A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docente: Edson Alencar Silva. Diagnóstico Psicopedagógico; Elaboração de hipóteses;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docente: Edson Alencar Silva. Diagnóstico Psicopedagógico; Elaboração de hipóteses;"— Transcrição da apresentação:

1 Docente: Edson Alencar Silva

2 Diagnóstico Psicopedagógico; Elaboração de hipóteses;

3 O psicopedagogo, enquanto profissional preocupado em atuar no processo de aprendizagem, deve pautar a sua atuação eticamente.

4 A prática do psicopedagogo no ambiente escolar ocupa um papel preponderante frente aos problemas e obstáculos da aprendizagem, devendo considerar que a sua ação busca resgatar a identidade da instituição com o saber mediado e resgatando o processo de ensino aprendizagem (PORTO, 2006).

5 Para entender as demandas advindas do ambiente escolar é necessário, portanto, o profissional procurar posicionar-se metodológica e teóricamente.

6 É imprescindível que haja na postura assumida coerência entre teoria e prática, sob a pena de gerar diagnósticos falhos.

7 O objetivo da intervenção do psicopedagogo é potencializar ao máximo a capacidade dos educandos, tendo sempre em vista a complexidade dessa ação.

8 No plano do diagnóstico é importante ter em mente que não apenas um grupo ou o indivíduo particular estão envolvidos diretamente no processo ensino/aprendizagem, mas toda a intituição escolar, devendo essa ser pensada e questionada dentro dessa chave.

9 A ação psicopedagógica na instituição escolar deve envolver a dinâmica da mesma, para que com isso possa emergir as vivências do processo de ensinar/aprender de maneira crítica e reflexiva.

10 O diagnóstico psicopedagógico, não pode levar em conta apenas os problemas de aprendizagem, mas também os mecanismos que interagem nesse processo.

11 Tendo como ponto de partida as imagens trazidas pelo filme Entre os muros da escola e utilizando o que foi apresentado até aqui, tracem um diagnóstico para a sala de aula vista na película?

12 Tendo em vista a proposta por uma ação que deve pautar-se eticamente, a elaboração de hipóteses necessita desta mesma postura.

13 O olhar reflexivo sobre um determindado problema ou obstáculo, deve ser acionado de maneira a buscar esquivar-se de preconceitos ou vícios advindos da própria dinâmica da vida escolar.

14 Para que levante-se uma hipótese de trabalho é importante que os sintomas já estejam préviamente mapeados.

15 Sendo uma elaboração mental, e portanto intelectual, a hipótese deve apontar caminhos plausíveis para o encaminhamento de ações consistentes.

16 Outro fator importante a ser levando em conta, centra-se em buscar adequar sempre a hipótese de trabalho a realidade do ambiente escolar.

17 Uma hipótese plausível é aquela se posiciona críticamente frente aos desafios a serem enfrentados no cotidiano escolar.

18 Fizemos no primeiro exercício uma reflexão acerca do diagnóstico da sala de aula exposta no filme. Agora precisamos traçar hipóteses de trabalho para essa situação.

19 Entrevistas com a família; Investigação dos habitos escolares do indivíduo; A socialização dos conhecimentos disponíveis.


Carregar ppt "Docente: Edson Alencar Silva. Diagnóstico Psicopedagógico; Elaboração de hipóteses;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google