A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Lógicas do Capitalismo A liberdade de escolha começa pelo conhecimento da liberdade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Lógicas do Capitalismo A liberdade de escolha começa pelo conhecimento da liberdade."— Transcrição da apresentação:

1 As Lógicas do Capitalismo A liberdade de escolha começa pelo conhecimento da liberdade.

2 As molas mestras do capitalismo social O sistema de mercado opera sob riscos; Para atenuar esses temores, o Estado assegura um mínimo legal; Pilares do Capitalismo;

3 Empresas ficam sob fogo cerrado da vigilância da sociedade; O Capitalismo Contemporâneo com a Revolução Digital redefiniram a organização do trabalho. De fato os trabalhadores transformaram-se em sócios minoritários do sistema, através de: -Participação nos lucros e resultados; -Fundos de pensão; -Benefícios sociais legalmente constituídos.

4 Como compatibilizar as determinações da rentabilidade com as injunções éticas? A lógica social funciona como intrusa na paisagem capitalista; Fazer política pela ética. Exemplo: Parker Brothers de Salem

5 1- Empresa Parker Brothers de Salem Fábrica de brinquedos criadora do jogo Banco Imobiliário Brinquedo Riviton Kit de plásticos e rebites de borracha, acompanhado de um pequeno instrumento para rebitar, que permitiria construir diferentes tipos de brinquedos.

6 Crianças morreram quando enfiaram uma peça na garganta Possíveis atitudes da empresa - Apenas alertar os riscos nos próximos brinquedos -Definir uma faixa etária mínima - Dizer que não se responsabilizará pelas mortes - Suspender a produção e fazer o recall de todos os produtos

7 Qual foi o impacto da atitude da empresa aos consumidores? Esta atitude deu Credibilidade à empresa Será que as corajosas decisões tomadas não poderiam impulsionar as vendas de outros produtos? Claro que SIM.

8 2. Ford Motor Company 3. GM 4. Coca-Cola Qual é a Lógica do Capitalismo? Lógica econômica da maximização dos lucros e minimização dos desperdícios.

9 Parker não agiu por súbito altruísmo, mas por reflexão madura (ética da responsabilidade), mesmo contra suas convicções íntimas. Exemplo: Ford Motor Company e GM. Lógica econômica da maximização de lucros e a lógica da ética da maximização dos ganhos sociais.

10 O economicamente correto Negócios e indústria são, antes de tudo, um serviço público. Estamos organizados para fazer o melhor que pudermos em todos os lugares e todos os interessados. Henry Ford

11 Capitalismo Social: - Tem como sistema econômico o capitalismo e como objetivo o ser humano. - Com seu livre arbítrio, evolução constante, acatando as leis humanas por ele aprovadas e conhecedor dos seus direitos e obrigações na coletividade.

12 Breve Histórico: - Começou na década de 1950, nos EUA, sob a instigação de instituições religiosas; -Restringia-se então às aplicações financeiras e limitava-se basicamente à recusa de qualquer tipo de negócio com indústrias controversas. - Hoje visa conciliar a ética com o lucro. Sua exigências cívicas e morais tornaram-se muito mais abrangentes.

13 Com isso, trata-se de realizar o lucro com ética, que consagra o princípio da justiça com a geração de benefícios financeiros.

14 Índice de Sustentabilidade do Dow Jones O que é: índice global de ações, composto por espresas consideradas social e ambientalmente responsáveis. Avalia as melhores práticas de gestão sócial, ambiental e econômica das empresas; Alguns critérios: Dimensão Social, Econômica, Ambiental; Empresas Brasileiras: Bradesco, Cemig, Embraer, Itaú, Unibanco, Itaúsa, Petrobras, Redecard, Duratex e BB.

15 Bons Exemplos do Economicamente Correto: -Xerox: permite que funcionários com mais de três anos de empresa, possam afastar-se por um mês a cada ano para prestar serviços voluntários; - A companhia de cerveja Brahma, registrou um prejuízo de 3,8 milhões de reais com a substituição de um milhão de garrafas de uma edição especial, além da destuição de unidades que ainda se encontravam nas fábricas, por causa do risco de quebra da boca do gargalo.

16 Apelo aos Operários O verdadeiro objetivo de uma indústria não é ganhar dinheiro e sim o bem servir ao público, produzindo artigos de fabricação conscienciosa e vendendo-os pelos preços mais moderados possíveis… Quem não pensar assim prestará uma verdadeiro serviço à empresa, ao público e aos seus colegas, devendo retirar-se… Monteiro Lobato

17 O Jogo das Ambiguidades 1- Utilizar softwares adquirindo previamente licença do fabricante; 2- Criar um vírus para infestar sistemas eletrônicos alheios; 3- Piratear softwares, músicas, patentes, licenças e direitos de propriedade; 4- Falsificar ou adulterar remédios; 5- Negar na mídia a iminente desvalorização da moeda (ação de autoridades); 6- Fornecer atestado médico falso à pacientes ou conhecidos; 7- Escolher um paciente crítico entre vários que se encontram aguardando uma vaga na UTI, num hospital público, por falta de vagas;

18 8- Denunciar aos superiores, ou às autoridades, falcatruas cometidas por funcionários; 9- Ivestir na capacitação de seus próprios funcionários; 10- Cortar pessoal para reduzir despesas e assegurar a rentabilidade e a perpetuação da empresa; 11- Desfalcar fundos de pensã0; 12- Prestar serviços profissionais sem fornecer recibo ou nota fiscal.

19

20 Respostas 1-I 2-IV 3-II 4-IV 5- III 6-II 7-III 8-I 9-I 10-III 11-IV 12-II


Carregar ppt "As Lógicas do Capitalismo A liberdade de escolha começa pelo conhecimento da liberdade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google