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Crianças com Necessidades Educativas Especiais - Principais Tipos de Problemas - 07-06-20141 Informática e Sociedade.

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1 Crianças com Necessidades Educativas Especiais - Principais Tipos de Problemas Informática e Sociedade

2 A integração entende-se como o atendimento educativo especifico, para crianças e adolescentes com NEE onde estejam inseridos. Relaciona-se com a noção de escola como um espaço educativo aberto, diversificado e individualizado Informática e Sociedade Integração de Crianças com NEE:

3 Definiu integração como uma colocação da criança com necessidades educativas especiais, junta da criança dita normal, para fins académicos e sociais. E o conceito meio menos restrito possível como colocar a criança com necessidades educativas especiais num ambiente o mais normal possível, de acordo com as suas características, com o objectivo da criança receber uma educação apropriada Informática e Sociedade Correia (1992):

4 Estrutura educativa de suporte social onde todos tem o direito de receber, independentemente das suas condições. Baseia-se nas necessidades da criança, vista como um todo, e não apenas pelo seu desempenho académico. Ajuda as crianças a não se sentirem diferentes dos outros, e a viverem/aprenderem com as suas dificuldades; Deve de admitir, outras maneiras de ensino para além das classes regulares, bem como um plano educativo individualizado Informática e Sociedade Inclusão de Crianças com NEE:

5 Consiste em separar e isolar estas crianças da sociedade. Assim, começam a surgir instituições especiais. Nas escolas públicas, estas crianças, são marginalizadas das classes regulares e são colocadas em classes especiais separadas das outras crianças. Colocavam crianças com problemas de comportamento e aprendizagem nas classes regulares, apesar de não lhe fornecerem qualquer tipo de ajuda específica Informática e Sociedade5 Exclusão de Crianças com NEE:

6 Segundo Brennan (1988), sempre que existe um problema seja ele, físico, intelectual, social, emocional, sensorial etc, que afecta a aprendizagem de maneira a serem necessários acessos especiais ao currículo, ao currículo modificado, ou a condições de aprendizagem especialmente adaptadas para que o aluno possa receber uma educação apropriada. Essa necessidade educativa pode classificar-se de ligeira a severa e pode ser permanente ou temporário Informática e Sociedade 6 Conceito de NEE:

7 Necessidades Educativas Especiais Permanentes Necessidades Educativas Especiais Permanentes Necessidades Educativas Especiais TemporáriasNecessidades Educativas Especiais Temporárias Informática e Sociedade7 Existem dois tipos de NEE:

8 Exigem a adaptação generalizada do currículo, adaptadas segundo as características de cada aluno, durante grande parte ou todo o seu percurso escolar Informática e Sociedade8 NEE Permanentes:

9 Exigem uma adaptação parcial do currículo escolar, de acordo com as características do aluno num momento específico do seu desenvolvimento Informática e Sociedade9 NEE Temporárias:

10 Deficiência mental; Deficiência mental Dificuldades de aprendizagem; Dificuldades de aprendizagem Perturbações emocionais graves; Perturbações emocionais graves Problemas de comunicação; Problemas de comunicação Problemas motores; Problemas motores Deficiência auditiva; Deficiência auditiva Diversos problemas de saúde; Diversos problemas de saúde Cegos – surdos; Cegos – surdos Multideficiência; Multideficiência Dotados e sobredotados; Dotados e sobredotados Hiperactividade. Hiperactividade Informática e Sociedade10 Tipos de NEE Permanentes:

11 É um funcionamento intelectual muito abaixo da média, que ocorreu durante o período de desenvolvimento. As crianças com esta deficiência apresentam problemas cognitivos que se manifestam em problemas na aprendizagem, aptidões sociais e comportamento adaptativo Informática e Sociedade11 Deficiência Mental:

12 Perturbações dos processos psicológicos básicos que envolvem a compreensão e a utilização da linguagem falada e a escrita e que se podem manifestar por uma aptidão imperfeita de ler, escrever, escutar, fazer cálculos soletrar e pensar. Geralmente são as crianças com deficiências perceptivas, lesão cerebral, dislexia, disfunção cerebral mínima e afasia de desenvolvimento Informática e Sociedade12 Dificuldades de Aprendizagem:

13 Provocam na criança comportamentos desapropriados que causam disfunção dos ambientes onde interagem; são inseguras e não conseguem superar a tristeza nem são capazes de enfrentar situações mais complexas Informática e Sociedade13 Perturbações Emocionais Graves:

14 Gaguez e a articulação de voz ou de linguagem. As crianças que tem dificuldades de produção, recepção, produção e compreensão de mensagens. O que pode deixar complexado e inseguro de si próprio, tendo vergonha de se exprimir em público ou relacionar-se com os outros Informática e Sociedade14 Problemas de Comunicação:

15 Perda de capacidades motoras, afectando a postura e/ou movimento devido a uma lesão congénita ou adquirida nas estruturas do sistema nervoso. Mas, não deixam de ter aptidões sensoriais, cognitivas e processos lógicos Informática e Sociedade15 Problemas Motores:

16 Impede ou dificulta a criança de processar a fala através do ouvido e que para comunicar necessita da ajuda de um aparelho auditivo no caso parcial mas quando há uma perda total a criança comunica através dos gestos Informática e Sociedade16 Deficiência Auditiva:

17 São várias as doenças: diabetes, asma, leucemia entre outras, que dificultam a integração escolar visto que necessitam de cuidados extremos Informática e Sociedade17 Diversos Problemas de Saúde:

18 Incapacidade total visual e auditiva que provocam problemas graves de comunicação como também problemas de desenvolvimento e educacionais severos, que necessitam de uma atenção específica Informática e Sociedade18 Cegos – Surdos:

19 Orelove e Sobsey (1991:1) dizem - nos que sãoindivíduos com deficiência mental severa ou profunda e com uma ou mais deficiências sensoriais ou motoras e/ou necessidades de saúde especiais Informática e Sociedade19 Multideficiência:

20 Estes conceitos são complexos e pouco definidos. Podem causar dificuldades na comunicação das crianças sobredotadas com os grupos de pares e até com os adultos. As crianças sentem-se diferentes das outras e têm dificuldade em encontrar pessoas com quem se relacionem Informática e Sociedade20 Dotados e Sobredotados:

21 É uma doença precoce e crónica que provoca falhas nas funções do cérebro responsáveis pela atenção e memória. É de origem genética, e tem como factores predominantes a desatenção, a impulsividade e a hiperactividade, além de influências externas, como traumas inclusive cerebrais, infecções, desnutrição ou dependência dos pais Informática e Sociedade21 Hiperactividade:

22 Problemas ligeiros ao nível do desenvolvimento das funções superiores: desenvolvimento motor, linguístico, perceptivo e socioemocional. Problemas ligeiros relacionados com a aprendizagem da leitura, escrita e cálculo Informática e Sociedade22 Tipos de NEE Temporárias:

23 A educação de crianças e jovens com deficiências intelectuais é um facto bastante recente. Vistas como uma mensagem, olhadas como uma oportunidade para exercer caridade, entendidas como uma punição ou encaradas como um acidente, estas crianças e jovens foram sistematicamente arredadas de qualquer perspectiva educacional, sendo tratadas como absolutamente incapazes de aceder a comportamentos humanos (…) Informática e Sociedade23 Pelica (1996):

24 Problemas psicomotores; Problemas gerais de orientação; Desordens de atenção; Desordens de memória e raciocínio; Problemas emocionais; Dificuldades especificas de aprendizagem (disgrafia, dislexia, discalculia); Informática e Sociedade24 Comportamentos Típicos mais frequentes em crianças com NEE:

25 Informática e Sociedade25 Factores Etiológicos das Dificuldades de Aprendizagem:

26 * Nota final O processo de identifica ç ão de crian ç as e alunos com NEE nem sempre é rigoroso Têm muitas vezes baixos n í veis de auto-estima e confian ç a, levando á falta de motiva ç ão, ao afastamento, a crises de ansiedade e de stress e at é de dist ú rbios emocionais É importante uma igualdade de oportunidades e uma verdadeira integra ç ão social destas crian ç as para que esta se desenvolva de acordo com as suas caracter í sticas e as suas necessidades espec í ficas Informática e Sociedade

27 Realizado por: Clotilde Angeleau Sara Sim Sim Susana Rodrigues Educação Social / 1º ano / 1º Semestre Ano lectivo 2007/ Informática e Sociedade


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