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SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E INTEGRAÇÃO DAS REDES Coordenação de Estatísticas Escolares CENSO ESCOLAR 2012 CENSO.

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1 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E INTEGRAÇÃO DAS REDES Coordenação de Estatísticas Escolares CENSO ESCOLAR 2012 CENSO ESCOLAR 2012 SITUAÇÃO DO ALUNO de janeiro de 2013

2 Situação do Aluno Desmistificando Conceitos e Alterações para 2012 Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

3 O que é a Situação do Aluno? Segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica; Levantamento de dados sobre o rendimento (aprovado, reprovado) e movimento (transferido, deixou de frequentar ou falecido) dos alunos que foram informados na primeira fase de coleta de matrículas do Censo Escolar. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

4 Qual é a importância dessas informações? Esses dados são fundamentais para que se conheça o rendimento escolar dos alunos da Educação Básica, para o acompanhamento das metas do PDE e para o cálculo do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

5 Como é feita a coleta? Por meio do sistema Educacenso, no endereço na opção: Situação do Aluno. O módulo Situação do Aluno é a ferramenta de coleta da 2ª etapa do Censo Escolar, onde devem ser informados os dados de rendimento e movimento escolar alcançados pelos alunos declarados no Sistema Educacenso (coleta da matrícula inicial). Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

6 Taxa de resposta da Situação do Aluno Ano% de resposta , , , , ,69 Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

7 Conceito de Rendimento Aprovado: quando o aluno alcança os critérios mínimos para a conclusão satisfatória da etapa de ensino na qual se encontrava, estando apto para se matricular na etapa seguinte no próximo ano letivo. Reprovado: quando o aluno não alcança os critérios mínimos para a conclusão da etapa de ensino na qual se encontrava, e, portando, não estando apto para se matricular na etapa seguinte no próximo ano letivo. Concluinte: compreende a aprovação e finalização com emissão de certificado da etapa do ensino fundamental, do ensino médio e educação profissional. Rendimento escolar: compreende o resultado obtido pelo aluno que permaneceu matriculado e frequente na escola até o término do ano escolar. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

8 Conceito de Movimento Escolar Transferido: quando o aluno mudou de uma escola para outra mediante um requerimento formal (documento de transferência). Para efeitos do Censo Escolar, reconhece-se também como aluno transferido aquele que mudou de modalidade de ensino na mesma escola (Exemplo: aluno que saiu de uma turma do Ensino Regular e foi cursar a Educação de Jovens e Adultos). Deixou de frequentar: quando o aluno abandonou a escola antes do término do ano letivo sem requerer formalmente a sua transferência. Falecido: quando o aluno faleceu antes do término do ano letivo. Movimento escolar: compreende a mudança do vínculo escolar do aluno após a data de referência do Censo Escolar e antes do término do ano letivo. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

9 E os falecidos? Situação em que o aluno foi a óbito antes de concluir o ano letivo. Regra: o aluno declarado como falecido não poderá ser vinculado no Censo Atenção! No Censo Escolar estamos causando inconsistências no Banco de Dados, pois os responsáveis informam erradamente os alunos como falecidos e querem vincular no ano seguinte. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

10 E os falecidos? AnoTotal de alunos informados como falecidos e liberados para vínculo Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

11 E os falecidos? Quantidade de alunos informados como falecidos e liberados para vínculo por estado em 2012 ESTADOQTD_Alunos BAHIA74 ESPÍRITO SANTO17 PARANÁ2 PERNAMBUCO4 RONDÔNIA3 RIO DE JANEIRO118 MATO GROSSO17 DISTRITO FEDERAL1 AMAPÁ1 MINAS GERAIS40 GOIÁS2 PARÁ10 CEARÁ20 PIAUÍ2 MARANHÃO6 PARAÍBA3 SÃO PAULO6 SANTA CATARINA2 Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

12 Sem Movimentação? Para alunos de creche e/ou pré-escola não existem aprovação e reprovação. Nesse caso o campo Sem Movimentação deve ser assinalado quando o aluno permanecer na mesma escola. Lembre-se: esse campo é habilitado apenas para a educação infantil. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

13 Alterações para 2012 Alteração de senha no primeiro acesso Todos os usuários deverão solicitar nova senha de acesso; Serão mantidos os CPFs e s já cadastrados; O usuário com acesso a outros sistemas do INEP, que já estejam integrados com essa política de segurança terá senha única. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

14 Alterações para 2012 Alteração de senha no primeiro acesso Passos para autenticar (primeira acesso em 2012): 1- Solicitar nova senha de acesso (Será enviado com senha temporária que deve ser alterada ao autenticar); 2- Realizar autenticação com a senha enviada por ; 3 - Alterar a senha temporária (obrigatório) por uma senha indicada pelo usuário, seguindo o seguinte padrão (no mínimo um de cada item listado abaixo): - Letras minúsculas - Letras maiúsculas - Números (0-9) - Símbolos: # $ % & * - Tamanho de 6-20 caracteres 4 – Autenticar usando a senha nova, indicada pelo próprio usuário. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

15 Alterações para 2012 Alteração no texto do termo de compromisso Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

16 Alterações para 2012 Mudança na nomenclatura de Sem informação para Curso em Andamento. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

17 Alterações para 2012 Por que mudou de Sem informação para Curso em Andamento? O campo Sem Informação deveria ser informado quando não existia informação sobre o rendimento/movimento dos alunos que estavam estudando na data de referência do Censo. Entretanto esse campo passou a ser utilizado para diferentes situações. Não havia uma definição clara do que coletar e que dado estávamos coletando; Solicitação dos estados no Encontro Nacional de Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

18 Alterações para 2012 Quando não existir a informação de rendimento/ movimento escolar pelo fato de o ano letivo da etapa a qual estava cursando ainda não ter terminado. O que é Curso em Andamento? Importante! Entende-se por etapa de ensino na modalidade EJA : Ensino Fundamental anos iniciais (1ª a 4ª série) Ensino Fundamental anos finais (5ª a 8ª série) Projovem Urbano Ensino Médio EJA integrada ao ensino fundamental – FIC EJA integrada ao ensino médio Dessa forma, a informação de rendimento e movimento deverá ser feita tendo como referência o término dessas etapas. Caso o aluno ainda não tenha cursado todo o ano letivo da etapa, a informação deverá ser Curso em andamento. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

19 Alterações para 2012 Inclusão na lista de admitidos após da informação de Curso em andamento / Sem Movimentação. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

20 Alterações para 2012 Apresentação dos alunos informados como Falecidos no momento do enceramento do ano escolar. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

21 Alterações para 2012 Alteração no recibo de Fechamento Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

22 Alterações para 2012 Inclusão de nova regra de consistências O aluno não poderá ser admitido com rendimento (aprovado/reprovado) se na matrícula de origem a situação já for Sem movimentação/ curso em andamento. (vice- versa) Fonte: MEC/INEP/SEEDUC

23 Cronograma Portaria nº 114, de 27 de abril de 2012 Abertura do módulo "Situação do Aluno : 01/02/2013 Encerramento da coleta: 15/03/2013 Disponibilização dos relatórios gestores: 25/03/2013 Reabertura do módulo para conferência: 25/03/2013 a 10/04/2013; Disponibilização dos relatórios no módulo "Situação do Aluno contendo os dados finais: 22/04/2013. Fonte: MEC/INEP/SEEDUC


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