A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MELINA AMONI DOUTORANDA EM GEOGRAFIA – PUC MINAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MELINA AMONI DOUTORANDA EM GEOGRAFIA – PUC MINAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS."— Transcrição da apresentação:

1 MELINA AMONI DOUTORANDA EM GEOGRAFIA – PUC MINAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

2

3

4

5

6

7

8 Será que o homem está influenciando no clima do nosso planeta?

9 The photograph taken in 1928, above, shows how the Upsala Glacier, part of the South American Andes in Argentina, used to look. The ice on the Upsala Glacier today, shown in 2004 below, is retreating at least 180 ft. per year. Time, março de 2006

10

11 As mudanças climáticas intensificaram seca no Paraná e atingiram um dos maiores cartões postais do Brasil. A seca de 2005 foi a maior dos últimos 75 anos.

12

13 O Amazonas, maior rio do mundo em volume de água, baixou assustadoramente como nunca havia acontecido antes. Simultaneamente, entre outubro e dezembro de 2005 – o ano mais quente registrado até agora desde o século 19, segundo a Nasa –, o Pantanal mato-grossense se afogava nas águas de chuvas torrenciais, com a vazão do rio Paraná 30 vezes acima da média. O Amazonas, maior rio do mundo em volume de água, baixou assustadoramente como nunca havia acontecido antes. Simultaneamente, entre outubro e dezembro de 2005 – o ano mais quente registrado até agora desde o século 19, segundo a Nasa –, o Pantanal mato-grossense se afogava nas águas de chuvas torrenciais, com a vazão do rio Paraná 30 vezes acima da média.

14 Enchentes

15

16

17 O Sol é a principal fonte de energia para a realização de todos os processos físicos que ocorrem na Terra

18 Fonte:

19 Aquecer o ar Aquecer o solo Evapotranspiração Q = H + G + LE

20 Aquecimento Global e Mudanças Climáticas O que é Efeito Estufa? O que é Efeito Estufa? O que é Aquecimento Global? O que é Aquecimento Global? O que são Mudanças Climáticas? O que são Mudanças Climáticas?

21 Aquecimento Global e Mudanças Climáticas O que é Efeito Estufa? - Efeito estufa é o nome dado à retenção de calor na baixa atmosfera da Terra causada pela concentração de gases de diversos tipos. É em função deste fenômeno natural que temos uma temperatura média na faixa de 15ºC. Sem este fenômeno, a temperatura média do Planeta seria de -18ºC. - Os gases estufa (que impedem a dispersão do calor gerado pela superfície do Planeta, após este receber a radiação solar) de maior concentração na Terra são o dióxido de carbono (CO 2 ), o metano (CH 4 ), o óxido nitroso (N 2 O), compostos de clorofluorcarbono (CFC) e o vapor de água (H 2 O). A maioria deles é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e derivados), florestas e agricultura.

22 Como funciona o Efeito Estufa

23 Aquecimento Global e Mudanças Climáticas O que é Aquecimento Global? A entrada da radiação solar tem de ser equilibrada por uma saída de calor enviada pela Terra. Quando atinge superfície a superfície da Terra a radiação transforma-se em calor e é, em parte, retornada para o espaço quando, devido à existência dos gases de efeito estufa, fica aprisionada na Terra. Desse modo, a atmosfera atua como uma cobertura ou como o vidro de uma estufa, daí o nome efeito estufa. A entrada da radiação solar tem de ser equilibrada por uma saída de calor enviada pela Terra. Quando atinge superfície a superfície da Terra a radiação transforma-se em calor e é, em parte, retornada para o espaço quando, devido à existência dos gases de efeito estufa, fica aprisionada na Terra. Desse modo, a atmosfera atua como uma cobertura ou como o vidro de uma estufa, daí o nome efeito estufa. O efeito estufa é um processo natural! Entretanto, quando a concentração dos gases estufa é excessiva, mais calor fica retido na atmosfera. O efeito estufa é um processo natural! Entretanto, quando a concentração dos gases estufa é excessiva, mais calor fica retido na atmosfera. Ao longo do século XX, a temperatura global aumentou em torno de 0,6ºC. A década de 90 foi considerada a mais morna e o ano de 1998 o mais quente desde que se iniciou, em 1861, o registro instrumental da temperatura. A previsão é que a temperatura global aumente em média 3ºC até o final do século XXI. Com um aumento nos pólos da ordem de 7ºC e inferior a 3ºC na região tropical. Ao longo do século XX, a temperatura global aumentou em torno de 0,6ºC. A década de 90 foi considerada a mais morna e o ano de 1998 o mais quente desde que se iniciou, em 1861, o registro instrumental da temperatura. A previsão é que a temperatura global aumente em média 3ºC até o final do século XXI. Com um aumento nos pólos da ordem de 7ºC e inferior a 3ºC na região tropical.

