Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMateus Da Luz Alterado mais de 10 anos atrás
1
De 26 a 28/01/2012 Itabuna e Santa Luzia / Bahia Programa O MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos – idealizado por Clodoaldo S. da Anunciação
2
Fenômenos da Web 2.0: escritores virtuais; escritas cooperativas e ou colaborativas; sites de compartilhamento de fotos, slides, comunidades virtuais... Sociedade da Autoria
3
Weblog ou escrita/leitura na internet surgiu em 1997. Era uma espécie de diário pessoal divulgado na Internet, mas atualmente é uma ferramenta para difusão de informação, desenvolver as habilidades sociais e colaborativas; meio que possibilita conexões e intercâmbio entre pessoas, informações e contexto global e local.
4
Os blogs atuais não têm só escrita, mas imagens estáticas ou em movimentos, áudio etc. os blogs de fotografias: os fotoblogs os de sons: os audioblogs os de imagens em movimentos: videoblogs
5
Características de um Blog: Título de acordo com a temática do blog; Coleção de Posts com título e organizados de forma cronológica; Conteúdos que abrangem links, sites, imagens, outros textos e espaços para comentários do leitores; Política própria (abertos ou não) que permite ou veta a publicação de conteúdos por diferentes pessoas.
6
Blog Educativo: favorece que professores e estudantes aprendam a construir e compartilhar coletivamente, em rede, de conhecimentos e atitudes, ao mesmo tempo que vão dominando as TIC.
7
Contribuições do uso do Blog para o ensino: Ferramenta de aprendizagem; Integra escrita com leitura; Divulga e socializa além dos limites da sala de aula o que os alunos produzem; Favorece o desenvolvimento de diferentes estilos de escrita.
8
Contribuições do uso Blog para a aprendizagem [1]promover pensamento crítico e analítico, [2] promover o pensamento criativo, intuitivo e associativo, [3] ensejar o pensamento analógico, [4] aumentar as possibilidades de acesso à informação de qualidade e [5] combinar o melhor da reflexão individual, solitária com a interação social, num exercício da inteligência coletiva. (Simão Pedro P. Marinho, 2007)
9
http://palavraaberta.blogspot.com http://palavraaberta.blogspot.com (Profª Gládis Leal) http://blogosferamarli.blogspot.com (Profª Marli Fiorentin)http://blogosferamarli.blogspot.com http://jarbas.wordpress.com (Prof. Jarbas)http://jarbas.wordpress.com http://almadeeducador.blogspot.com http://lousadigital.blogspot.com http://edublogosfera.blogspot.com http://rafaelnink.com/blog (Rafael Nink)http://rafaelnink.com/blog http://ciberespaconaescola.blogspot.com http://of2edu.blogspot.com (Sites e dicas interessantes para professores.http://of2edu.blogspot.com
10
Construção de um blog educativo: Incluir no planejamento pedagógico; Informar à turma; Comunicar à família, solicitar uso da imagem dos filhos no blog; Escolher um site para criação do blog.
11
Blogger - http://www.blogger.com.brhttp://www.blogger.com.br Wordpress - http://pt-br.wordpress.comhttp://pt-br.wordpress.com Blogger.com - http://www.blogger.comhttp://www.blogger.com Weblogger.br -http://weblogger.terra.brhttp://weblogger.terra.br Blig - http://www.blig.com.brhttp://www.blig.com.br Blog – Uol - http://blog.uol.com.brhttp://blog.uol.com.br Big Blogger - http://www.bigblogger.com.brhttp://www.bigblogger.com.br The Blog - http://www.theblog.com.brhttp://www.theblog.com.br Blog-se - http://www.blog-se.com.brhttp://www.blog-se.com.br Via Blog - http://www.viablog.com.brhttp://www.viablog.com.br Sapo.pt - http://blogs.sapo.pthttp://blogs.sapo.pt Fonte : http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com/http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com/
12
Facebook é um serviço de rede social e site lançado em fevereiro de 2004. Os usuários devem se cadastrar para utilizar o site, depois criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários como amigos e trocar mensagens, incluindo notificações automáticas quando atualizar seu perfil. Os usuários também podem participar de grupos de interesse comum: escola, trabalho ou faculdade, ou outras categorias. Os amigos podem ser agrupados em listas como "Pessoas de Trabalho" ou "bons amigos". (Fonte: Wikipedia)
13
Facebook em sala de aula Desenvolva um projeto Use os recursos do Fecebook como: Os favoritos: notícias, mensagens, eventos e amigos para publicar informações materiais e socializar informações com a turma; estes recursos são usados pelos docentes e estudantes. Aplicativos, como os jogos que possibilitam desenvolver as habilidades de algumas disciplinas, como as de Língua Portuguesa ou Inglesa/Espanhola. Grupos
14
Facebook em sala de aula Constitui um espaço para o estudante publicar produções textuais, dúvidas, links, vídeos, fontes de pesquisa para que todos comentem e acessem. Estas publicações ajudam o professor a acompanhar a interação da turma, o trabalho individual ou de cada membro do grupo e a orientar a pesquisa. Fonte de notícias: sobre o projeto da classe, da disciplina, da escola e da comunidade.
15
Facebook em sala de aula Benefícios para classe Cria uma atmosfera democrática e participativa. Possibilita uma maneira descontraída para o estudante participar da aula. Aumenta a colaboração e intercâmbio entre os estudantes. Engajamento da turma em torno do projeto dentre e fora da sala.
16
Facebook em sala de aula Oportuniza a conscientização política, social e ambiental porque possibilita sermos seguidores de escritores, artistas, políticos, cientistas e diversos movimentos sociais. Encontro virtuais com especialista sobre o tema pesquisado Auxilia no desenvolvimento da cidadania digital. Responsabilidade pelo que faz nas redes sociais. Fonte: http://images.pcmac.org/Uploads/MCPSS/MobileCounty/Departments/Forms /FacebookGuide.pdf http://images.pcmac.org/Uploads/MCPSS/MobileCounty/Departments/Forms /FacebookGuide.pdf http://facebookparaprofessores.com/q3Lu4http://facebookparaprofessores.com/q3Lu4 (cadastre-se para receber o guia em português)
17
Referências MARINHO, Simião Pedro P. Blog na educação e Manual Básico do Blogger. 3 ed. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2007. Rodrigues, Cláudia.O uso de blogs como estratégia motivadora para o ensino de escritana escola / Cláudia Rodrigues. -- Campinas, SP : [s.n.], 2008, Disponivel em:http://pt.scribd.com/doc/13499300/disserta caousodosblogs. Acesso em 23 de janeiro de 2012.http://pt.scribd.com/doc/13499300/disserta caousodosblogs
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.