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NÚCLEO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ GLAUCIA BAIA Especialista em Educação.

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1 NÚCLEO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ GLAUCIA BAIA Especialista em Educação

2 Objetivo Promover as políticas de formação continuada no Estado do Pará, a todos os profissionais da Educação Básica da rede pública de ensino municipal e estadual, visando melhorar e ampliar a Qualidade da Ação Profissional. Núcleo de Gestão do Conhecimento de Profissionais da Educação NGCFOR

3 3 ARTICULADOR DE PROJETOS NAS ESCOLAS - APE ARTICULADOR DE PROJETOS NAS ESCOLAS - APE PROJETO 1

4 Processo Seletivo Especial Interno; As vagas prioritariamente aos Especialistas em Educação e para professores readaptados No mínimo 1 por município; Lotado nas UREs, USEs ou em escolas sedes; 8 unidades de ensino por articulador; A jornada de até 40 horas semanais (200h/mês), distribuídas em 8 horas diárias. ARTICULADOR DE PROJETOS NAS ESCOLAS

5 ATRIBUIÇÕES Planejar, acompanhar, orientar e avaliar as ações pedagógicas desenvolvidas pela equipe das escolas de acordo com as diretrizes dos projetos da área sob sua responsabilidade; Organizar momentos de estudos, planejamento, acompanhamento, avaliação e reflexão com a equipe das escolas; ARTICULADOR DE PROJETOS NAS ESCOLAS

6 6 CURSO: GESTÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL – USE´s e URE´s CURSO: GESTÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL – USE´s e URE´s PROJETO 2

7 Objetivos Capacitar para a Gestão Educacional/Administrativa das USE´s e URE´s visando à melhoria da qualidade da atuação profissional. Promover ações de formação em serviço e desenvolvimento profissional dos gestores que atuam nas escolas do Pará. Estruturar a gestão pedagógica para desenvolver e apoiar o trabalho nas escolas. CURSO: GESTÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL – USE´s e URE´s

8 Modalidade Presencial e a Distância Quatro encontros presenciais = 52h Três Palestras = 8h Carga horária a Distância = 30h Total = 58h presencias + 30h a Distância = 90h CURSO: GESTÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL – USE´s E URE´s

9 Belém Módulo 1: 11 e 12 de abril Módulo 2: 08 e 09 de maio Módulo 3: 06 e 07 de junho Módulo 4: 01 e 02 de agosto CURSO: GESTÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL – USE´s E URE´s

10 COMPONENTEAÇÕES 2014 PROENEM PRESENCIAL Elaboração do projeto; proposta de formação; articulação e reunião com os outros setores envolvidos DEMP, CTAE e CRTI, e Ascom. Capacitação no do Portal Escolar – Educação sem Distância. PROENEM A DISTÂNCIA Capacitação no Portal Escolar – Educação sem Distância PROEMI/JFPlanejamento de oferta ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO Elaboração dos instrumentais de acompanhamento Metas Prioritárias 2014 – NGCFOR PACTO

11 COMPONENTEAÇÕES 2014 CEJAFormação aos professores em 50 polos de atendimento da EJA total de 510 professores Educação de Tempo Integral – E.F. e E.M. Acompanhando a organização dos projetos de implementação. Comitê de Estágios Supervisionados Validado no FORPROF em 10 de março Comitê dos programas e projetos Validado no FORPROF em 10 de março 2014 PEEFormação – Metas da formação 16, 17 e 18 Metas Prioritárias 2014 – NGCFOR PACTO

12 UNIFESSPA FÓRUM PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE DO PARÁ - FORPROF-PA

13 Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR - Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR - ( Art. 11, item 3, do /Decreto 6.755/2009) Fomenta a oferta de turmas especiais em cursos de: Licenciatura – para docentes e tradutores intérpretes de libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula; Segunda licenciatura – para docentes tradutores intérpretes de libras em exercício em exercício há pelo menos três anos na rede pública da educação básica e que estejam atuando em área distinta da sua formação inicial; e Formação pedagógica – para docentes tradutores intérpretes de libras graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica

