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INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR

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Apresentação em tema: "INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Docente: Edson Alencar Silva

2 O papel do psicopedagogo no assessoramento ao professor e equipe técnica
Diagnóstico Psicopedagógico; Elaboração de hipóteses;

3 Diagnóstico Psicopedagógico
O psicopedagogo, enquanto profissional preocupado em atuar no processo de aprendizagem, deve pautar a sua atuação eticamente. Diagnóstico = Verificação do conjunto de sintomas.

4 Diagnóstico Psicopedagógico
A prática do psicopedagogo no ambiente escolar ocupa um papel preponderante frente aos problemas e obstáculos da aprendizagem, devendo considerar que a sua ação busca resgatar “a identidade da instituição com o saber mediado e resgatando o processo de ensino aprendizagem (PORTO, 2006).”

5 Diagnóstico Psicopedagógico
Para entender as demandas advindas do ambiente escolar é necessário, portanto, o profissional procurar posicionar-se metodológica e teóricamente.

6 Diagnóstico Psicopedagógico
É imprescindível que haja na postura assumida coerência entre teoria e prática, sob a pena de gerar diagnósticos falhos.

7 Diagnóstico Psicopedagógico
O objetivo da intervenção do psicopedagogo é potencializar ao máximo a capacidade dos educandos, tendo sempre em vista a complexidade dessa ação. Foco na observação da rede de relações que deverão ser revistas e analisadas.

8 Diagnóstico Psicopedagógico
No plano do diagnóstico é importante ter em mente que não apenas um grupo ou o indivíduo particular estão envolvidos diretamente no processo ensino/aprendizagem, mas toda a intituição escolar, devendo essa ser pensada e questionada dentro dessa chave. Foco na observação da rede de relações que deverão ser revistas e analisadas.

9 Diagnóstico Psicopedagógico
A ação psicopedagógica na instituição escolar deve envolver a dinâmica da mesma, para que com isso possa emergir as vivências do processo de ensinar/aprender de maneira crítica e reflexiva.

10 Diagnóstico Psicopedagógico
O diagnóstico psicopedagógico, não pode levar em conta apenas os problemas de aprendizagem, mas também os mecanismos que interagem nesse processo.

11 Atividade Tendo como ponto de partida as imagens trazidas pelo filme “Entre os muros da escola” e utilizando o que foi apresentado até aqui, tracem um diagnóstico para a sala de aula vista na película?

12 Elaboração de hipóteses
Tendo em vista a proposta por uma ação que deve pautar-se eticamente, a elaboração de hipóteses necessita desta mesma postura. sf (gr hypóthesis) 1 Suposição que se faz de alguma coisa possível ou não, e da qual se tiram as conseqüências a verificar. 2 Conjunto de condições que se toma como ponto de partida para desenvolver o raciocínio. 3 Suposição, conjetura. Na hipótese de: caso que, no caso de. Na melhor das hipóteses: nas condições mais favoráveis.

13 Elaboração de hipóteses
O olhar reflexivo sobre um determindado problema ou obstáculo, deve ser acionado de maneira a buscar esquivar-se de preconceitos ou vícios advindos da própria dinâmica da vida escolar. sf (gr hypóthesis) 1 Suposição que se faz de alguma coisa possível ou não, e da qual se tiram as conseqüências a verificar. 2 Conjunto de condições que se toma como ponto de partida para desenvolver o raciocínio. 3 Suposição, conjetura. Na hipótese de: caso que, no caso de. Na melhor das hipóteses: nas condições mais favoráveis.

14 Elaboração de hipóteses
Para que levante-se uma hipótese de trabalho é importante que os “sintomas” já estejam préviamente mapeados.

15 Elaboração de hipóteses
Sendo uma elaboração mental, e portanto intelectual, a hipótese deve apontar caminhos plausíveis para o encaminhamento de ações consistentes.

16 Elaboração de hipóteses
Outro fator importante a ser levando em conta, centra-se em buscar adequar sempre a hipótese de trabalho a realidade do ambiente escolar. Essa proposta dever levar em conta o conheciemento prévio do ambiente escolar.

17 Elaboração de hipóteses
Uma hipótese plausível é aquela se posiciona críticamente frente aos desafios a serem enfrentados no cotidiano escolar. Essa proposta dever levar em conta o conheciemento prévio do ambiente escolar.

18 Atividade Fizemos no primeiro exercício uma reflexão acerca do diagnóstico da sala de aula exposta no filme. Agora precisamos traçar hipóteses de trabalho para essa situação.

19 Entrevistas com a família;
Investigação dos habitos escolares do indivíduo; A socialização dos conhecimentos disponíveis.


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