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Neuropsicologia x Neurociência Relação entre déficits cognitivos e lesões neurológicas Pergunta: como os processos cognitivos são mediados pela atividade.

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1 Neuropsicologia x Neurociência Relação entre déficits cognitivos e lesões neurológicas Pergunta: como os processos cognitivos são mediados pela atividade neural em determinada área do cérebro. Instrumentos: Técnicas de neuroimagem, tarefas cognitivas Relação entre processos cognitivos e correlatos neurais Pergunta: como avaliar desempenho em tarefas cognitivas de forma a identificar déficits que reflitam lesões neurológicas Instrumentos: entrevista, anamnese, baterias de testes individualizados

2 Caso clássico: Phineas Gage Em 1848 era capataz de construção de ferrovia nos EUA Socava dinamite em um buraco com um soquete (tipo de pilão) de ferro Por uma explosão acidental, o soquete se alojou no lado esquerdo da parte frontal do crânio Após breve desmaio, recobrou consciência normal, com sentidos e movimentos preservados

3 Phineas Gage (cont.) Alterações na conduta: indeciso, arrogante, obstinado, não era mais ele mesmo Lesão no córtex pré-frontal (CPF) esquerdo relacionada a reações que caracterizam mente e personalidade

4 Avanços sobre o CPF 1935 – E. Moniz Lobotomia frontal para tratar respostas emocionais persistentes de depressão, ansiedade, fobias, agressividade 1966 – A. Luria CPF é uma superestrutura responsável por uma função universal de regulação geral do comportamento: síntese dos estímulos, preparação para ação, verificação do curso adequado Lesionados prejudicados na inibição de respostas a estímulos irrelevantes

5 Funções executivas (FEs) Possibilitam comportamento dirigido a objetivos e organização temporal das ações Planejamento de ações seqüenciais para consecução de objetivos Padronização de comportamentos sociais e motores Comportamento emocional Habilidades de julgamento Subcomponentes: Atenção à informação relevante Inibição de processos e informações concorrentes ou irrelevantes Programação de processos para tarefas Planejamento de seqüências de subtarefas Monitoramento do desempenho

6 FE, desenvolvimento, psicopatologia Desenvolvimento: U invertido Aquisição rápida nos primeiros 20 anos de vida Declínio no envelhecimento: velocidade de processamento, controle inibitório Psicopatologia: TDAH Déficits em inibição de resposta, vigilância, memória de trabalho, planejamento Demências Envelhecimento < Declínio Cog. Leve < Demências Síndromes com prejuízos importantes em habilidades cognitivas, sociais e ocupacionais Progressivas e degenerativas (Ex: Alzheimer) ou reversíveis

7 Mini-mental – Mini-exame de Estado Mental

8 Wisconsin Card Sorting Test Tarefa é separar cartas conforme uma regra (cor, forma, número) Paciente tenta uma vez e é informado se colocou a carta correta ou incorretamente Lesão frontal: pacientes não assimilam mudanças de regras

9 Trail-Making Test Tarefa é ligar as seqüências: 1-A-2-B-3- C... Indicador: adequação de respostas Avalia: flexibilidade mental e capacidade inibitória

10 Tarefas go / no-go Mudança de regra Avalia mecanismos inibitórios de respostas automáticas Exemplo: Regra 1: se, pressionar [vermelho]; se, pressionar [amarelo] Regra 2: se, pressionar [amarelo]; se, pressionar [vermelho]

11 Teste de Stroop Indicador: Efeito de interferência Avalia processos inibitórios, memória de trabalho verbal e sistema atencional supervisor

12 Torre de Londres / Hanoi Indicadores: tempo de planejamento, No. de tentativas Avalia capac. planejamento, memória de trabalho, mecanismos inibitórios Lesionados CPFE: maior no. de movimentos Sujeitos normais, correlação com ativação do CPFE: +: tempo planejamento - : no. de movimentos


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