A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Secretaria Municipal de Educação Rede de Formação – Inglês Referenciais Curriculares na prática pedagógica Noroeste.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Secretaria Municipal de Educação Rede de Formação – Inglês Referenciais Curriculares na prática pedagógica Noroeste."— Transcrição da apresentação:

1 Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Secretaria Municipal de Educação Rede de Formação – Inglês Referenciais Curriculares na prática pedagógica Noroeste - Pampulha

2 Dos referenciais curriculares Às ações de ensino na sala de aula Transposição didática

3 Encontros com as consultoras 12 de agosto 16 / 30 de setembro 21 de outubro 04 / 25 de novembro Datas dos nossos encontros

4 Agenda do encontro Os referenciais curriculares da SMED-BH Transposição didática: learning cycle

5 Saber inglês emancipa e empodera o aluno do Ensino Fundamental: cidadão do século XXI. (Educação libertadora: FREIRE). Lugar para aprender inglês é na escola. (PNLD). … E fora dela também pelos recursos da web Inglês na sociedade atual: status de língua franca

6 Direito cidadão de todo aluno brasileiro Tornar-se fluente em pelo menos uma LE para ler, escrever, ouvir e falar com competência. Inglês na sociedade atual: status de língua franca

7 Letramento Digital Compromisso de uma educação emancipadora. Compromisso da escola pública com seus alunos nativos digitais Tecnologias digitais na sociedade atual: status de língua franca Nativos digitais vs. Imigrantes digitais Prensky, 2001 (

8 Papel do Professor Nível de desenvolvimento real Competência real Atuação independente Nível de desenvolvimento potencial Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) Scaffolding AÃO - InterAÇÃO - MediAÇÃO Suporte teórico-metodológico VYGOTSKY ( 1996) Teoria sócio–cultural (ou sócio-histórica)

9 Capacidades de Linguagem: (1)As de ação (2) As discursivas (3) As linguístico-discursivas BRONCKART (2003) Visão sociointeracionista PCN Dolz, Pasquier & Bronckart (1993) Capacidades de linguagem Suporte teórico-metodológico

10 SCHWNEWLY & DOLZ Noção de gêneros Gêneros como objetos de ensino Sequência Didática (SD) Learning cycle Linguagem & tecnologiais digitais Multiletramento Suporte teórico-metodológico

11 Transposição Didática Make groups of four or five. Create a crossword. Go to your book word list / glossary. Choose words and definitions for your crossword. Use the software to setwww.puzzlemaker.com up your crossword. Print it out. Exchange your work with another group of classmates. Theyll get involved with your crossword to answer it. Youll answer theirs. AÃO - InterAÇÃO - MediAÇÃO Scaffolding Aprendizagem significativa Letramento digital dos alunos

12 Gêneros – ações sociais pela linguagem. Reflexão Quais são as ações sociais pela linguagem que realizamos no nosso dia-a-dia? E os nossos alunos do EF? Qual o papel da escola relativo ao uso de gêneros* em sua prática pedagógica? SCHWNEWLY & DOLZ Noção de gêneros

13 Reflexão Quais os gêneros mais comuns nos livros didáticos de … … língua portuguesa? … inglês? … geografia? … história? … matemática? … ciências? … educação física? … arte? GÊNEROS TEXTUAIS Leitura, produção textual e letramento digital (multiletramento): compromisso de todos nós. SIM? NÃO? POR QUÊ?

14 Gêneros: Objetos de ensino Elementos-chave das interações pela linguagem e do desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos por meio do inglês: textos de vários gêneros textuais. Criar condições para a construção dos conhecimentos dos alunos para as práticas de linguagem em situações do dia-a-dia.

