A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lucila Pesce DESENHO DIDÁTICO DIALÓGICO DE CURSOS ONLINE: Desafios do Design Instrucional na Educação Superior II Encontro de DI XV CIAED – ABED Organizadoras:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lucila Pesce DESENHO DIDÁTICO DIALÓGICO DE CURSOS ONLINE: Desafios do Design Instrucional na Educação Superior II Encontro de DI XV CIAED – ABED Organizadoras:"— Transcrição da apresentação:

1 Lucila Pesce DESENHO DIDÁTICO DIALÓGICO DE CURSOS ONLINE: Desafios do Design Instrucional na Educação Superior II Encontro de DI XV CIAED – ABED Organizadoras: Profa. Dra. Vani Kenski Profa. Dra. Andrea Filatro Participação: Profa. Dra. Lucila Pesce (PUC/SP)

2 Lucila Pesce Quem é o DI? Profissional que: Atua na interface dos contextos tecnológico, comunicacional e educacional. Compõe e, por vezes, orquestra equipes multidisciplinares: diálogo entre conteúdo, estratégias de planejamento, mediação e avaliação, recursos (tecnológicos e comunicacionais).

3 Lucila Pesce O que cabe ao DI? Pensar as concepções educacionais subjacentes aos desenhos didáticos dos cursos oferecidos. Ampliar o olhar para o contexto macro-estrutural em que se inserem tais cursos. Ter ciência das distintas propostas educacionais que amparam os cursos.

4 Lucila Pesce Atuar desfetichizando as TIC Ambigüidade das TIC: emancipação ou alienação. Emancipação: ajudam na democratização do acesso à informação e no diálogo entre indivíduos distantes geograficamente, mas com circunstâncias históricas semelhantes. Cristalização: manutenção do status quo, racionalidade instrumental dos princípios neoliberais. No entendimento dos limites e das possibilidades das TIC incide a atuação profissional teoricamente consistente e socialmente consciente.

5 Lucila Pesce Desenho Didático de cursos TreinamentoForma ç ão Vertente educacional instrucionista (transmissão da informa ç ão) Vertente educacional construcionista (constru ç ão hist ó rica do conhecimento) Trabalhadores que lidam no plano operacional Alunos / Trabalhadores que lidam no plano simb ó lico DD auto-instrucionalDD s ó cio-interacionista (cen á rios, situa ç ões-problema, projetos) Sem intera ç ãoIntera ç ão (f ó rum, chat, webconference etc.) Avalia ç ão somativaAvalia ç ão formativa (processual e auto-regulador: portf ó lio, di á rio de bordo, memorial reflexivo etc.)

6 Lucila Pesce Filatro (2004; 2008) Design Instrucional contextualizado Design Instrucional na prática Kenski (2005) Gestão e uso das mídias em EAD França (2008) Design Instrucional na EAD Referências

7 Lucila Pesce Dimensões dos desenhos didáticos Dimensões dos desenhos didáticos de cursos online: (MARCO SILVA, 2008) Conteúdos de aprendizagem Propostas de atividades Atuação nas interfaces

8 Lucila Pesce Premissa Pensar nos desenhos didáticos de cursos online implica pensar a relação dialética de três elementos: (PESCE, 2008) Fundamentos Organização Docência

9 Lucila Pesce Fundamentos: materialização das concepções educacionais nos desenhos didáticos de cursos online. Organização: limites e possibilidades do meio digital, levando em conta os recursos interativos e imersivos da Web 2.0. Determinantes circunstanciais da docência online: a) Interações nos ambientes de rede b) Temporalidade da aprendizagem nestes ambientes c) Acompanhamento e avaliação da aprendizagem

10 Lucila Pesce No intertexto, a fundamentação da proposta de desenhos didáticos dialógicos (PESCE, 2007) Dialogia bakhtiniana Interação dialógica freireana Agir comunicativo habermasiano

11 Lucila Pesce Questões Existe uma filosofia e uma política de DI definida? Tais políticas ainda estão em processo de amadurecimento. Assumem outros papéis, para além do âmbito de atuação específica do DI. Antonio Marcos Ficiano e Alain Narr – DI / COGEAE / PUCSP

12 Lucila Pesce Questões Qual a relação do DI com a equipe? Há equipes por segmentos: graduação, espacialização (COGEAE)... As equipes são enxutas e têm uma relação intensa entre si e com os professores. Antonio Marcos Ficiano e Alain Narr – DI / COGEAE / PUCSP

