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UCB GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Processo de Trabalho Gerencial do Enfermeiro Profª Alcinéa Cristina Ferreira de Oliveira.

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1 UCB GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Processo de Trabalho Gerencial do Enfermeiro Profª Alcinéa Cristina Ferreira de Oliveira

2 Tomar decisões pequenas grandes automáticas Necessidade de tomar decisões acertadas não se restringe à situações corriqueiras do cotidiano As decisões que tomamos podem ser a chave para o nosso sucesso ou insucesso pessoal e profissional. Não arriscar tomando decisões pelo processo de acerto ou erro. Processo Decisório

3 O erro pode ser fatal para nós e para outros envolvidos na situação Grande parte dos erros que cometemos nos processos decisórios, ocorrem devido a falhas de informação ou formação. É preciso tomar decisões de modo a percorrer todas as alternativas possíveis para a resolução do problema

4 É preciso que as decisões sejam tomadas de modo sistemático. Podemos aprender a fazer isso. Intervenção e transformação da realidade por meio do exercício do planejamento sistematizado e da análise de problemas Processo decisório cuidadoso, sem queimar nenhuma das etapas essenciais

5 Planejamento Planejar requer partir de um...diagnóstico da situação e capacidade para priorizar ações programáticas detendo poder de previsão e controle de todas as variáveis,num cenário estável.(Melleiro e Ciampone, 2005) O planejamento, como um instrumento do processo de trabalho gerencial pode ser definido como a arte de fazer escolhas e de elaborar planos para favorecer um processo de mudança. (op cit) O planejamento é um processo em movimento,contínuo, necessita de reavaliações constantes.

6 Para MEHRY (1994), o planejamento na vida do homem contemporâneo é importante em três situações: Como instrumento / Atividade dos processos de gestão da organizações Impulsionador de práticas sociais transformadoras Método de ação governamental (produção de políticas)

7 Gerenciamento de conflitos e negociação CONFLITO Existe uma grande proximidade com a dimensão emocional sentimentos negativos valores,crenças e percepções dos indivíduos na sua relação com o outro. Sentimentos negativos anteriores trazem diferentes significados para conflito.

8 PERCEPÇÕES SOBRE OS CONFLITOS Experiência negativa, proveniente de erro ou falha. Implícito em uma batalha de interesses incompatíveis o bem e o mal. Destrutivo das relações.

9 Cada um pode transformar o conflito em negativo ou positivo. A maneira como se lida como conflito vai determinar a resolução final. Não permitir que o emocional determine a condução do conflito,mas...que a dimensão racional esteja presente e interferindo nessa condução. É preciso desenvolver, cada dia, a habilidade de gerenciar conflitos.

10 Hoje,na dinâmica das organizações de saúde, é fundamental, saber gerenciar conflitos e fazer negociações. As teorias administrativas propostas até a decáda de 80, negavam a existência de conflitos e poder nas organizações. Predominava o enfoque mecanicista. Caso existisse conflito era atribuído a falhas na administração. Mesmo a teoria das Relações Humanas enfocou o conflito como uma doença das organizações e das relações.

11 É preciso considerar que as diferentes leituras e interpretações da realidade, devem ser considerados quando da tentativa de se buscar o entendimento do conflito. Tentar decodificar o conflito nos seus componentes emocionais e racionais; buscar

12 Trabalhadores disputam recursos limitados / lutam por reconhecimento e progresso na carreira / formas de recompensas que possam ser proporcionadas pela empresa. Frustrações frente ao não alcance de metas. Reações acontecem com base em interpretações individuais. Participantes do processo precisam de preparo para lidar com conflitos. Diferenças de personalidade, diferenças de informação e percepção. Origens dos conflitos

13 Trabalhando os conflitos......no enfoque gerencial contemporâneo As organizações são como uma rede de negociações, incluindo o ambiente interno e externo. Admite-se que o conflito é inerente às organizações As organizações saudáveis são aquelas que explicitam e discutem os conflitos de modo transparente. Adota-se o estilo ganha-ganha.

14 Gerenciamento dos conflitos Podemos administrar esta questão sob quatro estratégias diferentes: Acomodação: busca harmonia encobrindo os problemas Dominação: exercício extremo do poder,impondo-se a solução preferida Barganha/compromisso: cada parte cede um pouco a fim de resolver o conflito. Solução integrativa de problemas: satisfazer as exigências de ambas as partes,através da busca de soluções alternativas. É FUNDAMENTAL A CONFIANÇA ENTRE AS PARTES.

15 Processo de negociação é o uso da informação e do poder, como fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão (COHEN,1980) é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidades(ACUFF,1993) é o processo pelo qual as partes movem de suas posições iniciais divergentes até um ponto no qual o acordo pode ser obtido.(STEELE et al,1995)

16 Entendemos que a flexibilidade no processo de negociação é fundamental para um bom desempenho nos acordos a serem firmados. HABILIDADES BÁSICAS EM NEGOCIAÇÃO Ser proativo Não aceitar as coisas como elas são, sem antes perguntar por que elas não poderiam see feitas melhor Trabalhar o medo da perda e do ataque que surge diante do enfrentamento de situações desconhecidas Quebrar resistências e acreditar que épossível aprender a negociar.

17 Planejamento da negociação Identificar claramente qual é o problema a ser resolvido. Listar as possíveis causas e conseqüências. Alguns passos importantes: Separar as pessoas dos problemas Concentrar-se nos interesses básicos de ambas as partes Buscar alternativas de ganhos mútuos Estabelecer critérios justos e objetivos para a solução do problema que satisfaçaao máximo as partes envolvidas.

18 Colaborativo contestador Existem vários estilos para lidar com conflitos Contestador Colaborativo De aceitação cooperativo De retirada Do compromisso.

19 o medo é a fé no fracasso (autor desconhecido) As competências relacionadas ao aprender a aprender e ao aprender a ser, aprender a relacionar-se e melhor conviver, são essenciais na gestão dos serviços de saúde(CIAMPONE e KURCGANT,2004) REFERÊNCIAS: KURCGANT, Paulina.coord. GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM. Guanabara Koogan RJ


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