15 CONNECT

16 Domínios discursivos Tipos de Textos Gêneros Textuais

17 Gêneros textuais Pôster, resenha de livro, sinopse de filme, anúncio publicitário, conto, poema, schedule, carta, , receita, conversa telefônica, entrevistas, guias turísticos, manual de instrução, homepage, conversa informal, profile, etc. Tipos de Textos Domínios discursivos

18 Exemplos de domínios discursivos: Domínio ou discurso acadêmico, discurso jornalístico, discurso publicitário, discurso religioso, discurso jurídico, discurso literário, discurso epistolar etc. Tipos de Textos Gêneros Textuais

19 Tipos de Textos Narração (predomínio de sequências temporais) Descrição (predomínio de sequências de localização) Exposição (predomínio de sequências analíticas) Argumentação (predomínio de sequências contrastivas explícitas), Injunção (predomínio de sequências imperativas) (Marcuschi, 2002,p.29). Interativa ou dialogal

20 Gêneros: Objetos de ensino Elementos-chave das interações pela linguagem e do desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos por meio da LE: textos de vários gêneros textuais. Criar condições para a construção dos conhecimentos dos alunos para as práticas de linguagem em situações do dia-a-dia.

21

22 Gêneros: Objetos de ensino Elementos-chave das interações pela linguagem e do desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos por meio da LE: textos de vários gêneros textuais. Criar condições para a construção dos conhecimentos dos alunos para as práticas de linguagem em situações do dia-a-dia.

23 Capacidades de Linguagem: (1)As de ação (2) As discursivas (3) As linguístico-discursivas BRONCKART (2003) Visão sociointeracionista PCN Dolz, Pasquier & Bronckart (1993) Capacidades de linguagem Suporte teórico-metodológico

24 1. as capacidades de ação - condições de produção do texto = contextualizando 2. as capacidades discursivas - organização interna do texto, incluindo o layout da página, os elementos não-verbais, imagens e os vários códigos semióticos. = caracterizando 3. as capacidades linguístico-discursivas - elementos léxicos e sistêmicos que formam a teia (tessitura) do texto ou que contribuem para a organização do texto de cada gênero específico = compreendendo Ações de ensino: desenvolvimento das TRÊS capacidades da linguagem

25 Gênero textual: Capacidade de Ação Quem escreve? Para quem? Com qual propósito? Como? Onde? Capacidade Discursiva Qual o formato? Como o texto é organizado? Capacidade Lingüístico- Discursiva Quais as estruturas gramaticais típicas recorrentes? Qual o vocabulário específico recorrente?

26 Capacidades de ação, Situação de produção – Autor – Destinatário – Objetivo – Conteúdo – Espaço social de produção – Momento histórico da produção – Meio de veiculação. Quem escreveu, para quem, com qual propósito, como, onde? TRÊS Capacidades de Linguagem

27 A capacidade de ação (contexto de produção) pode ser considerada uma das características mais importantes dos gêneros, pois, orienta o aluno para a leitura adequada e crítica do texto. TRÊS Capacidades de Linguagem Quem escreve? Sobre o quê? Para quem? Para quê? De que forma? Quando? Onde?

28 Capacidade de ação Condições de produção de textos de vários gêneros.

29 As capacidades discursivas, isto é, o reconhecimento do plano textual geral de cada gênero, os tipos de discurso e de sequência mobilizados A organização interna mostra a presença dos componentes comuns aos textos do mesmo gênero. TRÊS Capacidades de Linguagem Interpretação: Escolha de palavras. Sequência da argumentação. Uso de imagens e de citações. Elos coesivos. Modalizadores etc.

30 Capacidade discursiva Plano global do texto, layout, características internas, sequências utilizadas, recursos imagéticos, de som, etc.

31 As capacidades linguístico-discursivas, isto é, o reconhecimento e a utilização do valor das unidades linguístico-discursivas inerentesa cada gênero para a construção do significado global do texto TRÊS Capacidades de Linguagem Pronomes: elos coesivos. Conjunções: elos argumentativos. Modais: modalização. Tempos verbais: sequência temática etc.

