A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL O Rádio e o Desenvolvimento Infantil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL O Rádio e o Desenvolvimento Infantil."— Transcrição da apresentação:

1 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL O Rádio e o Desenvolvimento Infantil

2 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL De que rádio estamos falando ? Presença 90% IBGE 2003 Linguagem oral amplificada O rádio como um bom lugar para se conversar, sobre a vida e o mundo, sobre os seres humanos e sua história. Uma conversa que se projeta do estúdio para a rua, da rua para os lares, das casas para os estúdios, estabelecendo uma interação social potencialmente capaz de provocar o pensamento crítico e fortalecer os sonhos, sempre atuais e desafiadores de transformação da realidade. Encontro de locutores e ouvintes Radialista profissional e cidadão

3 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Múltiplas possibilidades de ações comunicativas Programações mobilizadoras Contribuição para a qualidade de vida das pessoas O papel social do radialista

4 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL O diálogo como tônica do discurso radiofônico Os desejos A pluralidade da fala social Interlocução radiofônica Espaço de participação individual e coletiva

5 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Uma voz disposta a esclarecer Serviço de interesse público O contexto de cada problema A crítica responsável Cuidados essenciais Ação concreta em defesa da vida

6 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Agente de mobilização social Relação de confiança com os ouvintes Estimular a valorização da cultura local As mudanças de hábitos e comportamentos Multiplicador de informações Apoio a projetos e políticas públicas

7 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL O rádio e a criança em defesa da vida A infância como um momento especial da vida As responsabilidades da família e do Estado Forma diferente de comunicação Competências cognitivas / lúdicas com graus progressivos de autonomia (Vital Didonet) Desenvolvimento infantil / quebra da transmissão intergeracional da pobreza e construção dos fundamentos da paz (Unicef)

8 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Competências Sociais Investimento da família e da sociedade A família é a instituição mais competente A família como provedora das necessidades básicas das crianças nos primeiros anos de vida. Competências da comunicação social O alcance social do rádio O rádio, o radialista e a infância

9 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL As oficinas Rádio pela Infância SP, PA, BA, SE, MS e no RS Três vezes no RS / Projeto Primeira Infância Melhor A Cartilha e o CD Rádio pela Infância- Desenvolvimento infantil, destinados ao radialista O material educativo, editado pelo Unicef A Rede de Comunicadores Solidários

10 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL A capacitação do comunicador Sensibilização do comunicador Respeito às lógicas do rádio Todo o trabalho é conduzido a partir da cartilha Rádio pela Infância – Desenvolvimento Infantil Informações sobre o tema a partir do olhar de médicos, psicólogos, pedagogos e comunicadores CD com trinta spots: a) depoimentos de artistas; b) dramatizações sobre o dia-a-dia da criança na família, na escola e na comunidade

11 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL A capacitação do comunicador Condições básicas para o entendimento do radialista Motivação para mobilizar a comunidade para a causa da infância Atividade presencial / caráter de compromisso dos envolvidos Mútua aprendizagem / troca de experiências Trabalho em grupo / fortalecimento da articulação

12 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Oficina em construção coletiva 20 horas de trabalho com produção coletiva Programação prévia com espaços para a expressão das especificidades de cada grupo Oficina marcada por um clima de descontração e entrosamento do grupo Metodologia dialógica / exploração da brincadeira

13 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Oficina em construção coletiva Programas radiofônicos (spots, radioteatros, entrevistas, debates etc) fundamentados nas informações da Cartilha Rádio pela Infância- Desenvolvimento Infantil Consideração pelas peculiaridades da realidade local Priorização das próprias experiências Dinâmicas de grupo Da prática para a teoria

14 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Oficina em construção coletiva Espiral prática-avaliação/teoria-prática Aprender a fazer, fazendo e avaliando Vivência no rádio / técnicas radiofônicas

15 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Conquista da audiência / função educativa Interesse em continuar em articulação Criação de vínculos de Rede entre os comunicadores coletivo para troca de experiências Troca de materiais referentes ao assunto / outras oficinas

16 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL O saber que nasce no dia-a-dia UCBC / ALER Considerando que as classes populares elaboram o seu saber a partir de experiências práticas Projeto Rádio pela Infância / Cerca de 300 comunicadores Ampliação dos espaços para a temática relacionada com a cidadania ligada à família e a infância

17 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL O saber que nasce no dia-a-dia Os radialistas foram, aos poucos, descobrindo que atuar em defesa da causa da infância significa mudar a forma de ver o mundo Postura em defesa da vida

18 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL A redescoberta do sentido de atuar no rádio Numa oficina realizada em Belém do Pará, por exemplo, o radialista Edson Matoso, de larga experiência e bastante ouvido em todo o estado manifestou a emoção de estar redescobrindo o fazer rádio. Na minha vida de comunicador sempre soube que sem desgraça não tem audiência, porque nós radialistas só exaltamos o que não presta. Estou aprendendo que é possível fazer rádio de uma outra maneira, valorizando as boas iniciativas e outras fontes. Aprendi também que preciso repensar a forma de me relacionar com o meu filho de três anos.

19 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Perfil dos radialistas Sistematização dos dados de cinco estados:SP/BA/SE/MS/PA Perfil predominante do radialista: radialista com ensino médio concluído, que atua mais diretamente nas áreas de locução, produção e de jornalismo Cerca de 40% dos pesquisados nunca participaram de curso na área radiofônica Demonstraram grande interesse pela temática Perfil das emissoras: mais da metade dos participantes atuam em rádios comunitárias e cerca de 20% estão nas rádios comerciais

20 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Rede de Comunicadores Solidários O que é? Capacitadores: Ronízia Gonçalves, Nanci Alves, Andréa Pinheiro, Francisco Morais e Élson Faxina Assessoria de Pedro Sanchez, da Associação Latinoamericana de Educação Radiofônica, ALER.

21 II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL Perfil dos radialistas Sistematização dos dados de cinco estados:SP/BA/SE/MS/PA Perfil predominante do radialista: radialista com ensino médio concluído, que atua mais diretamente nas áreas de locução, produção e de jornalismo Cerca de 40% dos pesquisados nunca participaram de curso na área radiofônica Demonstraram grande interesse pela temática Perfil das emissoras: mais da metade dos participantes atuam em rádios comunitárias e cerca de 20% estão nas rádios comerciais


Carregar ppt "II Seminário Internacional da Primeira Infância – Porto Alegre 2004 Andréa Pinheiro-RECOMSOL O Rádio e o Desenvolvimento Infantil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google