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Caracterização do negócio
Trabalho #3 – Cerealis SGPS OGEstores (Turma 1 - Equipa 3): Sérgio Reis Gestor da Equipa João Pedro Ferreira Gestor Adjunto Pedro Moura Maia Gestor da Documentação Pedro Barros Auditor Interno Pedro Lino 27/03/2014 Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia Organização e Gestão da Empresa
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Metodologia/Abordagem
Análise Prévia da Empresa Descrição Produtos/Serviços Análise da Concorrência Aspetos Diferenciadores Mapeamento Processos Cadeia de Valor Cadeia Produtiva Business Model Canvas Consumer Segments Value Propositions Channels Customer Relationships Key Activities Key Resources Key Partners Revenue Structure Cost Structure 2
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Planeamento para o Desenvolvimento do Trabalho
Grande Porto Facilmente Contactável Escolha de nova empresa Estudo Prévio desta ferramenta Recolha prévia de informação sobre a empresa acerca do tema Análise do Business Model Canvas Definir temas a analisar Elaborar Guião de Entrevista Definição de Objetivos Agendamento de Reunião Pedido do Relatório e Contas Contactar Empresa Administrador da empresa, Augusto Azevedo Reunião Presencial Redação do Documento Preparação da Apresentação Elaboração do Relatório 3
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Agenda 1 2 3 4 5 Análise Prévia da Empresa Análise da Concorrência
Mapeamento BMC Conclusões 1 Análise Prévia da Empresa Análise da Concorrência 2 Mapeamento de Processos 3 Business Model Canvas 4 Conclusões 5 4
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Descrição Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Missão É um grupo focalizado em produtos derivados da transformação de cereais, assente em práticas de bem fazer e de reforço permanente de competitividade; Focaliza-se nos negócios de massas alimentícias e farinhas industriais, onde pretende ser líder e, noutros produtos sinergéticos, nomeadamente bolachas, cereais de pequeno-almoço, farinhas culinárias e produtos refrigerados; Sustentado por pessoas competentes e motivadas. Visão Pretende ser um grupo portugês de referencia no setor agroalimentar, apostando na excelência industrial e na valorização dos seus recursos humanos, investindo na inovação como fator essencial ao seu desenvolvimento. Amibiciona crescer de forma sustentada e assumir posições de liderança nos mercados onde actua. 5
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Descrição Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Missão É um grupo focalizado em produtos derivados da transformação de cereais, assente em práticas de bem fazer e de reforço permanente de competitividade; Visão Pretende ser um grupo portugês de referencia no setor agroalimentar, apostando na excelência industrial e na valorização dos seus recursos humanos, investindo na inovação como fator essencial ao seu desenvolvimento. 6
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Volume de negócios de 164 milhões de euros e 572 colaboradores
Descrição Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Centros de Produção Volume de negócios de 164 milhões de euros e 572 colaboradores 7
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Descrição A empresa 8 Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC
Conclusões A empresa 8
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Descrição CEREALIS – PRODUTOS ALIMENTARES, S.A.
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões CEREALIS – PRODUTOS ALIMENTARES, S.A. Empresa vocacionada para a produção e comercialização de produtos destinados ao consumidor final, nomeadamente massas alimentícias, bolachas, cereais de pequeno-almoço, farinhas de usos culinários e produtos refrigerados. CEREALIS – MOAGENS, S.A. Empresa vocacionada para a produção e comercialização de farinhas de trigo e centeio. CEREALIS INTERNACIONAL – Comércio de Cereais e Derivados, S.A. É a trading que assegura a compra de cereais para a sua transformação nas empresas do Grupo e a exportação dos seus produtos. 9
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Descrição Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Atividade A Cerealis transforma anualmente toneladas de cereais em: Massas alimenticias Farinhas Industriais Outros produtos Sinergéticos: Bolachas Cereais de pequeno-almoço Farinhas culinárias 10
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Produtos/Serviços Marcas de Produtos 11 Análise Prévia Concorrência
Mapeamento BMC Conclusões Marcas de Produtos 11
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Produtos/Serviços Nacional Concordia Massas Farinhas de centeio
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Nacional Massas Farinhas Cereais de pequeno-almoço Bolachas Familiar Amiga Massas alimentícias no continente africano Milaneza Massas secas Massas frescas Pizzas Refeições preparadas Farinhas Étnicas Especial Saladas Big Atenta às necessidades do consumidores Massas alimentícias e farinhas para a industria da panificação no continente africano Concordia Farinhas de centeio Harmonia Moagem de cereais para industria da panificação 12
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Produtos/Serviços Produtos 13 Análise Prévia Concorrência Mapeamento
BMC Conclusões Produtos 13
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Agenda 1 2 3 4 5 Análise Prévia da Empresa Análise da Concorrência