32 Capacidade linguístico-discursiva Organização interna das sequências utilizadas, elos coesivos, tempo verbal predominante etc. Qual a sequência linguística mais utilizada? narrativa descritiva, injuntiva (instrução) expositiva, argumentativa interativa ou dialogal

33 Criticidade Quem produz os Simpsons? Para quem? Que valores / críticas o seriado revela? Por que ele pode ser veiculado em várias partes do mundo? Por que ele agrada a adultos, adolescentes e crianças? Qual o seriado brasileiro que mais se assemelha aos Simpsons?

34 O ensino de inglês sob a perspectiva do desenvolvimento do letramento crítico dos alunos propõe atividades variadas que visam problematização para ensinar e aprender inglês. Deve também enfatizar o desenvolvimento de atitudes relacionadas à responsabilidade social. Nesta perspectiva, o foco também recai na potencialização da competência de nativos digitais dos alunos do EF. Letramento crítico de nativos digitais

35 EIXO Articulador 1: compreensão e produção de gêneros orais EIXO Articulador 2: compreensão e produção de gêneros escritos Ações de Ensino e Aprendizagem em LE: Desenvolvimento das três capacidades de linguagem. Elementos-chave: textos de gêneros textuais diferentes

36 Desenvolvimento das três capacidades Capacidade de ação Capacidade discursiva Capacidade linguístico-discursiva Reflexão: aspectos discursivos e lingüístico- discursivos do discurso escrito Eixos articuladores organizados em torno de um tema First Stage: Reading Comprehension Gênero do cotidiano do aluno Third Stage Listening Comprehension Gênero do cotidiano do aluno relacionado ao tema do módulo de ensino. Second Stage: Writing Mesmo Gênero que foi lido no 1º estágio Desenvolvimento das três capacidades Reflexão: aspectos discursivos e linguístico-discursivos do discurso escrito Sistematização de aspectos linguístico-discursivos Escrita como processo de colaboração Colaboração entre pares Scaffolding do professor Revisões, re-escritas Versão final e publicação Desenvolvimento das três capacidades Reflexão: aspectos discursivos e linguístico- discursivos do discurso oral Desenvolvimento das três capacidades Uso de role plays Fourth Stage: Speaking Gênero do cotidiano do aluno relacionado ao tema do módulo de ensino. Fundamentação: DIAS, 2007

37 Debate: Como desenvolver as TRÊS capacidades de linguagem?

38 Look at the illustration on the right. These are the Recycle guys. Listen to them.

39 Create a set of slides to tell your classmates, teachers, parents, school community, neighbors to stop littering. Write a first draft. Review it. Exchange it with a peer. Re-write. Edit. Create a nice layout. Illustrate your slides. WRITING Look around you. Are your classroom and school clean or dirty? Are the streets in your city clean or dirty? E o desenvolvimento das capacidades de linguagem do aluno? E o desenvolvimento do letramento crítco e digital do aluno?

40 Present your set of slides to your classmates. Prepare for the presentation. Give your talk. Keep eye contact with the audience. Answer their questions. At the end of all presentations, you can sing a song about the Three R s of the environment. SPEAKING E o desenvolvimento das capacidades de linguagem do aluno? E o desenvolvimento do letramento crítco e digital do aluno?

41 Going beyond Projects A green day at school About global warming (Science - Geography - Portuguese). The WEB Quizzes, Testimonials, Further reading and listening tasks Creation of a webpage.

42 Para o próximo encontro Faça uma lista de todos os gêneros utilizados no Links e no Keep in Mind. Ao lado de cada gênero, escreva o nome da sequência linguística mais utilizada para compor o texto. Com base em uma das unidades do Links ou do Keep in Mind que você já trabalhou, relacione o que fez aos referenciais curriculares vigentes na RME-BH. Prepare-se para fazer um breve relato deste interrelaciomento no próximo encontro. Entre este encontro e o próximo, sugira este site aos seus alunos: Peça a eles que troquem cartões entre eles.

43 Obrigada pela atenção.


Carregar ppt "Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Secretaria Municipal de Educação Rede de Formação – Inglês Referenciais Curriculares na prática pedagógica Noroeste."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google