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DESENHO DIDÁTICO DIALÓGICO DE CURSOS ONLINE:

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Apresentação em tema: "DESENHO DIDÁTICO DIALÓGICO DE CURSOS ONLINE:"— Transcrição da apresentação:

1 DESENHO DIDÁTICO DIALÓGICO DE CURSOS ONLINE:
Desafios do Design Instrucional na Educação Superior II Encontro de DI XV CIAED – ABED Organizadoras: Profa. Dra. Vani Kenski Profa. Dra. Andrea Filatro Participação: Profa. Dra. Lucila Pesce (PUC/SP)

2 Quem é o DI? Profissional que:
Atua na interface dos contextos tecnológico, comunicacional e educacional. Compõe e, por vezes, orquestra equipes multidisciplinares: diálogo entre conteúdo, estratégias de planejamento, mediação e avaliação, recursos (tecnológicos e comunicacionais).

3 O que cabe ao DI? Pensar as concepções educacionais subjacentes aos desenhos didáticos dos cursos oferecidos. Ampliar o olhar para o contexto macro-estrutural em que se inserem tais cursos. Ter ciência das distintas propostas educacionais que amparam os cursos.

4 Atuar desfetichizando as TIC
Ambigüidade das TIC: emancipação ou alienação. Emancipação: ajudam na democratização do acesso à informação e no diálogo entre indivíduos distantes geograficamente, mas com circunstâncias históricas semelhantes. Cristalização: manutenção do status quo, racionalidade instrumental dos princípios neoliberais. No entendimento dos limites e das possibilidades das TIC incide a atuação profissional teoricamente consistente e socialmente consciente.

5 Desenho Didático de cursos
Treinamento Formação Vertente educacional instrucionista (transmissão da informação) Vertente educacional construcionista (construção histórica do conhecimento) Trabalhadores que lidam no plano operacional Alunos / Trabalhadores que lidam no plano simbólico DD auto-instrucional DD sócio-interacionista (cenários, situações-problema, projetos) Sem interação Interação (fórum, chat, webconference etc.) Avaliação somativa Avaliação formativa (processual e auto-regulador: portfólio, diário de bordo, memorial reflexivo etc.)

6 Referências Filatro (2004; 2008) Design Instrucional contextualizado
Design Instrucional na prática Kenski (2005) Gestão e uso das mídias em EAD França (2008) Design Instrucional na EAD

7 Dimensões dos desenhos didáticos
Dimensões dos desenhos didáticos de cursos online: (MARCO SILVA, 2008) Conteúdos de aprendizagem Propostas de atividades Atuação nas interfaces

8 Premissa Pensar nos desenhos didáticos de cursos online implica pensar a relação dialética de três elementos: (PESCE, 2008) Fundamentos Organização Docência

9 Determinantes circunstanciais da docência online:
Fundamentos: materialização das concepções educacionais nos desenhos didáticos de cursos online. Organização: limites e possibilidades do meio digital, levando em conta os recursos interativos e imersivos da Web 2.0. Determinantes circunstanciais da docência online: a) Interações nos ambientes de rede b) Temporalidade da aprendizagem nestes ambientes c) Acompanhamento e avaliação da aprendizagem

10 Agir comunicativo habermasiano Interação dialógica freireana
Dialogia bakhtiniana Interação dialógica freireana No intertexto, a fundamentação da proposta de desenhos didáticos dialógicos (PESCE, 2007)

11 Questões Existe uma filosofia e uma política de DI definida?
Tais políticas ainda estão em processo de amadurecimento. Assumem outros papéis, para além do âmbito de atuação específica do DI.  Antonio Marcos Ficiano e Alain Narr – DI / COGEAE / PUCSP

12 Questões Qual a relação do DI com a equipe?
Há equipes por segmentos: graduação, espacialização (COGEAE)... As equipes são enxutas e têm uma relação intensa entre si e com os professores. Antonio Marcos Ficiano e Alain Narr – DI / COGEAE / PUCSP