Mapeamento BMC Conclusões Análise Prévia da Empresa 1 2 Análise da Concorrência Mapeamento de Processos 3 Business Model Canvas 4 Conclusões 5 14
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Aspetos Diferenciadores
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões A qualidade dos produtos, que são feitos com rigor e com um conjunto de cuidados de selecção de matérias primas e subsidiárias a um nível de excelência industrial; O parque industrial é o indicado às necessidades do mercado, dado que permite boas eficiencias e produtividades; O pessoal empregado possuí as valências necessárias para produzir todos os produtos dentro das especificidades; Alta reputação da marca no mercado , que influencia a escolha do consumidor; Alto nível de serviço, no que toca a capacidade de entrega com flexibilidade, dentro de tempo combinado, e em embalagens sofisticadas que vão ao encontro das necessidades dos clientes (superfícies comerciais); 15
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Agenda 1 2 3 4 5 Análise Prévia da Empresa Análise da Concorrência
Mapeamento BMC Conclusões Análise Prévia da Empresa 1 Análise da Concorrência 2 3 Mapeamento de Processos Business Model Canvas 4 Conclusões 5 16
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Cadeia de Valor (texto) PLANEAMENTO ESTRATÉGICO PLANEAMENTO TÁTICO
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões ACIONISTAS, SOCIEDADE, LEGISLAÇÃO, MEIO AMBIENTE, MERCADO (texto) VISÃO / MISSÃO / VALORES RELAÇÃO E INTERAÇÃO COM O MERCADO PLANEAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO APROVISIONAMENTOS PRODUÇÃO DISTRIBUIÇÃO E SERV. CLIENTE GESTÃO DA QUALIDADE COMPRAS SISTEMAS INFORMÁTICOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 17
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Cadeia Produtiva- Massas
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões 18
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Cadeia Produtiva - Cereais
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões 19
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Cadeia Produtiva - Farinha
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões 20
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Cadeia Produtiva - Bolachas
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões 21
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Agenda 1 2 3 4 5 Análise Prévia da Empresa Análise da Concorrência
Mapeamento BMC Conclusões Análise Prévia da Empresa 1 Análise da Concorrência 2 Mapeamento de Processos 3 4 Business Model Canvas Conclusões 5 22
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Consumer Segments Clientes ≠ Consumidores Clientes:
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Clientes ≠ Consumidores Clientes: Cadeias Distribuição (supermercados, hipermercados, etc.) Lojas (Padarias, Pães Quentes, etc.) Consumidores: Público em geral Pão (Farinha), Massas, Cereais e Bolachas fazem parte da alimentação base da população portuguesa e mundial 23
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Value Propositions Global:
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Global: Qualidade reconhecida em todos os produtos, não só para pelo cliente, mas fundamentalmente pelo consumidor Inovação constante, apesar da sua liderança no mercado. I&D é considerado core pela empresa. Este fatores conduzem a uma forte imagem no Mercado Clientes: Nível de serviço / Capacidade de entrega Flexibilidade de entrega 24
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Channels Clientes: Equipa Comercial
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Clientes: Equipa Comercial Operadores Logísticos Sub-contratados: TIR para cadeias de distribuição Pequenos Transportadores para Lojas Consumidor: Cadeias de distribuição Lojas 25
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Customer Relationships
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Clientes: Equipas comerciais com relacionamento personalizado com os clientes, de modo a melhor responder às necessidades destes Contratos de grande volume/duração Consumidores: Marketing Digital: Website, Redes Sociais, etc. Registo de Reclamações 26
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Key Activities Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões A atividade do grupo é determinada por um plano estratégico e tático delineado pelo conselho de administração que consiste na otimização dos recursos para a obtenção de produtos de grande valor acrescentado e qualidade. Para atingir os objetivos do planeamento estratégico e tático há uma série de atividades que se podem considerar core, nomeadamente a relação e interação com o mercado (divide-se em duas componentes básicas: gestão de clientes e gestão de produto), I&D (Investigação e Desenvolvimento), compras, produção e distribuição. Acima disto há uma outra atividade muito importante de planeamento da cadeia de abastecimento que integra as atividades de compras, produção e distribuição. Existem também atividades de suporte tais como a gestão da qualidade, financeira, dos recursos humanos e sistemas informáticos. 27
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Key Activities Atividades consideradas core:
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Atividades consideradas core: Relação e interação com o mercado Gestão de Clientes Gestão de Produto I&D (Investigação e Desenvolvimento) Compras Produção Distribuição 28
