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Trabalho de Conclusão de Curso Business Institute – FGV Belo Horizonte, setembro/2007 MBA - GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS - Seplag.

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1 Trabalho de Conclusão de Curso Business Institute – FGV Belo Horizonte, setembro/2007 MBA - GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS - Seplag

2 A Cultura Organizacional no Sistema Seapa Estudo de Caso Seapa e vinculadas Ana Costa Rego Emília Arantes Assunção Evandro Oliveira Neiva Paulo José de Abreu Rogéria Maria Alves Borges Rodrigues

3 FGV – Business Institute Seplag Seapa, IMA, SEDS e Uemg Prof. Beth Johann Prof. Maria das Graças Murici Agradecimentos

4 Introdução Ideologia Central Anterior Mudanças do macro-ambiente Choque de Gestão no EstadoPlano Diretor Seapa Melhoria na Gestão do Sistema Seapa Ideologia Central atual

5 Objetivos Geral Específicos Pesquisar componentes da Cultura Organizacional do Sistema Seapa Desencadear reflexão: inovações gestão pessoas – agregar, fortalecer e consolidar cultura Conhecer impactos - Choque Gestão Sistema Seapa Verificar grau assentimento servidores foco atual agronegócio Analisar nível disseminação:missão, metas e objetivos estratégicos Indicar ações: otimização serviços; identificar entraves

6 Metodologia Estudo de Caso População Construção da amostra (questionário) O que está bom e deve ser potencializado O que está ruim e deve ser eliminado O que não foi planejado/implementado e deve ser mobilizado Identificar premissas potenciais do insucesso/ineficácia Metas

7 Análise de Resultados Crenças e valores do Sistema, ante as inovações trazidas pelo Choque de Gestão Fonte: Pesquisa Jul/07

8 Nível disseminação de informações Quanto à Missão Fonte: Pesquisa Jul/07

9 Quanto ao foco atual Produzir mais, e a qualquer custo, foi o foco do agronegócio nos últimos 30 anos. Hoje, consiste em produzir com qualidade e a preços competitivos, com foco no mercado. Fonte: Pesquisa Jul/07

10 Quanto às metas Comportamento da equipe para cumprimento das metas pactuadas Fonte: Pesquisa Jul/07

11 Difusão e assimilação da nova estratégia pelos clientes Fonte: Pesquisa Jul/07

12 Principais entraves à competitividade Fonte: Pesquisa Jul/07

13 Reflexão sobre ações inovadoras em GEP O Setor de RH do Sistema participa Fonte: Pesquisa Jul/07

14 A assimilação, pelos gestores, das inovações do Choque de Gestão é percebida Fonte: Pesquisa Jul/07

15 Conclusões AGREGADOS CARECE Excelência dos serviços Renovação força de trabalho (concursos públicos) Novos valores adjacentes (unicidade e coesão) Qualidade dos produtos e serviços Gestão participativa Foco em resultados Descoberta e captação de novos talentos

16 Recomendações Concurso Público Reaprendizagem organizacional Maximizar v.c. adjacentes WorkoutEndomarketingPotencializar R.Q.Cultura Fortalecer RH Clima Interno

17 Cultura Corporativa de Alto Desempenho Para conduzir a revaloração, porém, o gestor deverá passar a estimular o questionamento, a inovação, a flexibilidade, a autonomia, o compartilhamento e o empowerment de seus seguidores, abandonando a pesada pirâmide para se transformar num jardineiro de idéias. Silvio Luiz Johann

18 Muito obrigado!


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