A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARIÓTIPO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARIÓTIPO."— Transcrição da apresentação:

1 CARIÓTIPO

2

3

4 Conceito Conjunto de cromossomos contidos nas células de um organismo. Organizados em ordem decrescente de tamanho Sp. Humana = 46 cromossomos Células diplóides(2n)

5 Característica Morfologicamente, esses cromossomos são identificados, diferenciados e classificados quanto ao tamanho e localização do centrômero (região do cromossomo intermediária aos braços simétricos ou assimétricos, curtos ou longos).

6 Classificação dos cromossomos
Metacêntrico → Centrômero posicionado no centro do cromossomo; Submetacêntrico → Centrômero deslocado para uma das extremidades do cromossomo; Acrocêntrico → Cromossomo portador de uma esfera terminal (satélite), localizada na extremidade do braço curto; Telocêntrico → Cromossomo formado por apenas um braço, com centrômero estritamente terminal.

7

8 Característica Para determinação e visualização do cariótipo, sendo possível quantificar o número típico de cromossomos de uma espécie, é necessária a interrupção do processo de divisão celular no momento da metáfase, fase na qual os cromossomos atingem o máximo de condensação.

9

10

11

12 Cariótipos Cariótipo de um homem → 22AA + XY ou 46,XY
Cariótipo de uma mulher → 22AA + XX ou 46,XX

13 Como é realizado o exame:
Amostras de sangue, medula óssea, líquido amniótico ou tecido placentário. Os cromossomos contêm milhares de genes armazenados no DNA. A amostra é colocada para crescer em uma cultura de tecido, em laboratório; a seguir, as células são colhidas e recebem um corante para poderem ser analisadas no microscópio. As células são fotografadas para se obter o cariótipo, As anormalidades podem ser identificadas conforme a organização dos cromossomos.

14

15

16

17


Carregar ppt "CARIÓTIPO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google