A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável"— Transcrição da apresentação:

1 Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Atividade 08 Unidade 01 Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Nelson Hanaque Esquivel Filho

2 JUSTIFICATIVA      O meio ambiente como fonte de recursos necessários ao desenvolvimento comunidade humana tem importância fundamental para a sobrevivência de todos os indivíduos que formam o sistema.     O homem usufrui dos recursos naturais de forma  predatória e devastadora sem se preocupar com o esgotamento dos mesmos.

3   APRESENTAÇÃO   Este projeto surge de uma necessidade da comunidade do registro, do cuidado, do cumprimento do papel e missão da escola, na formação de talentos e reconhecimento sócio- econômico ao longo de seus anos e atuação e das ações constantes de preservação e conservação do Meio Ambiente na Região, além de buscar estar sempre na base do alicerce educacional, enfocando como pioneira as questões que nos leva a auto gestão e sustentabilidade. 

4     OBJETIVO GERAL:       Despertar a comunidade escolar para a necessidade de desenvolver ações adequadas para a reintegração do ser humano no processo de preservação e conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. 

5 ESTRATEGIAS: Registrar as atividades sugeridas;
Criar projetos de preservação ambiental. Catalogar pessoas envolvidas no processo (professores, funcionários, da comunidade); Programar palestras, cursos, oficinas, seminários e workshop da questão ambiental em suas diversas matrizes; Instituir um prêmio  para a ação ecológica mais atrativa; Criar um blog para socializar ações de preservação e conservação do meio ambiente; Criar um grupo de discussão através de um  Orkut  e as comunidades relacionadas ao tema proposto.

6 SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Criação de hortas; Criação de canteiros;. Reciclagem Blog  para registros individuais e coletivos com ações ecologicamente corretas. Oficinas sobre questões ambientais com palestras, exibições de filmes etc. Transformando lixo em arte. O meio ambiente em vídeo Painel de fotografias

7 DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
  Língua Portuguesa - confecção de cartazes, leitura, interpretação; Educação Física- acompanhamento dos alunos nas caminhadas e nas  atividades práticas; Geografia- estudo de solo; Biologia- Biodiversidade, estudo da fauna , flora, reciclagem, importância dos elementos naturais para o desenvolvimento sustentável; Redação- cartazes, produção de texto; História/ Sociologia- trabalhar aspectos históricos e sociais sobre a importância da preservação do meio ambiente Ética- estimular ações positivas para conservação da nossa natureza; Inglês- estudo da linguagem informatizada; Matemática- medição da área a ser plantada. 

8 DURAÇÃO DO PROJETO Todo Ano letivo

9 RECURSOS UTILIZADOS Textos; Computadores ligados a internet;
Data show; Retroprojetor; Rádio; DVD; TV; Filmadora ; Câmera digital/ analógica; Mudas de plantas , flores, hortaliças; Terra vegetal; Grama; Equipamentos de aprendizagem(enxada, facão, foice, extrovenga, pá, gadanho, vassoura, tesoura, etc; Orgânico; Humus de minhoca; Pedras e cascalho; Sementes.

10 Resultados obtidos Como resultado o projeto teve uma revitalização da a´rea verde da escola , que antes tinha uma paisagem árida e desertificada. Depois que o projeto aconteceu tudo ficou diferente na unidade escolar! Os estudantes resgataram a sua auto estima em relação á escola, ao meio ambiente e até mesmo em relação as suas ações no dia-a-dia!

11 BIBLIOGRAFIA SATO, M.; SANTOS, J. E. Agenda 21 em sinopse. São Carlos, p. Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos. CAVALCANTI, C. Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo, Cortez Editora, p. DIEGUES, Antonio Carlos Sant’Ana. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo, NUPAUB/USP, 1994.


Carregar ppt "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google