14 Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR - OBJETIVO Induzir e fomentar a oferta de educação superior gratuita e de qualidade, para professores e tradutores intérpretes de libras em exercício na rede pública na educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

15 Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR Regime de Colaboração FÓRUNS ESTADUAIS PERMANENTES DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE (Art. 4 o do Decreto 6.755/2009 e Portaria MEC nº 883, de 16 de setembro de 2009) – FORPROF

16 Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR FÓRUNS ESTADUAIS PERMANENTES DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE SEEUNCMECEEIES CAPES E MEC CNTEUNDIMESEM Apoio aos professores em formação Articulação local Divulgação e acompanhamento Regulação dos cursos Gestão acadêmica Articulação nacional e financiamento Ação colaborativa e cooperativa no planejamento e articulação Gestão local

17 Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR INSTITUCIONALIZAÇÃO - FÓRUM (Art 4º, § 7 o - O Fórum deverá elaborar suas normas internas de funcionamento, do Decreto 6.755/2009). Comitê Parfor Comitê Formação Continuada; Comitê UAB Comitê Estágio Supervisionado Comitê Programas e Projetos

18 CAPES FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE Comitê Gestor Interinstitucional MEC SEDUC UFRA IFPA UEPA UFOPA UFPA IPES UNIFESSPA

19 Funcionamento do Fórum Documentos: Atas Resoluções : Critérios para a seleção, CH docente, Calendário, Composição de turma, Transferência entre IPES, Re-oferta. Comitês : Formação continuada, do PARFOR, da UAB, de Estágio e de Programas e Projetos, Portarias Nota Técnica Termo de Compromisso: Polos PARFOR; Auxílio Formação; Calendário Unificado

20 Programas de Formação de Professores Programas de Formação de Professores

21

22 O PARFOR Possui turmas, em 422 municípios brasileiros, localizados em 24 unidades da federação. No estado do Pará IES Valor investido Turmas IFPA ,0087 UEPA ,0088 UFOPA ,63105 UFPA ,00283 UFRA ,2868 TOTAIS ,91631

23 UFTurmasCursando AC AM AP BA CE40708 DF7184 ES227 MA MG10 MS576 MT27451 PA PB13481 PE34913 PI PR RJ15366 RN RO117 RR27749 RS SC SP TO MATRÍCULAS MATRÍCULAS

24 MAPA PARFOR

25 REDES DE ENSINO - MUNICÍPIOS REDES DE ENSINO - MUNICÍPIOS

26 Parfor: Nº de escolas com pelo um professor matriculado Região UFNº de escolas NAC550 NAM1939 NAP541 NEBA3991 NECE547 CODF136 SEES30 COGO9 NEMA1726 SEMG12 COMS69 COMT317 NPA5543 NEPB338 NEPE677 NEPI2278 SPR1061 SERJ326 NERN706 NRO17 NRR248 SRS795 SESC900 SESP1145 NTO METAS ALCANÇADAS METAS ALCANÇADAS

27 O ESTADO PARÁ NOS PROGRAMAS DA DEB 2014 ProgramaValor para 2014 PIBID ,00 PARFOR ,00 Total ,00

28 Processo Seletivo 2014 do PARFOR Inscrições Pará5.608 Inscrições outros Estados9 Inscritos Rede Municipal5.219 Validados Rede Municipal4.581 Inscritos Rede Estadual387 Validados Rede Estadual173 Total Validados4.761 Total Não Avaliados71 Total Negados764

29 QUANTIDADE DE VALIDADOS POR CURSO

30 Unidade acadêmica de apoio pedagógico, administrativo e tecnológico às atividades de ensino-aprendizagem dos cursos e programas ofertados a distância por IES Públicas Polo UAB

31 Situação por UF Fonte: CGIE/DED/CAPES

32 FORMAÇÃO CONTINUADA UFPA – 17 cursos UFRA – 4 cursos ABERTAS AS INSCRIÇÕES Escola de Gestores – diretores e vice-diretores 600 vagas – redes de ensino 31 de março - A Distância

33 Site: www6.seduc.pa.gov.br/planodeformacao Fone: (91) / Janae Gonçalves Fone: (91) /


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