A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca."— Transcrição da apresentação:

1 NRE Paranavaí

2 Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca do processo ensino/aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental especialmente em relação ao Ciclo de Alfabetização; *Instrumentalizar as redes municipais de educação para o processo de avaliação da Proposta Pedagógica dos Anos Iniciais, considerando a nova Diretriz Curricular Nacional para o Ensino Fundamental de Nove Anos.

3 Resolução 07/10- CEB/CNE Vídeo : A invenção da Infância Texto: A lógica da Escola- Luiz Carlos Freitas Texto :Educar sem reprovar: desafio de uma escola para todos- Márcia Aparecida Jacomini

4 Qual a função do Ensino Fundamental na vida das crianças/ adolescentes de 6 a 14 anos, de acordo com sua visão? Quais as prioridades escolares do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental de Nove Anos? Quais os maiores desafios a serem vencidos nos anos inicias de escolarização ? Quais as demandas sociais que a escola têm mais atendido nos últimos anos na sua opinião?

5 Leitura e Análise Resolução 07/10- CEB/CNE

6 Vídeo- A invenção da Infância

7

8 Apresenta as contribuições de diferentes autores, e assim possibilita uma reflexão a respeito do contexto social e as influências deste contexto na organização do trabalho pedagógico da escola. Considerando que as características do texto apontam para uma reflexão a constituição histórica da forma escolar, possibilitando portanto pensarmos a respeito da lógica atual das nossas escolas, dos nossos objetivos e de nossas escolhas enquanto profissionais.

9 Definição das formas de trabalho em série e em ciclos, assim como os objetivos que permearam estas formas de organização. Diferenciação da progressão automática e da progressão continuada; Reflexão sobre as características da organização do tempo e da avaliação nas organizações em ciclos e em séries.

10 Democratização da educação : construir processos educacionais capazes de responder às necessidades de todos( ampliação do atendimento, qualidade da educação, qualidade social, estrutura escolar- condições materiais/concepções pedagógicas). Organização e práticas pedagógicas da escola: espaço privilegiado de inclusão de todos ao mundo letrado.

11 A organização do ensino- seriação e ciclos- os procedimentos pedagógicos devem estar a serviço das demandas trazidas pela diversidade que caracteriza a escola pública: (qualidade/quantidade de conhecimentos x apropriação do conhecimento); Os ciclos de aprendizagem por si só não suscitam situações de aprendizagens mais mobilizadoras e com mais sentido.

12 Superação das práticas de reprovação. A promoção como legitimador da aprendizagem. Processo educativo contínuo que rompa com a dicotomia promoção /reprovação. Não se pretende dizer que o fim da reprovação escolar por meio de decretos elimina os processos de exclusão presentes na escola, pois se sabe que uma progressão no decorrer dos anos letivos, sem apropriação do conhecimento, coloca os alunos à margem do processo educativo.


Carregar ppt "NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google