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NÚCLEO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ GLAUCIA BAIA Especialista em Educação.

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1 NÚCLEO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ
GLAUCIA BAIA Especialista em Educação

2 Núcleo de Gestão do Conhecimento de Profissionais da Educação
NGCFOR Objetivo Promover as políticas de formação continuada no Estado do Pará, a todos os profissionais da Educação Básica da rede pública de ensino municipal e estadual, visando melhorar e ampliar a Qualidade da Ação Profissional.

3 ARTICULADOR DE PROJETOS
NAS ESCOLAS - APE PROJETO 1

4 ARTICULADOR DE PROJETOS NAS ESCOLAS
Processo Seletivo Especial Interno; As vagas prioritariamente aos Especialistas em Educação e para professores readaptados No mínimo 1 por município; Lotado nas URE’s, USE’s ou em escolas sedes; 8 unidades de ensino por articulador; A jornada de até 40 horas semanais (200h/mês), distribuídas em 8 horas diárias.

5 ARTICULADOR DE PROJETOS NAS ESCOLAS
ATRIBUIÇÕES Planejar, acompanhar, orientar e avaliar as ações pedagógicas desenvolvidas pela equipe das escolas de acordo com as diretrizes dos projetos da área sob sua responsabilidade; Organizar momentos de estudos, planejamento, acompanhamento, avaliação e reflexão com a equipe das escolas;

6 GESTÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL – USE´s e URE´s
CURSO: GESTÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL – USE´s e URE´s PROJETO 2

7 CURSO: GESTÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL – USE´s e URE´s
Objetivos Capacitar para a Gestão Educacional/Administrativa das USE´s e URE´s visando à melhoria da qualidade da atuação profissional. Promover ações de formação em serviço e desenvolvimento profissional dos gestores que atuam nas escolas do Pará. Estruturar a gestão pedagógica para desenvolver e apoiar o trabalho nas escolas.

8 CURSO: GESTÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL – USE´s E URE´s
Modalidade Presencial e a Distância Quatro encontros presenciais = 52h Três Palestras = 8h Carga horária a Distância = 30h Total = 58h presencias + 30h a Distância = 90h

9 CURSO: GESTÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL – USE´s E URE´s
Belém Módulo 1: 11 e 12 de abril Módulo 2: 08 e 09 de maio Módulo 3: 06 e 07 de junho Módulo 4: 01 e 02 de agosto

10 Metas Prioritárias 2014 – NGCFOR PACTO
COMPONENTE AÇÕES 2014 PROENEM PRESENCIAL Elaboração do projeto; proposta de formação; articulação e reunião com os outros setores envolvidos DEMP, CTAE e CRTI, e Ascom. Capacitação no do Portal Escolar – Educação sem Distância. PROENEM A DISTÂNCIA Capacitação no Portal Escolar – “Educação sem Distância” PROEMI/JF Planejamento de oferta ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO Elaboração dos instrumentais de acompanhamento

11 Metas Prioritárias 2014 – NGCFOR PACTO
COMPONENTE AÇÕES 2014 CEJA Formação aos professores em 50 polos de atendimento da EJA total de 510 professores Educação de Tempo Integral – E.F. e E.M. Acompanhando a organização dos projetos de implementação. Comitê de Estágios Supervisionados Validado no FORPROF em 10 de março 2014. Comitê dos programas e projetos Validado no FORPROF em 10 de março 2014 PEE Formação – Metas da formação 16, 17 e 18

12 FÓRUM PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE DO PARÁ - FORPROF-PA
UNIFESSPA

13 Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR - ( Art. 11, item 3, do /Decreto 6.755/2009) Fomenta a oferta de turmas especiais em cursos de: Licenciatura – para docentes e tradutores intérpretes de libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula; Segunda licenciatura – para docentes tradutores intérpretes de libras em exercício em exercício há pelo menos três anos na rede pública da educação básica e que estejam atuando em área distinta da sua formação inicial; e Formação pedagógica – para docentes tradutores intérpretes de libras graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica

14 Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR -
OBJETIVO Induzir e fomentar a oferta de educação superior gratuita e de qualidade, para professores e tradutores intérpretes de libras em exercício na rede pública na educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

