeira) Cita Wundt, James, Ribot, Claparède Cita Wundt, James, Ribot, Claparède

23 Medicina Social Liga Brasileira de Higiene Mental (1923) Liga Brasileira de Higiene Mental (1923) Gustavo Riedel – diretor da Colônia de Psicopatas Gustavo Riedel – diretor da Colônia de Psicopatas Eugenia Eugenia Profilaxia e educação Profilaxia e educação Psicologia vista como disciplina afim à Psiquiatria Psicologia vista como disciplina afim à Psiquiatria Gabinetes de Psicologia nos Hospitais Psiquiátricos Gabinetes de Psicologia nos Hospitais Psiquiátricos Jornadas Brasileiras de Psicologia Jornadas Brasileiras de Psicologia

24 Escola Nova Aplicação do conhecimento psicológico para resolver os problemas pedagógicos Aplicação do conhecimento psicológico para resolver os problemas pedagógicos Conhecer o aluno e o professor Conhecer o aluno e o professor Teorias da aprendizagem Teorias da aprendizagem Thorndike, Pavlov Thorndike, Pavlov Conduta infantil e psicanálise Conduta infantil e psicanálise Adler, etc. Adler, etc.

25 Profissionalização Psicologia Aplicada - Testes psicológicos Psicologia Aplicada - Testes psicológicos Crianças na escola Crianças na escola Seleção de pessoal Seleção de pessoal Psicodiagnóstico Psicodiagnóstico

26 Fred Simmons Keller ( ) Behaviorista – Análise Experimental do Comportamento Behaviorista – Análise Experimental do Comportamento Trabalhou com B. F. Skinner Trabalhou com B. F. Skinner Contratado pela UnB para estabelecer o curso de Psicologia (c. 1960) Contratado pela UnB para estabelecer o curso de Psicologia (c. 1960) USP-1961; UnB-1964 USP-1961; UnB-1964 Métodos de ensino e formação de pesquisadores Métodos de ensino e formação de pesquisadores PSI – Personalized System of Instruction PSI – Personalized System of Instruction

27 Período Universitário - Filosofia 1938 – criação da USP (primeira universidade do Brasil) 1938 – criação da USP (primeira universidade do Brasil) Cadeiras dos cursos de Filosofia: Cadeiras dos cursos de Filosofia: Psicologia Geral Psicologia Geral Psicologia Educacional Psicologia Educacional Cursos de especialização com duração de 2 anos Cursos de especialização com duração de 2 anos Introdução da Psicanálise na universidade Introdução da Psicanálise na universidade Psicologia aplicada Psicologia aplicada Empresas – seleção de pessoal Empresas – seleção de pessoal

28 Período Profissional Influências anteriores: Influências anteriores: Medicina – hospitais psiquiátricos Medicina – hospitais psiquiátricos Educação – escolas normais Educação – escolas normais Filosofia – cadeiras de psicologia na universidade Filosofia – cadeiras de psicologia na universidade Lei 4.119, de 1962, cria a profissão de psicólogo Lei 4.119, de 1962, cria a profissão de psicólogo Formação nos departamentos de Filosofia das universidades Formação nos departamentos de Filosofia das universidades Currículo mínimo para formar o psicólogo Currículo mínimo para formar o psicólogo Curso de 5 anos Curso de 5 anos Conselho Federal de Psicologia Conselho Federal de Psicologia Criado em 1971 Criado em 1971 Primeiro presidente: Arthur de Mattos Saldanha (UFRGS) Primeiro presidente: Arthur de Mattos Saldanha (UFRGS)

29 Psicologia no RS Faculdade de Medicina de POA Faculdade de Medicina de POA Teses em psicologia Teses em psicologia Instituto de Educação Gal. Flores da Cunha Instituto de Educação Gal. Flores da Cunha Psicologia educacional desde 1923 Psicologia educacional desde 1923 UFRGS UFRGS Cadeiras de psicologia desde 1943 (Oscar Machado, Décio de Souza) Cadeiras de psicologia desde 1943 (Oscar Machado, Décio de Souza) Centro de Orientação e Seleção de Pessoal (COESP) desde 1954 Centro de Orientação e Seleção de Pessoal (COESP) desde 1954 PUCRS PUCRS Curso de especialização em Psicologia desde 1953 Curso de especialização em Psicologia desde º Curso de Graduação do estado lançado em º Curso de Graduação do estado lançado em 1962

30 Psicologia no RS Influência da Psicanálise Influência da Psicanálise Proximidade com a Argentina – psicólogos gaúchos foram fazer formação em Buenos Aires Proximidade com a Argentina – psicólogos gaúchos foram fazer formação em Buenos Aires Faculdade de Filosofia da UFRGS Faculdade de Filosofia da UFRGS Faculdade de Medicina da UFRGS Faculdade de Medicina da UFRGS Faculdade de Psicologia da PUCRS Faculdade de Psicologia da PUCRS Clínicas psiquiátricas Clínicas psiquiátricas

31 Psicologia no Brasil hoje Influências das áreas originais: Influências das áreas originais: Medicina Medicina Educação Educação Filosofia Filosofia Influências teóricas Influências teóricas Psicanálise (séc. XX inteiro, especialmente RJ e RS) Psicanálise (séc. XX inteiro, especialmente RJ e RS) Behaviorismo (anos 1960 – USP, UnB) Behaviorismo (anos 1960 – USP, UnB) Marxismo (anos 1980 em diante – Psicologia Social e Comunitária) Marxismo (anos 1980 em diante – Psicologia Social e Comunitária) Proliferação de cursos de graduação Proliferação de cursos de graduação Relação entre ciência e profissão ainda não resolvida Relação entre ciência e profissão ainda não resolvida Diretrizes curriculares: generalistas ou especialistas? Diretrizes curriculares: generalistas ou especialistas?


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