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Aula – 8 Planejamento 08-08-2013.

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1 Aula – 8 Planejamento

2 8º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação
Tópicos: Ética nas decisões e negociações. Aprendendo a ouvir.

3 8º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação
Aplicar a visão sistêmica para alcançar a negociação ganha-ganha, resultando assim em uma visão mais global da negociação. Assim defende MARTINELLI, Dante P, Negociação Empresarial: Enfoque Sistêmico e Visão Estratégica, 2002. Negociação é o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma “rede de tensão”. (Cohen 1980, 13) em MARTINELLI, Dante P, Negociação Empresarial: Enfoque Sistêmico e Visão Estratégica, 2002.

4 8º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação
Como aplicar a ética nos usos da Informação e do Poder ? Mas o que é Ética? Refletindo.... De acordo com Thompson, 2009, p. 164, “A ética é uma manifestação de normas culturais, contextuais e interpessoais que tornam inaceitáveis certas estratégias e comportamentos.”

5 8º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação
ética & Informação : Informação: “É o ato ou efeito de informar-se acerca de alguém ou de algo”.(...) “A informação está intimamente relacionada com o poder de conhecer as necessidades, ou seja, ela pode encaminhar ao sucesso, afetar a avaliação da realidade e as decisões que serão tomadas”. (...) “O ponto chave no processo de negociação é saber ouvir, escutar o que está sendo dito, procurar o que está sendo omitido, além de observar as expressões dos outros negociadores (...)”. MARTINELLI, Dante P, Negociação Empresarial: Enfoque Sistêmico e Visão Estratégica, 2002.

6 8º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação
ética & poder “Dentro de limites razoáveis, é possível conseguir tudo o que se deseja. Deve-se estar ciente das opções, testar suposições, correr riscos calculados e se basear em informações sólidas, acreditando que se tem o poder; desta forma transmite-se autoconfiança aos demais. A negociação utiliza esta forma positiva de poder; exercendo autoconfiança, defendendo interesses e realizando acordos satisfatórios para todas as partes.” MARTINELLI, Dante P, Negociação Empresarial: Enfoque Sistêmico e Visão Estratégica, 2002.

7 8º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação
ética , organizações e mercado “Ética é definida como o "estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto" (Ferreira, 1998, p. 733). (...) “O autor define ética como "uma tentativa de sistematizar as noções correntes de certo e errado, com base em algum princípio básico" (Rosansky,1994, p. 46).” Zylbersztajn, Decio, Revista de Administração Contemporânea, 2002

8 8º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação
ética , organizações e mercado

9 8º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação
o sucesso nas negociações

10 8º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação
Sobre o Grupo Bimbo: Como tudo isso acontece na prática? Fundado no México em 1945, o Grupo Bimbo hoje em dia é uma das empresas de panificação mais importantes do mundo pelo posicionamento da marca, por volume de produção e por vendas, além de ser líder indiscutível no segmento no México e na América Latina. Com presença em 17 países da América, Europa e Ásia, conta com mais de produtos e com mais de 100 marcas de prestígio reconhecido. Desde 1980, o Grupo Bimbo é uma empresa pública com ações na bolsa de valores do México e está formada por seis organizações e um corporativo, os quais operam empresas da indústria de panificação e alimentos em geral.

11 8º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação
Ética nas decisões e negociações.

12 8º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação
Código de ética do Grupo Bimbo: Código de Ética Porque operamos em várias partes do mundo, com diversidade de idiomas e culturas; porque queremos uma empresa com altos princípios e valores, formadora de homens e respeito com a sociedade que nos recebem. Nossos compromisso com: Coladoradores Garantir o respeito à sua dignidade, à sua individualidade e facilitar um ambiente para seu bem estar e desenvolvimento. Acionistas Proporcionar uma lucratividade razoável e de maneira sustentada. Fornecedores Manter relações cordiais e proporcionar seu desenvolvimento. Clientes Oferecer um serviço exemplar; e apoiá-los no seu crescimento e desenvolvimento. Valor de nossas marcas. Concorrentes Competir no mercado de maneira vigorosa e objetiva, baseando-nos na prática do comércio leal. Consumidores Garantir a qualidade, alimentos saudáveis e variedade nos nossos produtos, através da melhoria contínua dos mesmos. Sociedade Promover o fortalecimento dos valores éticos universais. Apoiar o crescimento econômico e social das comunidades onde estejamos presentes

13 8º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação
Ética nas negociações do Grupo Bimbo: Linha Institucional A missão da Divisão Institucional é oferecer produtos de excelente qualidade, que atendam as necessidades dos nossos clientes e agreguem valor aos serviços que eles oferecem. A BIMBO do Brasil passou a atuar com maior foco no canal “Food Service” em 2001, com a criação da Divisão Institucional. Fornecemos produtos para todos os segmentos do canal “Food Service”, como: restaurantes, cozinhas industriais, fast-foods, hotéis, hospitais, comissárias aéreas, prefeituras, etc. Hoje a divisão conta com mais de clientes, dentre eles empresas como: Big X Picanha, Bob´s, Burger King, GR/SA, Alimenta, Playcenter, Tok Take, Wet´n Wild, Sadia, entre outros. A BIMBO do Brasil desenvolve produtos para atender às necessidades desse canal, inclusive com embalagens diferenciadas.

14 8º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação
Marcas do Grupo Bimbo:

15 8º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação
Ética nas negociações para contratação de talentos no Grupo Bimbo: “Se você é uma pessoa apaixonada pelo seu trabalho e identifica-se com nossos valores, venha trabalhar com a gente! “

16 8º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação
Ética na pesquisa científica Diretrizes e Normas Regulamentadoras Sobre Pesquisa Envolvendo Seres Humanos Resolução n°196/96 Conselho Nacional de Saúde 1996 Boa leitura e aprendizado!!!!!


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