A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFBA - FACOM Mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas Linha de pesquisa: Ciberculturas Projeto CUANDO EL PARTIDO CONTINÚA DESPUÉS DE LOS 90 MINUTOS:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFBA - FACOM Mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas Linha de pesquisa: Ciberculturas Projeto CUANDO EL PARTIDO CONTINÚA DESPUÉS DE LOS 90 MINUTOS:"— Transcrição da apresentação:

1 UFBA - FACOM Mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas Linha de pesquisa: Ciberculturas Projeto CUANDO EL PARTIDO CONTINÚA DESPUÉS DE LOS 90 MINUTOS: UN ANÁLISIS DE LA CONVIVENCIA ENTRE LOS BLOGS FUTBOLÍSTICOS DE LA BLOGOSFERA Y LA MEDIAESFERA ARGENTINA DURANTE LA COPA DEL MUNDO DE 2006. Orientador: Dr. Marcos Palacios Alumno: Lic. Gonzalo Prudkin E-mail: licprudkin@hotmail.com

2 CIBERCULTURA Contexto – surgimento dos weblogs 1. 1. Como a forma sociocultural que emerge da relação simbiótica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologías de base micro-electrónica que surgiram com a convergência das telecomunicações e com a informática na década do ` 70. 3 3. Mediante a apropiação das tecnologías as pessoas forman comunidades virtuais e construyen identidades. BLOGS E JORNALISMO 2 2. A VIDA na Cibercultura, vai-se caracterizar pela utilização das redes digitais para o envió, a recepção e o procesamento de informação e dados (seja texto, imagens, sons) 1

3 CUAL VAI SER UNS DOS RASGOS MAIS REPRESENTATIVO DA CIBERCULTURA? A LIBERAÇÃO DO POLO DA EMISSÃO 1. 1. A MIDIA TRADICIONAL deixa de ser a única fonte primaria de informação. O campo jornalístico se verá ENSANCHADO pela producção e difussão de grandes volumens de contudos elaborados pelos cidadãos de todo o mundo. 2. 2. O grande problema que representou pelas pessoas comuns difundir seus conteudos hoje vê-se solucionado em parte. Internet é o meio de generação e distribuição de conteudos mais econômico e accesível. 3 3. É potencialmente factível chegar a uma massa de usuarios similar á de sitios digitais como o Clarín.com (Argentina) ou a BBC de Londres. 4. 4. Disponibilização da informação e da opinião de os usuarios na Red Internet, pode llevarse mediante a a construcção e a elaboração de: BLOGS – WIKIS- PODCATS- VIDEOCAST- FOTOBLOG 2

4 Mudanzas 3

5 USER GENERATED CONTENT (Conteudo Gerado pelo Usuario) Blogs - Wikis - Posdcast – Videocasts- Fotoblog Surgimento de 2 conceitos É o conteudo publicado online e produzido pelos usuarios de websites em oposição aos produtos de meios de comunicação tradicionais. É feito por amateurs que contan com diferentes recursos técnicos, competencias, habilidades e intereses compartilhados É feito por amateurs que contan com diferentes recursos técnicos, competencias, habilidades e intereses compartilhados. USER GENERATED CONTEXT (Contexto Gerado pelo Usuario) Parte da audiencia deixa de ser passiva. Cria sua propia media e conta suas propias historias. Crea-se Comunidades, grupos de interesse em común (relaciones novas e mais fortes). Estamos vivendo uma Realidade Social e Cultural (contexto social) que COMPLEMENTA- SE com outras práticas de comunicação e informação (broacasting ). 4

6 Wiki é uma forma de sitio web em onde acepta-se que os usuarios criem, editem borrem o modifiquem o conteudo de uma página, de maneira interativa, fácil e rápida. Ej: Wikipedia Podcast – criação de arquivos de som, generalmente em formato MP3. Seu conteudo é diverso: música, programas radiales. Videocast – criação de arquivos de video. Ej. Youtube - 100 millones de videos son vistos diariamente, otros 65.000 se incorporan cada 24 horas y tienen 20 millones de visitantes por mês. PRODUCÇÃO E EDIÇÃO COLABORATIVA NOVAS RELAÇÕES SOCIAIS ELECTRÔNICAS E PRÁTICAS COMUNICACIONAIS EM A RED INTERNET (Foros – Listas – Chat – Skype - E-mail) 5

