A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade 08 Unidade 01 Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Nelson Hanaque Esquivel Filho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade 08 Unidade 01 Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Nelson Hanaque Esquivel Filho."— Transcrição da apresentação:

1 Atividade 08 Unidade 01 Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Nelson Hanaque Esquivel Filho

2 JUSTIFICATIVA O meio ambiente como fonte de recursos necessários ao desenvolvimento comunidade humana tem importância fundamental para a sobrevivência de todos os indivíduos que formam o sistema. O meio ambiente como fonte de recursos necessários ao desenvolvimento comunidade humana tem importância fundamental para a sobrevivência de todos os indivíduos que formam o sistema. O homem usufrui dos recursos naturais de forma predatória e devastadora sem se preocupar com o esgotamento dos mesmos. O homem usufrui dos recursos naturais de forma predatória e devastadora sem se preocupar com o esgotamento dos mesmos.

3 APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO Este projeto surge de uma necessidade da comunidade do registro, do cuidado, do cumprimento do papel e missão da escola, na formação de talentos e reconhecimento sócio- econômico ao longo de seus anos e atuação e das ações constantes de preservação e conservação do Meio Ambiente na Região, além de buscar estar sempre na base do alicerce educacional, enfocando como pioneira as questões que nos leva a auto gestão e sustentabilidade. Este projeto surge de uma necessidade da comunidade do registro, do cuidado, do cumprimento do papel e missão da escola, na formação de talentos e reconhecimento sócio- econômico ao longo de seus anos e atuação e das ações constantes de preservação e conservação do Meio Ambiente na Região, além de buscar estar sempre na base do alicerce educacional, enfocando como pioneira as questões que nos leva a auto gestão e sustentabilidade.

4 OBJETIVO GERAL : OBJETIVO GERAL : Despertar a comunidade escolar para a necessidade de desenvolver ações adequadas para a reintegração do ser humano no processo de preservação e conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Despertar a comunidade escolar para a necessidade de desenvolver ações adequadas para a reintegração do ser humano no processo de preservação e conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

5 ESTRATEGIAS: ESTRATEGIAS: Registrar as atividades sugeridas; Registrar as atividades sugeridas; Criar projetos de preservação ambiental. Criar projetos de preservação ambiental. Catalogar pessoas envolvidas no processo (professores, funcionários, da comunidade); Catalogar pessoas envolvidas no processo (professores, funcionários, da comunidade); Programar palestras, cursos, oficinas, seminários e workshop da questão ambiental em suas diversas matrizes; Programar palestras, cursos, oficinas, seminários e workshop da questão ambiental em suas diversas matrizes; Instituir um prêmio para a ação ecológica mais atrativa; Instituir um prêmio para a ação ecológica mais atrativa; Criar um blog para socializar ações de preservação e conservação do meio ambiente; Criar um blog para socializar ações de preservação e conservação do meio ambiente; Criar um grupo de discussão através de um Orkut e as comunidades relacionadas ao tema proposto. Criar um grupo de discussão através de um Orkut e as comunidades relacionadas ao tema proposto.

6 SUGESTÕES DE ATIVIDADES SUGESTÕES DE ATIVIDADES Criação de hortas; Criação de hortas; Criação de canteiros;. Criação de canteiros;. Reciclagem Reciclagem Blog para registros individuais e coletivos com ações ecologicamente corretas. Blog para registros individuais e coletivos com ações ecologicamente corretas. Oficinas sobre questões ambientais com palestras, exibições de filmes etc. Oficinas sobre questões ambientais com palestras, exibições de filmes etc. Transformando lixo em arte. Transformando lixo em arte. O meio ambiente em vídeo O meio ambiente em vídeo Painel de fotografias Painel de fotografias

7 DISCIPLINAS ENVOLVIDAS Língua Portuguesa - confecção de cartazes, leitura, interpretação; Língua Portuguesa - confecção de cartazes, leitura, interpretação; Educação Física- acompanhamento dos alunos nas caminhadas e nas atividades práticas; Educação Física- acompanhamento dos alunos nas caminhadas e nas atividades práticas; Geografia- estudo de solo; Geografia- estudo de solo; Biologia- Biodiversidade, estudo da fauna, flora, reciclagem, importância dos elementos naturais para o desenvolvimento sustentável; Biologia- Biodiversidade, estudo da fauna, flora, reciclagem, importância dos elementos naturais para o desenvolvimento sustentável; Redação- cartazes, produção de texto; Redação- cartazes, produção de texto; História/ Sociologia- trabalhar aspectos históricos e sociais sobre a importância da preservação do meio ambiente História/ Sociologia- trabalhar aspectos históricos e sociais sobre a importância da preservação do meio ambiente Ética- estimular ações positivas para conservação da nossa natureza; Ética- estimular ações positivas para conservação da nossa natureza; Inglês- estudo da linguagem informatizada; Inglês- estudo da linguagem informatizada; Matemática- medição da área a ser plantada. Matemática- medição da área a ser plantada.

8 DURAÇÃO DO PROJETO Todo Ano letivo

9 RECURSOS UTILIZADOS Textos; Computadores ligados a internet; Textos; Computadores ligados a internet; Data show; Retroprojetor; Data show; Retroprojetor; Rádio; DVD; TV; Filmadora ; Rádio; DVD; TV; Filmadora ; Câmera digital/ analógica; Mudas de plantas, flores, hortaliças; Câmera digital/ analógica; Mudas de plantas, flores, hortaliças; Terra vegetal; Grama; Terra vegetal; Grama; Equipamentos de aprendizagem(enxada, facão, foice, extrovenga, pá, gadanho, vassoura, tesoura, etc; Equipamentos de aprendizagem(enxada, facão, foice, extrovenga, pá, gadanho, vassoura, tesoura, etc; Orgânico; Humus de minhoca; Pedras e cascalho; Orgânico; Humus de minhoca; Pedras e cascalho; Sementes. Sementes.

10 Resultados obtidos Como resultado o projeto teve uma revitalização da a´rea verde da escola, que antes tinha uma paisagem árida e desertificada. Depois que o projeto aconteceu tudo ficou diferente na unidade escolar! Os estudantes resgataram a sua auto estima em relação á escola, ao meio ambiente e até mesmo em relação as suas ações no dia-a- dia!

11 BIBLIOGRAFIA SATO, M.; SANTOS, J. E. Agenda 21 em sinopse. São Carlos, p. Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos. SATO, M.; SANTOS, J. E. Agenda 21 em sinopse. São Carlos, p. Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos. CAVALCANTI, C. Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo, Cortez Editora, p. CAVALCANTI, C. Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo, Cortez Editora, p. DIEGUES, Antonio Carlos SantAna. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo, NUPAUB/USP, DIEGUES, Antonio Carlos SantAna. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo, NUPAUB/USP, 1994.


Carregar ppt "Atividade 08 Unidade 01 Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Nelson Hanaque Esquivel Filho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google