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MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS. PROJETO Revisão Conteúdos Apresentados Ana Luiza Suplicy PROJETO Revisão Conteúdos Apresentados Ana Luiza Suplicy.

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1 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS

2 PROJETO Revisão Conteúdos Apresentados Ana Luiza Suplicy PROJETO Revisão Conteúdos Apresentados Ana Luiza Suplicy Projeto é um empreendimento planejado que consiste em um conjunto de ações interrelacionadas e coordenadas, para alcance de objetivos e resultados, dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo definido. Fonte: PM21 Solução em Projetos

3 ROTEIRO BÁSICO Revisão de conteúdos apresentados Ana Luiza Suplicy 1.Título 2.Apresentação 3.Contextualização e justificativa 4.Público-alvo 5.Objetivos 6.Metas 7.Proposta/Metodologia de execução 8.Recursos 9.Monitoramento e Avaliação

4 OBJETIVOS Revisão de conteúdos apresentados Ana Luiza Suplicy Ter clareza dos objetivos e metas do projeto é um passo importante para mensurar o grau de mudanças ocorridas e o quanto elas correspondem efetivamente aos objetivos do projeto.

5 OBJETIVOS e METAS O objetivo geral diz respeito à solução do problema a ser enfrentado pelo projeto Os objetivos específicos devem expressar os resultados concretos a serem atingidos As metas devem ser quantificáveis

6 METAS Revisão de conteúdos apresentados Ana Luiza Suplicy Detalhamento dos objetivos específicos Devem ser mensuráveis/quantificáveis por um indicador Podem ser desdobradas em fases, atividades CADA OBJETIVO TERÁ UMA OU MAIS METAS

7 INDICADORES Transformar os objetivos em itens capazes de mensurar as mudanças devidas a uma intervenção é um passo fundamental e imprescindível na avaliação. Para tanto, constroem-se indicadores.

8 INDICADORES Indicador social é uma medida, geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, para fins de pesquisa ou visando a formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicasestatísticapolíticas públicas A construção de indicadores amplos, como o Índice de Desenvolvimento Humano ou as Metas do Milênio, possibilita comparabilidade internacional, estimulam iniciativas domésticas e orientam as ações de ajuda internacionalaos países mais pobres. [Índice de Desenvolvimento HumanoMetas do Milênio [ Fonte - Wikipédia

9 INDICADORES Exemplos Expectativa de vida ( média de anos de vida de uma pessoa em determinado país) Taxa de mortalidade ( número de pessoas que morreram durante o ano) Taxa de analfabetismo ( percentual de pessoas que não sabem ler e nem escrever) Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) Criado pela ONU, mede o grau econômico e,principalmente, como as pessoas estão vivendo. Escala de 0 a 1.

10 INDICADORES Parâmetros quantificados ou qualitativamente elaborados que servem para detalhar se os objetivos de uma proposta estão sendo adequadamente conduzidos (avaliação de processo) ou foram alcançados (de resultados) Expressam sinteticamente um aspecto da realidade (variável) Oportunizam a construção de meios de verificação dos rumos das mudanças que se quer produzir

11 Monitoramento Acompanhar o andamento do projeto no dia-a-dia para verificar: cumprimento do plano de ação (planejado) alcance das metas O monitoramento possibilita a identificação de problemas e solução.

12 Monitoramento Mede o desempenho do que foi planejado com o que está sendo executado (tempo, custo, resultado finalístico) Permite recomendar, aprovar e gerenciar mudanças, ou seja, avaliar o desempenho e fazer as alterações necessárias Pressupõe o registro de todos os eventos e problemas que surgiram, fazendo relatórios de desempenho que serão muito úteis em projetos futuros. Fonte –

13 Monitoramento O processo de monitoramento inclui o controle de mudanças e a recomendação de ações preventivas, antecipando possíveis problemas Fonte –

14 Monitoramento Como na aviação, um gerente de projeto precisa reconhecer a importância de planejar, monitorar e corrigir erros de rota durante a execução de um projeto De acordo com as normas de aviação, todo piloto precisa saber sua localização exata, seu destino e os caminhos disponíveis para alcançá-lo Quando se conhece exatamente as etapas do percurso, fica mais fácil identificar erros, antes que seus resultados atinjam o projeto de forma irreversível.

15 Avaliação Deve ser utilizada como meio de: melhorar projetos existentes aprimorar o conhecimento sobre sua execução contribuir para planejamento futuro

16 Avaliação Avaliar é de suma relevância para a gestão de programas, projetos e serviços sociais, uma vez que produz conhecimento sobre a ação que se executa. Fornece dados para a verificação da efetividade do que foi planejado, mudança de rumo, quando necessário, permitindo o aprimoramento.

17 Avaliação Deve atentar-se para as três etapas de um projeto: Planejamento Processo Resultados

18 Avaliação A prática da avaliação consiste em oportunidade para o gestor e sua equipe verificar se os programas, projetos e serviços sociais realizados são pertinentes, guardam consistência e coerência, e se são viáveis do ponto de vista econômico, social, político e ambiental

19 Avaliação Para avaliar faz-se necessário conhecer as metodologias e ferramentas adequadas e também criar uma cultura de avaliação na organização, articulando com a tomada de decisão Não ficar limitado ao Monitoramento.

20 Avaliação Deve atentar-se para as três etapas de um projeto: Planejamento Processo Resultados

21 Avaliação O que se pretende analisar Eficiência diz respeito à boa utilização de recursos financeiros, materiais e humanos em relação às atividades e resultados alcançados Eficácia se refere à relação entre as ações realizadas e os resultados obtidos Efetividade é a observação da incorporação das mudanças geradas por determinado programa na realidade da população-alvo Impacto corresponde ao grau de influência e de irradiação de um projeto realizado

22 Avaliação 3 E Eficiência - Fazer mais com menos Eficácia - Transformar a realidade pelo que foi feito Efetividade - Garantir a sustentabilidade das ações no tempo e no espaço Fonte –

23 Exercicio Construir uma proposta de monitoramento e avaliação de projeto. Definir no grupo: I. Objetivos: geral e específicos II. Metas III. Indicadores de processo e de resultados IV. Fontes de informação e meios de verificação de resultados.

24 Referencias bibliograficas AGUILAR, Maria José & ANDER-EGG, Ezequiel. Avaliação de serviços e programas sociais. Petrópolis, Vozes, CHIANCA, Thomaz. Desenvolvendo a cultura de avaliação em organizações da sociedade civil. São Paulo: Global, COHEN, E. & FRANCO, R. Avaliação de projetos sociais. 6.ed. Petrópolis: Vozes, COHEN, Ernesto. Avaliação de Projetos Sociais. 4 ed. Vozes MAXIMILIANO, Antonio Cesar A. Administração de Projetos: Transformando Idéias em Resultados. São Paulo, 1997.


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