13 Lucila Pesce Questões Quais as ferramentas utilizadas? 3 LMS: COGEAE, Teleduc, Moodle (hegemônica). Há tendência dos cursos migrarem todos para o Moodle, pela autonomia que o LMS dá aos professores para gerenciar seus cursos e atuar como conteudistas. LMS em cursos online e como apoio às aulas presenciais. Antonio Marcos Ficiano e Alain Narr – DI / COGEAE / PUCSP

14 Lucila Pesce Questões Quais os maiores desafios do DI? Continuar trabalhando no fortalecimento da cultura tecnológica dos professores e alunos da PUC/SP, criando materiais, oferecendo oficinas (fluência tecnológica nos LMS), auxiliando os alunos como usuários, dando suporte aos professores no gerenciamento de seus cursos (tendência dos professores em assumir a autoria dos cursos sob sua responsabilidade, com suporte dos DI). Antonio Marcos Ficiano e Alain Narr – DI / COGEAE / PUCSP

15 Lucila Pesce Eixos Norteadores da Formação do DI Fundamentos Ontológicos e Epistemológicos Dispositivos e Interfaces PUC/SP Bacharelado em Tecnologia e Mídias Digitais Especialização em Design Instrucional

16 Lucila Pesce Cultura e tecnologia Estéticas tecnológicas Fundamentos Concepções epistemológicas Planejamento / Desenvolvimento / Implementação Avaliação da aprendizagem em AVA Hist. cult., cult. contemporânea Sobrevôo em arte-tecnologia Currículo, planejamento, validação junto ao conteudista, TI e gestor Concepções clássicas em abordagens em EADPrincipais vertentes e decorrências nos AVA

17 Lucila Pesce Design da Informação Mídias Dispositivos e Interfaces Sistemas de hipermídia Dispositivos e interfaces Ergonomia visual, arquitetura da informação Orquestração harmoniosa nos AVA Do material bruto do conteudista para linguagens comunicacionais mais imersivas Potencialidade de recursos como avatar, personagem, objetos de aprendizagem, mapas conceituais, análise de LMS

18 Lucila Pesce Desafios da Formação em DI na Educação Superior Formar profissionais aptos a desenhar cursos que refutem o agir instrumental e que busquem o agir comunicativo (Habermas, 2003). Responsabilidade social: atuação, para além dos aspectos técnicos e metodológicos. PUC/SP Bacharelado em Tecnologia e Mídias Digitais Especialização em Design Instrucional

19 Lucila Pesce Formação do DI na PUC/SP (graduação e especialização) : Atuar com densidade conceitual, consciência crítica e responsabilidade social. Formação ética e estética do DI: entre o epistemológico e o ontológico. OBRIGADA ! Lucila Pesce – Desafios da Formação em DI na Educação Superior

20 Lucila Pesce Bibliografia FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac, ______. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education, FRANÇA, George. Design instrucional na educação a distância: John Dewey como uma referência metodológica. São Paulo: Esfera, HABERMAS, Jürgen. Agir comunicativo e razão descentralizada. Trad. L. Aragão. Revisão D. C. da Silva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, ______. Consciência moral e agir comunicativo. 2ª ed. Trad. G. A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, KENSKI, Vani M. Gestão e uso das mídias em projetos de EAD. Revista E- Curriculum. São Paulo. v. 1, n. 1, dez-jul

21 Lucila Pesce Bibliografia PALLOFF, Rena & PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artes Médicas, ______. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Porto Alegre: Artmed, PESCE, Lucila. A formação ética e estética do profissional de EAD. Anais do XIII CIAED: em busca de novos domínios e novos públicos através da EAD. Curitiba, 2 a 5 de setembro de ______. Desenho didático de cursos online: um enfoque dialógico. Anais do XIV ENDIPE: trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre, 27 a 30 de abril de SILVA, Marco. O desenho didático: subsídios para uma pesquisa interinstitucional em ambiente online. Anais do XIV ENDIPE: trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre, 27 a 30 de abril de 2008.


Carregar ppt "Lucila Pesce DESENHO DIDÁTICO DIALÓGICO DE CURSOS ONLINE: Desafios do Design Instrucional na Educação Superior II Encontro de DI XV CIAED – ABED Organizadoras:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google