7 1.É uma página web que permite a publicação sencilla de conteudos na la Red (texto, imagen ou audio). 2.A facilidade debe-se graças á disponibilição de ferramentas (software) de gestão e de edição. Denominado como Content Manegement System (CMS). 3.Posibilita estabelecer um ritmo de atualização constante da escritura. 4.O surgimento de empresas em Internet como Blogger, Live Journal, Pitas, Movible Type, Typepad, brindaram gratuitamente o software de gestão de conteudos e o espaço de alojamiento. 5.No Brasil: www.clickblog.com.br, www.weblogger.terra.com.br, blig.ig.com.br, www.theblog.com.br, www.pop.com.br/popblog, www.my1blog.com Fotoblog: www.photolog.com.br Qué es un weblog? 6

8 1.O elemento principal ou unidade básica de todo weblog é o desarrollo duma idea (post) o historia. 2. Los pots ubican-se ordenadamente em cronología inversa, ou seja, ubicando as entradas mais recientes acima, acompañadas com seu correspondente título e enlace permanente. 3. Se destaca tambén a incorporação dum listado de enlaces onde agrupan-se alguns weblogs recomendados pelo autor (blogroll). Isto facilita a socialização e a visibilidade entre os blogueros. 4. Outro elemento importante é un sistema de comentarios que permite a participação. Uma historia pode producir muitas opiniões, sugerencias e críticas. As mismas vão acompañadas com a assinatura do autor, seja ubicando seu nome ou seudónimo (nick). Características técnicas que faz do blog suamarca registrada Produz interacções 7

9 O primer weblog que circulou na Internet foi o sitio What´s new in ´92 de Tim-Berners Lee, quen o utilizou pra divulgar as novedades do projeto World Wide Web. O vocablo weblog aparecerá recién no ano 1997, cuando Jorn Barger o introduz em Robot Wisdom, sua recononhecida publicação em Internet. O primeiro Blog 8

10 El Weblog: algo mais que uma simple bitácora Sostiene-se que considerar o blog só como una BITÁCORA o registro de navegacão como fazian os capitanes dos barcos é uma limitação. Podemos entender o blog desde otro punto de vista para explicar ALGUMAS PRÁTICAS SOCIAIS que este soporte vehiculiza: 1. Como recurso técnico capaz de produzir novas formas de sociabilidade dentro do Ciberespaço. 2. Como um formato que permite desenvolver lazos de socialização comunitarios e de expresão Individual. Isto podería gerar ou reforzar identidades sociais. 3. Como uma ferramenta de participação coletiva que promove a democratização da palavra e a escritura em contraposição ao modelo tradicional dos mass-media. 9

11 Que é Blogosfera? a Blogosfera não só representa uma idea de universo, onde transcurre a cultura de os blogs. Asimismo, pode entenderse como um sistema vivo onde se construye um espaço de comunicação a partir das relações que se estabelecen entre os individuos. Dentro do ciberespacio, com os weblogs as pessoas conversam entre sí, ja seja fazendo links, citando outras fontes ou colaborando e criando textos coletivamente. É um ecosistema no cual se constituyen pequenas comunidades virtuais mediadas por computador. El coceito original de comunidades virtuais pertenece a Howard Rheingold, quien em seu livro The Virtual Community define como coletivos culturais que emergen cuando suficientes pessoass se encuentran no ciberespacio de forma frecuente, intercambian palabras e ideas. Web 2.0 Pensar ol uso da Rede como ponto de encontro, de interacção, uma rede social donde las personas participan creando, editando y difundiendo contenidos. 10

12 Qué é Blogosfera? (II) Em seu estudo sob a blogosfera espanhola chamado Formação da comunidade da blogosfera, estrutura e visualização (J. Merelo, B. Prieto, F. Tricas), destaca-se que: 1)Na blogosfera não há necesidade explícita de ter que registrarse ou inscribirse para participar o integrar um blog. En este sentido, la creación de un espacio sin barreras de entradas, donde la información se comparte y se construye entre los blogueros, se diferencia de la postura de los medios tradicionales 2) Um weblog pessoal pode pertenecer a muitas comunidades a la vez. 3) Al conectarse por medio de links, os weblogs logran relacionarse de maneira semántica. Isto permite estabelecer uma correspondencia entre os blogs. Eso implica que, al menos o minimamente, um tem que ler ao outro, o cual demostra uma classe de relação em comunidade 11