24 Aquecimento Global e Mudanças Climáticas O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima) publicou, em julho de 2001, três volumes de relatórios sobre as mudanças climáticas, e agora, em 2007, o mais recente deles que reitera as afirmações do primeiro sobre as Mudança do Clima. Tal relatório aponta que a concentração do CO 2 na atmosfera está em seu nível mais elevado em 400 mil anos. O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima) publicou, em julho de 2001, três volumes de relatórios sobre as mudanças climáticas, e agora, em 2007, o mais recente deles que reitera as afirmações do primeiro sobre as Mudança do Clima. Tal relatório aponta que a concentração do CO 2 na atmosfera está em seu nível mais elevado em 400 mil anos. A partir da Revolução Industrial, o nível de CO 2 - um dos gases principais do efeito estufa - aumentou 31%. Sendo o CO 2 um gás que absorve radiação infravermelha (calor), com o ampliação de sua concentração a temperatura tende a subir. O CO 2 aumentou em concentração de 280ppm (partes por milhão), em 1850, a 365ppm, em As projeções indicam concentração da ordem de 700ppm no fim deste século. A partir da Revolução Industrial, o nível de CO 2 - um dos gases principais do efeito estufa - aumentou 31%. Sendo o CO 2 um gás que absorve radiação infravermelha (calor), com o ampliação de sua concentração a temperatura tende a subir. O CO 2 aumentou em concentração de 280ppm (partes por milhão), em 1850, a 365ppm, em As projeções indicam concentração da ordem de 700ppm no fim deste século.

25 Países industrializados emitiram a maior parte do CO 2 antropogênico Área proporcional às emissões históricas de CO 2 a partir da queima de combustíveis fósseis ( )

26 Aquecimento Global e Mudanças Climáticas Evidências do Aquecimento Global e das Mudanças Climáticas Montanha Kilimanjaro - África

27 Aquecimento Global e Mudanças Climáticas Evidências do Aquecimento Global e das Mudanças Climáticas

28 Aquecimento Global e Mudanças Climáticas Evidências do Aquecimento Global e das Mudanças Climáticas

29 Aquecimento Global e Mudanças Climáticas Evidências do Aquecimento Global e das Mudanças Climáticas Patagônia - Argentina

30 Conseqüências do aquecimento Global A temperatura média do planeta deve aumentar entre 2,0ºC e 4,5ºC acima das médias do período anterior à Revolução Industrial até o ano com uma "melhor estimativa" de elevação de 3ºC. A temperatura média do planeta deve aumentar entre 2,0ºC e 4,5ºC acima das médias do período anterior à Revolução Industrial até o ano com uma "melhor estimativa" de elevação de 3ºC. Possibilidade de severo derretimento do gelo do Ártico e da Groenlândia nos próximos séculos Possibilidade de severo derretimento do gelo do Ártico e da Groenlândia nos próximos séculos A cobertura de gelo da muito mais gelada Antártida aumentaria até em razão de maior precipitação de neve, o que contribuiria para amenizar o efeito de aumento dos níveis dos oceanos em até 10 centímetros. A cobertura de gelo da muito mais gelada Antártida aumentaria até em razão de maior precipitação de neve, o que contribuiria para amenizar o efeito de aumento dos níveis dos oceanos em até 10 centímetros. Fonte: IPCC

31 Conseqüências do aquecimento Global Aumento do nível do mar: Aumento do nível do mar: –Elevação média do nível do mar de 9 à 88 cm até o ano 2100 –Inundação de zonas costeiras e ilhas; –Agravamento das erosões costeiras; –A água salgada poderá invadir as reservas costeiras de água doce; Recursos Hídricos Recursos Hídricos –A modificação dos padrões de precipitação afetam os suprimentos de água; –Evaporações serão mais abundantes; –Enchentes Saúde Saúde – –As doenças propagadas por vetores associados à alteração de temperatura, como dengue e malária, por exemplo, poderão ter sua incidência potencializada. Fonte: IPCC

32 Conseqüências do aquecimento Global Agricultura Agricultura –Maiores temperaturas influenciarão os padrões de produção; –A umidade dos solos será afetada pela mudança do regime de chuvas; –A produtividade dos campos e pastagens será altamente afetada. Biodiversidade Biodiversidade –Diversidade biológica altamente ameaçada pela mudança do clima – extinção de diversas espécies; –Desertos e ecossistemas áridos tendem a apresentar condições mais extremas; –Regiões montanhosas serão submetidas a um considerável stress devido às atividades humanas.

33

34 Protocolo de Montreal – Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio, foi adotado em 16 de setembro de As substâncias controladas pelo Protocolo são: CFC, Halogênios (brometos, cloretos e iodetos), Tetraclorometano, HCFC, HBFC, Brometo de metila e Metilclorofórmio.

35 Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) – Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima, estabelecido em 1988 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente-PNUMA e pela Organização Mundial de Meteorologia - OMM, é encarregado de subsidiar as Partes da Convenção com informações relevantes e trabalhos técnico-científicos e sócio- econômicos relacionados às causas da mudança do clima, aos potenciais impactos e às opções de estratégias responsáveis.


Carregar ppt "MELINA AMONI DOUTORANDA EM GEOGRAFIA – PUC MINAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google