13 Questões Quais as ferramentas utilizadas?
3 LMS: COGEAE, Teleduc, Moodle (hegemônica). Há tendência dos cursos migrarem todos para o Moodle, pela autonomia que o LMS dá aos professores para gerenciar seus cursos e atuar como conteudistas. LMS em cursos online e como apoio às aulas presenciais. Antonio Marcos Ficiano e Alain Narr – DI / COGEAE / PUCSP

14 Questões Quais os maiores desafios do DI?
Continuar trabalhando no fortalecimento da cultura tecnológica dos professores e alunos da PUC/SP, criando materiais, oferecendo oficinas (fluência tecnológica nos LMS), auxiliando os alunos como usuários, dando suporte aos professores no gerenciamento de seus cursos (tendência dos professores em assumir a autoria dos cursos sob sua responsabilidade, com suporte dos DI). Antonio Marcos Ficiano e Alain Narr – DI / COGEAE / PUCSP

15 Eixos Norteadores da Formação do DI
Fundamentos Ontológicos e Epistemológicos Dispositivos e Interfaces PUC/SP Bacharelado em Tecnologia e Mídias Digitais Especialização em Design Instrucional

16 Estéticas tecnológicas Planejamento / Desenvolvimento / Implementação
Fundamentos Estéticas tecnológicas Cultura e tecnologia Sobrevôo em arte-tecnologia Hist. cult., cult. contemporânea Concepções epistemológicas Avaliação da aprendizagem em AVA Concepções clássicas em abordagens em EAD Principais vertentes e decorrências nos AVA Planejamento / Desenvolvimento / Implementação Currículo, planejamento, validação junto ao conteudista, TI e gestor

17 Dispositivos e Interfaces
Design da Informação Ergonomia visual, arquitetura da informação Mídias Sistemas de hipermídia Orquestração harmoniosa nos AVA Do “material bruto” do conteudista para linguagens comunicacionais mais imersivas Dispositivos e interfaces Potencialidade de recursos como avatar, personagem, objetos de aprendizagem, mapas conceituais, análise de LMS

18 Desafios da Formação em DI na Educação Superior
Formar profissionais aptos a desenhar cursos que refutem o agir instrumental e que busquem o agir comunicativo (Habermas, 2003). Responsabilidade social: atuação, para além dos aspectos técnicos e metodológicos. PUC/SP Bacharelado em Tecnologia e Mídias Digitais Especialização em Design Instrucional

19 Desafios da Formação em DI na Educação Superior
Formação do DI na PUC/SP (graduação e especialização): Atuar com densidade conceitual, consciência crítica e responsabilidade social. Formação ética e estética do DI: entre o epistemológico e o ontológico. OBRIGADA ! Lucila Pesce –

20 Bibliografia FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac, 2004. ______. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education, 2008. FRANÇA, George. Design instrucional na educação a distância: John Dewey como uma referência metodológica. São Paulo: Esfera, 2007. HABERMAS, Jürgen. Agir comunicativo e razão descentralizada. Trad. L. Aragão. Revisão D. C. da Silva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002. ______. Consciência moral e agir comunicativo. 2ª ed. Trad. G. A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. KENSKI, Vani M. Gestão e uso das mídias em projetos de EAD. Revista E-Curriculum. São Paulo. v. 1, n. 1, dez-jul

21 Bibliografia PALLOFF, Rena & PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. ______. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Porto Alegre: Artmed, 2004. PESCE, Lucila. A formação ética e estética do profissional de EAD. Anais do XIII CIAED: em busca de novos domínios e novos públicos através da EAD. Curitiba, 2 a 5 de setembro de 2007. ______. Desenho didático de cursos online: um enfoque dialógico. Anais do XIV ENDIPE: trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre, 27 a 30 de abril de 2008. SILVA, Marco. O desenho didático: subsídios para uma pesquisa interinstitucional em ambiente online. Anais do XIV ENDIPE: trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre, 27 a 30 de abril de 2008.


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