13 O qué é Technorati? Technorati (www.technorati.com) é o serviço de diretorio e búsqueda de blogs de referencia no mundo. Inicialmente dedicado aos blogs angloparlantes, no último ano ha realizado um seguimiento da evolução da blogosfera por idiomas e ha consolidado sees informes trimestrais sob o crecimiento da blogosfera. No correspondiente mes de abril de 2006, había 35,3 millones de blogs indexados, com um ritmo de publicação de 1,2 millones de posts al día (aproximadamente 50.000 a la hora). Hoje em día, cuando escribía estas línhas contaba ter 57.4 millones de blogs.www.technorati.com Alguns buscadores de blogs brasileiros: www.blogs.com.brwww.blogs.com.br www.blogwise.com/www.blogwise.com/ www.sobresites.com/blog/diretorios.htmwww.sobresites.com/blog/diretorios.htm http://photoblogs.org/http://photoblogs.org/ www.b-log.net/blogscan/cadastro.htm (Blogscan.net) http://www.globeofblogs.com/www.b-log.net/blogscan/cadastro.htmhttp://www.globeofblogs.com/ www.blogblogs.com.br/www.blogblogs.com.br/ http://portal.eatonweb.com /http://portal.eatonweb.com /12

14 Qué clase de blogs podemos encontrar na Blogosfera? Metroblogs Blogonovelas Warblogs Fotoblogs política tecnología negocios arte Deportes BLOG JORNALÍSTICOS Hiper-fragmentación en la Red. 13

15 BLOGS JORNALÍSTICOS É uma ferramenta que ha cobrado importancia neste último tempo sobre todo nas ediciões digitais dos meios de comunicação tradicionais. Básicamente, os blogs jornalísticos ocupan o espaço das columnas de opinión. Generalmente são mantidos pelos jornalistas reconhecidos dentro do medio, e estabelecen uma interacción con seus leitores por meio do sistema de comentarios. Potencialmente, o blog jornalístico pode utilizarse como fonte subsidiaria para la producción de diferentes géneros periodísticos: noticias, entrevistas, crónicas. 14

16 Podemos utilizar tudas as potencialidades da Rede: hipertexto, multimedia, memória, interactividad, actualização constante. Através do blog periodístico, os medios de comunicación poden fragmentar mais ainda sua audiencia sim custo (pode chegar a audiencias específicas = hiperfragmentação) Uma das ventajas dos blogs é que seus conteudos podem ser difundidos de outra manera. Por meio de ferramientas de SINDICACIÓN (XML, RSS, RDF o ATOM). São programas onde se adhiere o endereço dirección web do sitio e permite que nos informemos ao instante de producirse uma actualização. O programa procura as noticias que nos interesan por nós. BLOGS JORNALÍSTICOS 15

17 Blogosfera e Midiesfera Com a convivencia entre os blogs das empresas jornalísticas e os de pessoas com diferentes graus de saberes surge un novo mapa jornalístico na Web. Surgem Duas categorías: Midiaesfera Blogs que forman parte de medios masivos tradicionais tais como a imprensa, a radio e a televisión. Generalmente estos blogs se encontran ubicados nas páginas principais digitales de dichos medios. A maioría destos portais, por lo geral, não presentan links a outros blogs que constituyen aa blogosfera. Blogosfera Blogs de pessoas e jornalistas que não trabalhan em empresas jornalísticas. Istos actores se caracterizan por manter vínculos duraderos entre sí por meio da creação de links e constituyendo listas de contatos em seus sitios web (blogrolls). 16

18 Blogosfera e Midiesfera A partir destas 2 categorías formuladas podemos preguntarnos: ¿Qué classe de relaciões se están constituindo entre ambos grupos? ¿É uma relação simbiótica onde impera a armonía o máis bem é um terreno onde se suceden fricciones frecuentes? TIPOS DE RELACIONES PROCURADAS Simbiosis Tensión/Crítica Parasitaria 17

