A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Método Pilates Prof. Kemil Rocha Sousa. História do Método Joseph Humbertus Pilates nasceu em Dusseldorf (Monchengladbach?) na Alemanha em 1880 e se interessou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Método Pilates Prof. Kemil Rocha Sousa. História do Método Joseph Humbertus Pilates nasceu em Dusseldorf (Monchengladbach?) na Alemanha em 1880 e se interessou."— Transcrição da apresentação:

1 Método Pilates Prof. Kemil Rocha Sousa

2 História do Método Joseph Humbertus Pilates nasceu em Dusseldorf (Monchengladbach?) na Alemanha em 1880 e se interessou pelo estudo do corpo humano desde muito jovem, pois era uma criança de saúde precária. Em seus estudos buscava diversas maneiras de superar sua limitação física e melhorar sua qualidade de vida. Levou seus estudos tão a sério que aos 14 anos já posava para quadros e livros de anatomia. Mais tarde, tornou-se esquiador, mergulhador, artista de circo e boxeador profissional. Aos 32 anos, em 1912, vai para a Inglaterra onde se torna boxeador profissional e ensina autodefesa aos detetives da polícia britânica.

3 História do Método Devido a naturalidade alemã, durante a I Guerra foi mandado para um campo de prisioneiros em Lancaster (Ilha de Man). Mal acostumado ao sedentarismo, Joseph passou a ensinar artes marciais e condicionamento físico aos colegas de prisão. Nessa época, houve uma epidemia de Influenza – nome dado ao vírus causador da gripe – entre os encarcerados em todo o continente europeu, mas os detentos de Lancaster não tiveram os sintomas da doença. Ao fim da Guerra, Joseph começou a trabalhar como voluntário em um hospital que recebia os doentes e mutilados de guerra. Nesse momento que começou a utilizar molas e materiais hospitalares a fim de facilitar a locomoção dos pacientes dando a eles melhor qualidade de vida. Após dez anos trabalhando com os doentes volta à Alemanha para aperfeiçoar seus estudos e conhecimentos para aplicar aquilo que tinha desenvolvido na Inglaterra.

4 História do Método Na Alemanha, seu método ficou conhecido. Assim, foi convidado para treinar o exército nacionalista, mas Joseph recusou-se trabalhar para o governo. Em 1923 (46 anos) emigra para os EUA, residindo em Nova Iork. Entre 1927 e 1950 consegue a patente de seus equipamentos. Em 1934 escreve Your Health, que trata sobre o tema Contrologia, a base de seu método. Apesar de não se saber muito a respeito de seu trabalho nos primeiros anos nos Estados Unidos, foi na altura dos anos 40 que mestre e método ficaram conhecidos entre bailarinos e coreógrafos no país. Joe, como o chamavam na classe de dançarinos, era indicado por nomes famosos do balé, como Ruth St Dennis, Ted Shaw, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins, propagando os conceitos do método entre alunos e bailarinos.

5 História do Método Em 1966, Pilates, perde seu estúdio em Nova Iorque em decorrência de um incêndio e no ano seguinte, 1967, aos 87 anos, falece por insuficiência respiratória. Sem deixar herdeiros, Clara Pilates, sua esposa, passou a gerenciar o estúdio até 1970 quando passou a direção para Romana Kryzanowska, ex- aluna de Joe. Além do estúdio fundado por Pilates, outros alunos abriram os seus próprios. Os pioneiros foram Carola Trier, dançarina, e Bob Seed, jogador de hockey. Únicas instrutoras oficialmente certificadas pelo próprio Pilates tendo diploma da Universidade Estadual de Nova Iorque foram Kathy Grant e Lolita San Miguel.

6 História do Método No Brasil, o Método Pilates chegou por meio de Alice Becker (formada em dança) em Em Goiás tem como um dos precursores o Ft. Adriano Bittar. Disponível em: Apostila do Curso de Formação Completa em Pilates (Estúdio- Solo- Bola- Acessórios), Professor Ft. Renato Afonso.

