A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

De 26 a 28/01/2012 Itabuna e Santa Luzia / Bahia Programa O MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos – idealizado por Clodoaldo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "De 26 a 28/01/2012 Itabuna e Santa Luzia / Bahia Programa O MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos – idealizado por Clodoaldo."— Transcrição da apresentação:

1 De 26 a 28/01/2012 Itabuna e Santa Luzia / Bahia Programa O MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos – idealizado por Clodoaldo S. da Anunciação

2 Fenômenos da Web 2.0: escritores virtuais; escritas cooperativas e ou colaborativas; sites de compartilhamento de fotos, slides, comunidades virtuais... Sociedade da Autoria

3 Weblog ou escrita/leitura na internet surgiu em Era uma espécie de diário pessoal divulgado na Internet, mas atualmente é uma ferramenta para difusão de informação, desenvolver as habilidades sociais e colaborativas; meio que possibilita conexões e intercâmbio entre pessoas, informações e contexto global e local.

4 Os blogs atuais não têm só escrita, mas imagens estáticas ou em movimentos, áudio etc. os blogs de fotografias: os fotoblogs os de sons: os audioblogs os de imagens em movimentos: videoblogs

5 Características de um Blog: Título de acordo com a temática do blog; Coleção de Posts com título e organizados de forma cronológica; Conteúdos que abrangem links, sites, imagens, outros textos e espaços para comentários do leitores; Política própria (abertos ou não) que permite ou veta a publicação de conteúdos por diferentes pessoas.

6 Blog Educativo: favorece que professores e estudantes aprendam a construir e compartilhar coletivamente, em rede, de conhecimentos e atitudes, ao mesmo tempo que vão dominando as TIC.

7 Contribuições do uso do Blog para o ensino: Ferramenta de aprendizagem; Integra escrita com leitura; Divulga e socializa além dos limites da sala de aula o que os alunos produzem; Favorece o desenvolvimento de diferentes estilos de escrita.

8 Contribuições do uso Blog para a aprendizagem [1]promover pensamento crítico e analítico, [2] promover o pensamento criativo, intuitivo e associativo, [3] ensejar o pensamento analógico, [4] aumentar as possibilidades de acesso à informação de qualidade e [5] combinar o melhor da reflexão individual, solitária com a interação social, num exercício da inteligência coletiva. (Simão Pedro P. Marinho, 2007)

9 (Profª Gládis Leal) (Profª Marli Fiorentin)http://blogosferamarli.blogspot.com (Prof. Jarbas)http://jarbas.wordpress.com (Rafael Nink)http://rafaelnink.com/blog (Sites e dicas interessantes para professores.http://of2edu.blogspot.com

10 Construção de um blog educativo: Incluir no planejamento pedagógico; Informar à turma; Comunicar à família, solicitar uso da imagem dos filhos no blog; Escolher um site para criação do blog.

11 Blogger - Wordpress - Blogger.com - Weblogger.br -http://weblogger.terra.brhttp://weblogger.terra.br Blig - Blog – Uol - Big Blogger - The Blog - Blog-se - Via Blog - Sapo.pt - Fonte :

12 Facebook é um serviço de rede social e site lançado em fevereiro de Os usuários devem se cadastrar para utilizar o site, depois criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários como amigos e trocar mensagens, incluindo notificações automáticas quando atualizar seu perfil. Os usuários também podem participar de grupos de interesse comum: escola, trabalho ou faculdade, ou outras categorias. Os amigos podem ser agrupados em listas como "Pessoas de Trabalho" ou "bons amigos". (Fonte: Wikipedia)

13 Facebook em sala de aula Desenvolva um projeto Use os recursos do Fecebook como: Os favoritos: notícias, mensagens, eventos e amigos para publicar informações materiais e socializar informações com a turma; estes recursos são usados pelos docentes e estudantes. Aplicativos, como os jogos que possibilitam desenvolver as habilidades de algumas disciplinas, como as de Língua Portuguesa ou Inglesa/Espanhola. Grupos

14 Facebook em sala de aula Constitui um espaço para o estudante publicar produções textuais, dúvidas, links, vídeos, fontes de pesquisa para que todos comentem e acessem. Estas publicações ajudam o professor a acompanhar a interação da turma, o trabalho individual ou de cada membro do grupo e a orientar a pesquisa. Fonte de notícias: sobre o projeto da classe, da disciplina, da escola e da comunidade.

15 Facebook em sala de aula Benefícios para classe Cria uma atmosfera democrática e participativa. Possibilita uma maneira descontraída para o estudante participar da aula. Aumenta a colaboração e intercâmbio entre os estudantes. Engajamento da turma em torno do projeto dentre e fora da sala.

16 Facebook em sala de aula Oportuniza a conscientização política, social e ambiental porque possibilita sermos seguidores de escritores, artistas, políticos, cientistas e diversos movimentos sociais. Encontro virtuais com especialista sobre o tema pesquisado Auxilia no desenvolvimento da cidadania digital. Responsabilidade pelo que faz nas redes sociais. Fonte: /FacebookGuide.pdf /FacebookGuide.pdf (cadastre-se para receber o guia em português)

17 Referências MARINHO, Simião Pedro P. Blog na educação e Manual Básico do Blogger. 3 ed. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Rodrigues, Cláudia.O uso de blogs como estratégia motivadora para o ensino de escritana escola / Cláudia Rodrigues. -- Campinas, SP : [s.n.], 2008, Disponivel em:http://pt.scribd.com/doc/ /disserta caousodosblogs. Acesso em 23 de janeiro de 2012.http://pt.scribd.com/doc/ /disserta caousodosblogs


Carregar ppt "De 26 a 28/01/2012 Itabuna e Santa Luzia / Bahia Programa O MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos – idealizado por Clodoaldo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google