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Key Resources Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Os principais recursos do grupo Cerealis são os recursos financeiros, sendo o capital obtido através da venda dos produtos e recorrendo ao apoio da banca e aos programas de auxílio oficiais (estatais e comunitários). Os recursos físicos consistem nas instalações próprias constituídas por vários centros de produção, nomeadamente em Lisboa, Coimbra, Trofa, Porto e Maia e as instalações administrativas (Sede do grupo) na Maia. Os recursos humanos são constituídos por colaboradores afetos a cada área da empresa recorrendo a trabalho temporário quando necessário. 29
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Key Resources Recursos financeiros Venda de produtos Apoio Bancário
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Recursos financeiros Venda de produtos Apoio Bancário Programas de Auxílio Recursos Físicos Centros de Produção: Lisboa, Coimbra, Trofa, Porto e Maia Instalações Administrativas (Sede): Maia Recursos Humanos 30
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Key Partners Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Sendo os parceiros entidades com um objectivo comum, neste caso a obtenção de produtos alimentares com qualidade, gerando lucros, consideram-se como principais parceiros do grupo Cerealis as entidades externas que intervém na manutenção de equipamentos, nas sugestões para ampliação de instalações, na representação de soluções informáticas e colaboração na sua instalação, as associações de que o grupo faz parte, nomeadamente a FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares) e APIM (Associação Portuguesa de Indústria de Moagem), gabinetes de apoio jurídico e principalmente os clientes, sei os quais o grupo não sobrevivia, que influenciam o tipo e a apresentação do produto oferecido 31
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Key Partners Entidades Externas Manutenção de Equipamentos
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Entidades Externas Manutenção de Equipamentos Operadores Logísticos Fornecedores de Embalagens Associações de que o grupo faz parte FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares) APIM (Associação Portuguesa de Indústria de Moagem) Gabinetes de apoio jurídico Clientes 32
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Revenue Structure Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões As receitas são provenientes dos vários produtos vendidos. A Cerealis está presente no mercado através de diversas marcas, sendo a Milaneza e a Nacional as mais relevantes em termos de faturação. A Cerealis é também fornecedora para as marcas próprias de vários agentes de retalho, tendo este setor uma crescente importância em termos de receitas. É de realçar que estas marcas concorrem porém com as suas, resultando em algum ”canibalismo” e consequente perda de receitas. 33
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Cost Structure Trata-se de um negócio distintamente cost driven.
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Trata-se de um negócio distintamente cost driven. As matérias-primas são uma das variáveis mais críticas no que toca aos custos. A grande quantidade adquirida implica um estudo cuidado das opções disponíveis, pelo que a Cerealis tem fornecedores quer na Europa, quer na América do Norte. A distribuição é totalmente efetuada por operadores logísticos especializados, sendo outro dos fatores cruciais de funcionamento. 34
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Cost Structure Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões O processamento das matérias-primas para produção dos produtos finais é um encargo significativo, procurando-se obter economias de escala. A I&D apresenta-se como um fator gradualmente mais importante, dados os investimentos registados com vista à obtenção de produtos inovadores e diferenciados. Por fim, a publicidade é uma variável que deve ser tida em conta nesta organização devido às constantes campanhas realizadas. 35
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Obrigado! Produção Website Clientes: Manutenção Qualidade Retalho
Cerealis SGPS OGEstores 1.0 Obrigado! Produção Website Clientes: Retalho Lojas Manutenção Qualidade I&D Equipa Comercial Inovação FIPA APIM Máquinas Capacidade de Entrega Retalho Consumidores: População em geral Pessoal Qualificado Equipa Comercial Fornecedores de embalagens Flexibilidade Instalações Operadores Logísticos Cost driven Produtos vendidos 36
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Agenda 1 2 3 4 5 Análise Prévia da Empresa Análise da Concorrência
Mapeamento BMC Conclusões Análise Prévia da Empresa 1 Análise da Concorrência 2 Mapeamento de Processos 3 Business Model Canvas 4 5 Conclusões 37
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Conclusões Empresa líder de mercado Cadeia de valor muito bem definida
Análise Prévia Concorrência Mapeamento BMC Conclusões Empresa líder de mercado Cadeia de valor muito bem definida Assenta num plano estratégico de crescimento a longo prazo Aposta na inovação 38
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Questões ? 39
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Fontes de Informação Website Institucional - http://www.cerealis.pt/
Website Milaneza - Website Nacional - Relatório e Contas 2012 – 93º exercício Entrevista a Augusto Azevedo, administrador da Cerealis Conversa informal com funcionários da empresa 40
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