7 O método O método segue as características de : CONTROLOGIA ("Arte do controle e equilíbrio mente-corpo) EXCELÊNCIA DE MOVIMENTOS CONCENTRAÇÃO E PROPRIOCEPÇÃO ALINHAMENTO DA COLUNA VERTEBRAL TRABALHO DE FORTALECIMENTO E FLEXIBILIDADE MUSCULATURA ABDOMINAL SEMPRE CONTRAÍDA POUCA RESISTÊNCIA E POUCAS REPETICÕES FLUIDEZ de MOVIMENTOS MOVIMENTOS REALIZADOS DE FORMA LENTA Disponível em exibe.asp?nt=3#sthash.VY9vxpnb.dpuf

8 O método Condicionamento físico Flexibilidade Força Resistência Reabilitação Postura Equilíbrio Mobilidade articular Coordenação motora Bem estar Concentração Respiração Relaxamento

9 Princípios do Método Respiração (inspirar quando prepara o movimento e expirar na execução) Concentração (melhor feedback muscular) Controle (perfeito controle da musculatura trabalhada, respiração e correta execução dos movimentos) Centro/ Power House Precisão (mantida durante toda a execução do movimento) Fluidez (beleza, sem quebras, movimentos realizados com harmonia e leveza, partindo de um centro fortalecido fluindo para as extremidades)

10 Power House Diafragma Assoalho pélvico Multifídios Transverso do abdomen

11 Power house

12 Transverso do Abdomen O músculo transverso do abdome é um músculo profundo localizado abaixo do reto do abdome e dos oblíquos externos e internos na região do abdome que se assemelha com uma cinta ou corselete, sendo assim, uma cinta fisiológica do corpo. Tendo como inserção superior, a face externa e inferior da 5º à 7º cartilagens costais e processo xifóide e como inserção inferior o corpo do púbis e sínfise púbica. Sua ação muscular acontece em situações como no vômito, defecação, micção, no parto e na expiração. A melhor ativação desse músculo pode acontecer com exercícios de CORE, fazendo com que esse músculo desempenhe um papel fundamental na coluna, estabilizando-a e dando suporte para toda a biomecânica da postura humana, prevenindo a aparição de lesões na coluna como a conhecida hérnia de disco. Disponível em:

13 Pilates Studio- Cadillac

14 Barrel

15 Reformer

16 Chair

17 Wall Unit

18 Solo- 34 posturas Hundred (cem) Roll up (rolamento para cima) Roll over (rolamento para trás) Single leg circle (círculo com uma perna) Rolling like a ball (rolando como uma bola) Single leg stretch (alongamento de uma perna) Double leg stretch (alongamento de duas pernas) Spine stretch (alongamento de coluna) Saw (serrote/ serra) Spine twist (torção de coluna) Seal (foca)

19 Solo- 34 posturas Single leg kick (chute de perna única) Double leg kik (chute duplo de pernas) Swan dive (cisne) Swimming (nadando) Neck pull (puxada de pescoço) Open leg rocker (balanço compernas abertas) Shoulder bridge (ponte sobre os ombros) Leg pull back (puxada dorsal de perna) Leg pull front (puxada frontal de perna) Leg pull back (puxada dorsal da perna) Side kick (chute lateral) Star (estrela) Teaser (provocante) Criss cross (cruzado)

20 Solo- 34 posturas The corkscrew (círculo de duas pernas) Single straight leg stretch (alongamento de uma perna estendida) Double straight leg stretch (alongamento de duas pernas estendidas) Jacknife (canivete) Twist (torção/ guinada) Scissor (tesoura) Hip circles (círculos do quadril) Push up (flexão de tronco) Roccking (balanço)


Carregar ppt "Método Pilates Prof. Kemil Rocha Sousa. História do Método Joseph Humbertus Pilates nasceu em Dusseldorf (Monchengladbach?) na Alemanha em 1880 e se interessou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google