19 Simbiótica ou Retroalimentação Blogosfera e Midiesfera Em determinados contextos de crise, como ser atentados terroristas o catástrofes naturais, tanto os blogs da blogosfera como da mediaesfera se benefician recíprocamente entre sí. Este beneficio se ve representado pelo intercambio de informação, fontes de consulta, fotos e videos e sob acontecimentos que repercuten na sociedade. Os jornalistas dos meios tradicionais suelen consultar diariamente as informações que se discuten entre os membros dos blogs. O propósito es ter um marco de referença para poder detetar cuáis são as principais temáticas tratadas. Os blogueros norteamericanos son asiduos consumidores das informaciões de os meios tradicionais. Neste sentido, as investigadoras Amanda Lenhart y Susannah Fox, resaltan que un 85% de los dueños de blogs estadounidenses são ávidos consumidores de jornais, televisión, revistas e radios. 18

20 Blogosfera e Midiesfera Tensión/Crítica Muitas vezes a relación armónica puede llegar a convertirse en un ambiente de tensión entre las partes. La convivencia puede verse afectada por críticas de lo que uno u otro comentó, o por descubrir inexactitudes y falsedades. Así se constituye un espacio de riguroso control entre las partes, tal como aconteció recientemente con el fotógrafo de la agencia de noticias Reuters, Adnan Hajj Algunos blogueros descubrieron que las fotografías tomadas por Hajj durante el conflicto entre el Estado de Israel y el Hezbollah habían sido manipuladas digitalmente. Como si fuese un eco, comentarios de post sobre post comenzaron a propagarse velozmente. La denuncia del engaño se hizo tan conocida que llevó a la agencia de noticias a despedir al cuestionado fotógrafo a pocas horas de haberse confirmado la acusación. 19

21 Blogosfera e Midiesfera Parasitismo Nada de simbioses, apenas apropiação. Apropiação de forma, do nome, (…) das informaçãos disponíveis lá fora na Blogosfera, que nossos colegas da grande mídia tradicional certamente percorren e utilizan como fonte. (Marcos Palacios) No se da crédito á Blogosfera, ni se cita as fontes originais. 20

22 Si el ciberespacio es el hábitat donde los de blogs discuten, conversan e interactúan, ¿de qué manera un bloguero y su blog logran hacerse visibles ante millones de voces que circulan a diario? Blogosfera e Visibilidad 21

23 O link é um elemento fundamental Representa a moeda de troco entre os blogs e dele depende a visibilidade e a existencia de uma voz dentro de um coro de voices. Os blogs más populares são aqueles que contan com maior nûmero de links, mientras que os menos conhecidos estão pouco ou nada enlazados. Os menos visibles tenden a ficar relegados, permanecendo no anonimato sim ser citados. Os Blogs mais visibles, ao contar com mais nûmeros de links, oderán dictar a agenda informativa da maioría al ter uma grande capacidade para difundir informaciões entre o resto. 22

24 Conclusiones A apropiação das tecnologías pelos usuarios ha posibilitado o surgimento dum processo coletivo e colaborativo de producção da informação no ciberespaço. Se sostiene que as modalidades de generação individual e coletiva de conteudos (páginas web y blogs) coexisten y se complementan con os produtos informativos on-line de meios tradicionais como jornais, radio e televisión Não se concorda com as posturas que señalan o fim ou a sustituição de outras estruturas de producção e difusão de conteudos noticiosos a raíz do advenimiento do jornalismo ciudadão ou jornalismo 3.0 Com a chegada dos blogs, os wikis e os podcats, se produjo um ensanchamiento do campo da informaçaõ, caraterizado por uma diversidade de conteudos realizados pelos usuarios comuns. No ciberespaço, miles de pessoas de diversos idiomas e nacionalidades, participan de forma espontánea. 23

25 Conclusiones La geração de conteudo pelos usuarios (Generated User Content) ha crescido exponencialmente na Rede desde o surgimento de ferramentas digitais de producção e edição (software, celulares multimeia, cámaras de video digitais, etc). Se debe entender que así como muitos ciudadanos não querem dedicarse a fazer literatura ou fazer documentais, há blogueros que tampouco desejan ser jornalistas. Asimismo, se sostiene que a figura do jornalista professional não ha sido reemplazada a partir da aparição do jornalismo ciudadano ou social. Sua función continua sendo central para filtrar o exceso de informação que circula diariamente dentro e fora da Internet. O interesante deste processo é que há máis voces circulando e produzendo uma considerable cantidade e variedade de conteudos que amplían nossas posibilidades de adquirir conhecimento. 24


Carregar ppt "UFBA - FACOM Mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas Linha de pesquisa: Ciberculturas Projeto CUANDO EL PARTIDO CONTINÚA DESPUÉS DE LOS 90 MINUTOS:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google