A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LD de LE e o letramento digital do aluno: sintonia ou ruptura? Reinildes Dias, Ph.D. FALE-UFMG.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LD de LE e o letramento digital do aluno: sintonia ou ruptura? Reinildes Dias, Ph.D. FALE-UFMG."— Transcrição da apresentação:

1 LD de LE e o letramento digital do aluno: sintonia ou ruptura? Reinildes Dias, Ph.D. FALE-UFMG

2 Aqueles que nasceram na era cibernética dos computadores, câmeras digitais, iPhones, brinquedos eletrônicos, robots, TV digital etc. Lidam facilmente com a tecnologia digital e são exímios utilitários de todos os gadgets da era atual. Mark Prensky (2001). Nativos digitais

3 Cultura de novos gadgets: novas formas de interação e colaboração

4 Enquanto que os imigrantes digitais ….

5 Imigrantes digitais Aqueles que aprenderam a utilizar as tecnologias atuais por força do trabalho, da necessidade de comunicação e interação, para aprender mais. Como qualquer imigrante, retêm um sotaque que pode ser mais ou menos perceptível, dependendo da fluência adquirida em lidar com as tecnologias digitais.

6

7 E o livro didático de inglês?

8 Faz um certo esforço para lidar com os recursos digitais no processo de aprendizagem, mas, de modo geral, ainda retém um sotaque de imigrante digital que pode ser bem perceptível. No meu entender de pesquisadora da área de linguagem, ensino e tecnologia.

9 Compromisso do livro didático com os alunos da era cibernética: nativos digitais, falantes fluentes do meio virtual. Compromisso de uma educação emancipadora. Letramento Digital Formar aprendizes digitais

10 Lugar de aprender inglês é na escola. (PNLD, 2011). … E fora dela também pelos recursos da web. Saber inglês empodera o aluno da escola pública

11 Less downloads, more uploads! Para envolver os alunos da escola pública (nativos-digitais) no processo de aprender inglês

12 Protagonismo do aluno Dar voz ao aluno. Deixá-lo expressar em inglês tanto na modalidade escrita (wikis, blogs), quanto na oral (podcasts, YouTube videos)

13 … sugestões de sites para serem visitados … textos de diferentes gêneros retirados da Internet (com as fontes citadas: www…) … textos sobre a Internet e a tecnologia digital Brazilians & Technology. How Todays teens communicate. Downloads Minha análise revela que há … Native Bridge UndecidedImmigrant Refugee Learn more at ….Further info at ….

14 … textos de gêneros digitais fabricados Downloads … cartuns sobre a era cibernética Native Bridge UndecidedImmigrant Refugee Minha análise revela que há …

15 Downloads Minha análise revela que há … Native BridgeUndecidedImmigrantRefugee … textos de gêneros pouco diversificados retirados da Internet (com as fontes citadas) … em quadros que imitam páginas da internet. COL05

16 Native BridgeUndecidedImmigrantRefugee Downloads Uploads COL04 Textos de gêneros digitais com autenticidade / produzidos com as reais características do gênero. Pedido de uma pesquisa guiada (upload) Criação de um vídeo para a veiculação de um anúncio on-line (upload) Pedido da produção de um blog (não fornece o espaço virtual para o upload)

17 Native Bridge UndecidedImmigrantRefugee COL03 Assume compromisso com os alunos da era cibernética: nativos digitais para incentivá-los a serem aprendizes digitais. Incentiva o aprender a aprender por meio dos recursos da web. Usa o próprio layout de muitas da unidades para mostrar que os alunos estão em um espaço que reconhecem como seus. Uploads

18 Native Bridge UndecidedImmigrantRefugee Uploads COL03 Incentiva a produção e publicação de seus textos escritos de gêneros diversificados em espaços como o blogger.com, por exemplo. Incentiva a produção e publicação de seus textos orais de gêneros diversificados em espaços como o mypodcast.com, por exemplo. Considera o aluno como o agente da própria aprendizagem

19 Native Bridge UndecidedImmigrantRefugee COL03 Incentiva o download de podcasts da web em seus equipamentos portáteis como, por exemplo, Ipods, tablets, Iphones, celulares ou dispositivos de mp3 para que possam ouvi-los nos horários de maior conveniência. Recepção (ouvir) Produção (falar/ gravar)

20 Native Bridge UndecidedImmigrantRefugee COL03 Incentiva a produção textual de tirinhas, legendas (captions), slogans, quizzes no meio virtual, aproveitando os recursos disponíveis on-line Incentiva o aluno a desenvolver/ reter/ revisar vocabulário por meio do puzzle-maker.com, por exemplo. Uploads

21 Native Bridge UndecidedImmigrantRefugee COL03 Incentiva a aprendizagem colaborativa por meio de WebQuests.

22 Native Bridge UndecidedImmigrantRefugee COL03 Leva em consideração a familiariedade dos alunos com os textos multimodais do espaço virtual para desenvolver o seu multiletramento. (competência para apreender / produzir sentido por meio de códigos semióticos diferentes).

23 A lógica da imagem e a lógica da tela sobrepõem a lógica da escrita. O mundo narrado ou contado é bem diferente do mundo mostrado. (KRESS, 2003). … o que é escrito (ou falado) configura-se apenas como uma das partes da mensagem, nem sempre a mais dominante (Kress, 2003) KRESS, G. Literacy in the new media age. London, New York: Routledge, 2003

24 Native Bridge UndecidedImmigrantRefugee COL03 Incentivo ao aluno para fazer testes /quizzes on-line para aprender inglês no espaço que lhes é familiar. Conhecimento anterior Familiaridade com o espaço virtual Estratégias de leitura Dicionários on-line

25

26 Natives Native-like BridgesUndecided Immigrants Refugees COL-01 COL-02 COL-03* COL-04 COL-05 COL-06 * Única coleção que tem um site próprio para interações e projetos colaborativos alunos-alunos de diversas partes do Brasil (assim como para professores-professores; professores-alunos; professores-autores do LD) LD de LE e o letramento digital do aluno: sintonia ou ruptura? COL-07

27 Obrigada pela atenção


Carregar ppt "LD de LE e o letramento digital do aluno: sintonia ou ruptura? Reinildes Dias, Ph.D. FALE-UFMG."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google