15 Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR
Regime de Colaboração FÓRUNS ESTADUAIS PERMANENTES DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE (Art. 4o  do Decreto 6.755/2009 e Portaria MEC nº 883, de 16 de setembro de 2009) – FORPROF

16 Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR
FÓRUNS ESTADUAIS PERMANENTES DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE Apoio aos professores em formação SEE UNCME CEE IES CAPES E MEC CNTE UNDIME SEM Regulação dos cursos Gestão local Ação colaborativa e cooperativa no planejamento e articulação Gestão acadêmica Articulação local Articulação nacional e financiamento Divulgação e acompanhamento

17 Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR
INSTITUCIONALIZAÇÃO - FÓRUM (Art 4º , § 7o - O Fórum deverá elaborar suas normas internas de funcionamento, do Decreto 6.755/2009). Comitê Parfor Comitê Formação Continuada; Comitê UAB Comitê Estágio Supervisionado Comitê Programas e Projetos

18 MEC CAPES IPES Comitê Gestor Interinstitucional
FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE Comitê Gestor Interinstitucional UFRA IFPA UEPA UFOPA UFPA IPES SEDUC UNIFESSPA

19 Funcionamento do Fórum
Documentos: Atas Resoluções : Critérios para a seleção, CH docente, Calendário, Composição de turma, Transferência entre IPES, Re-oferta. Comitês: Formação continuada, do PARFOR, da UAB, de Estágio e de Programas e Projetos, Portarias Nota Técnica Termo de Compromisso: Polos PARFOR; Auxílio Formação; Calendário Unificado

20 Programas de Formação de Professores

21

22 O PARFOR Possui turmas, em 422 municípios brasileiros, localizados em 24 unidades da federação. No estado do Pará IES Valor investido Turmas IFPA ,00 87 UEPA ,00 88 UFOPA ,63 105 UFPA ,00 283 UFRA ,28 68 TOTAIS ,91 631

23 MATRÍCULAS UF Turmas Cursando AC 25 1041 AM 220 6151 AP 55 1833 BA 313
8660 CE 40 708 DF 7 184 ES 2 27 MA 140 3101 MG 1 MS 5 76 MT 451 PA 631 19160 PB 13 481 PE 34 913 PI 213 5978 PR 89 1652 RJ 15 366 RN 1277 RO 17 RR 749 RS 45 1025 SC 66 1073 SP 68 1402 TO 53 1416 2145 57741

24 MAPA PARFOR

25 REDES DE ENSINO - MUNICÍPIOS

26 Parfor: Nº de escolas com pelo um professor matriculado
Região UF Nº de escolas N AC 550 AM 1939 AP 541 NE BA 3991 CE 547 CO DF 136 SE ES 30 GO 9 MA 1726 MG 12 MS 69 MT 317 PA 5543 PB 338 PE 677 PI 2278 S PR 1061 RJ 326 RN 706 RO 17 RR 248 RS 795 SC 900 SP 1145 TO 479 24380 METAS ALCANÇADAS

27 O ESTADO PARÁ NOS PROGRAMAS DA DEB 2014
Valor para 2014 PIBID ,00 PARFOR ,00 Total ,00

28 Processo Seletivo 2014 do PARFOR
Inscrições Pará 5.608 Inscrições outros Estados 9 Inscritos Rede Municipal 5.219 Validados Rede Municipal 4.581 Inscritos Rede Estadual 387 Validados Rede Estadual 173 Total Validados 4.761 Total Não Avaliados 71 Total Negados 764

29 QUANTIDADE DE VALIDADOS POR CURSO

30 Polo UAB Unidade acadêmica de apoio pedagógico, administrativo e tecnológico às atividades de ensino-aprendizagem dos cursos e programas ofertados a distância por IES Públicas

31 Fonte: CGIE/DED/CAPES
Situação por UF Fonte: CGIE/DED/CAPES

32 FORMAÇÃO CONTINUADA - 2014 UFPA – 17 cursos UFRA – 4 cursos
ABERTAS AS INSCRIÇÕES Escola de Gestores – diretores e vice-diretores 600 vagas – redes de ensino 31 de março - A Distância

33 Site: www6.seduc.pa.gov.br/planodeformacao Fone: (91) / Janae Gonçalves Fone: (91) /


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