A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA NERVOSO. Sempre vivo com eletricidade, o SN é a principal rede de comunicação e coordenação do corpo. É tão vasta e complexa que numa estimativa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA NERVOSO. Sempre vivo com eletricidade, o SN é a principal rede de comunicação e coordenação do corpo. É tão vasta e complexa que numa estimativa."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA NERVOSO

2 Sempre vivo com eletricidade, o SN é a principal rede de comunicação e coordenação do corpo. É tão vasta e complexa que numa estimativa reservada, todos os nervos de um corpo unidos de ponta a ponta poderiam dar duas voltas ao mundo.

3 SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES Deteta informação sensorial Processa e responde à informação sensorial (integração) Mantém a homeostasia Centro das atividades mentais Controla os movimentos do corpo através dos músculos esqueléticos

4 SISTEMA NERVOSO O SN inclui 3 sistemas ou componentes, definidos pela sua anatomia e função. O SNC, é o centro da estrutura e do funcionamento do corpo. O SNC, é composto pelo cérebro e o seu nervo principal, a medula espinal, que corre no interior da coluna vertebral.

5 SISTEMA NERVOSO Do SNC ramificam-se 43 pares de nervos: 12 do cérebro e 31 da medula. Estes nervos ao dividirem-se envolvendo os órgãos e tecidos formam a rede do Sistema Nervoso Periférico.

6 SISTEMA NERVOSO O terceiro componente é o Sistema Nervoso Autónomo. Este tem elementos localizados no SNC, partilha alguns nervos com o SNP e também tem as próprias cadeias nervosas ao longo da medula espinal. O seu trabalho é principalmente automático, na medida em que é responsável por atividades como o controlo da tensão arterial e o ajustamento da frequência cardíaca, da qual raramente nos apercebemos.

7 SISTEMA NERVOSO SN Central Processa, integra, armazena e responde à informação do SNP Encéfalo e medula espinhal Envolvidos por osso Em continuidade no buraco occipital O encéfalo localiza-se no Interior da caixa craniana. A medula espinhal localiza-se no interior da coluna vertebral. SN Periférico Recebe estímulos e transmite informação para o SNC Tecido nervoso fora do SNC - nervos e gânglios 43 pares de nervos com origem no SNC (12 no encéfalo - nervos cranianos) (31 na medula - nervos raquidianos) Gânglios - aglomerações de corpos neuronais localizados no exterior do SNC.

8 Divisões do Sistema Nervoso Sistema Nervoso

9 Neurónio Célula de Schwan, produz mielina. Nódulo de Ranvier, Intervalo entre segmentos da bainha de mielina num axónio. Bainha de mielina, série de invólucros de gordura ao longo do axónio; isola os axónios para evitar curto-circuitos e acelera a transmissão de impulsos nervosos.

10 Sinapse neuromuscular O neurônio apresenta três partes distintas: o dendrito, o corpo celular (no qual se encontra o núcleo) e o axônio (eixo único que se ramifica na extremidade). Essas ramificações do axônio podem ligar-se ao dendrito de outro axônio ou a um músculo, como no esquema ao lado. No espaço entre as partes unidas, são lançadas certas substâncias, os neurotransmissores, produzidas no citoplasma do axônio.

11 Tipos de Neurónio Existem neurônios de vários tamanhos. Por exemplo, um único neurônio sensorial da ponta do nosso dedo tem um axônio que se estende por todo o comprimento do nosso braço, ao passo que os neurônios dentro do cérebro podem se estender por somente alguns poucos milímetros. Os neurônios possuem formatos diferentes, dependendo de sua função. Os neurônios motores, que controlam as contrações dos músculos, possuem um corpo celular em uma ponta, um axônio longo no meio e dendritos na outra ponta. Já os neurônios sensoriais têm dendritos nas duas pontas, conectados por um longo axônio com um corpo celular no meio.

12 Tipos de Neurónio Neurónio Unipolar, um prolongamento único e curto, um axónio, estende-se a partir do corpo celular e divide-se em dois; Neurónio Bipolar, o corpo celular encontra-se entre dois prolongamentos - um axónio e uma dentrite; Neurónio Multipolar, tem três ou mais prolongamentos - diversas dendrites e um axónio;

13 Tipos de Neurónio Os neurônios também variam no que diz respeito a suas funções: os neurônios sensoriais transportam sinais das extremidades do nosso corpo (periferias) para o sistema nervoso central; os neurônios motores (motoneurónios) transportam sinais do sistema nervoso central para as extremidades (músculos, pele, glândulas) do nosso corpo; os recetores percebem o ambiente (químicos, luz, som, toque) e codificam essas informações em mensagens eletroquímicas, que são transmitidas pelos neurônios sensoriais; os interneurónios conectam vários neurónios dentro do cérebro e da medula espinhal.

14 Divisões do Sistema Nervoso Sistema Nervoso Central (SNC) Consiste no encéfalo e na medula espinal. O encéfalo localiza-se no interior da caixa craniana. A medula espinal aloja-se no interior do canal raquidiano, formado pelas vertebras. O encéfalo e a medula espinal estão em continuidade um com o outro através do buraco occipital.

15 Divisões do Sistema Nervoso Sistema Nervoso Periférico (SNP) É exterior ao SNC. Consiste em recetores sensoriais, nervos, gânglios e plexos. Os recetores sensoriais são terminações nervosas, ou células isoladas, especializadas, que detetam a temperatura, a dor, o toque, a pressão, a luz, o som, os odores e outros estímulos. Os NERVOS são feixes de axónios, com as suas bainhas, que ligam o SNC aos recetores sensoriais, músculos e glândulas. O nervos cranianos (12 pares) têm origem no encéfalo e os nervos raquidianos têm origem na medula espinal.

16 Divisões do Sistema Nervoso Sistema Nervoso Periférico (SNP) O gânglios (do grego nó) são aglomerações de corpos celulares neuronais localizadas no exterior do SNC. Os plexos são extensas redes de axónios e, em alguns casos, também de corpos celulares neuronais, localizados no exterior do SNC. O SNP compreende duas subdivisões. Divisão aferente ou sensorial e a divisão eferente ou motora. A divisão eferente ou motora divide-se em sistema nervoso somático e sistema nervoso autónomo (SNA) O SNA subdivide-se em simpático e parassimpático e sistema nervoso entérico.

17 Divisões do Sistema Nervoso Sistema Nervoso Periférico (SNP) - Divisão aferente ou sensorial Transmite sinais elétricos, chamados potenciais de ação, dos recetores sensoriais ao SNC. Os corpos celulares dos neurónios sensoriais localizam- se nos gânglios. - A divisão eferente ou motora Transmite os potenciais de ação do SNC aos órgãos efetores, como os músculos e glândulas.

18 Divisões do Sistema Nervoso A divisão motora do sistema nervoso divide-se em sistema nervoso somático e sistema nervoso autónomo (SNA). Sistema Nervoso Somático: Transmite os potenciais de ação do SNC aos músculos esqueléticos. Os músculos esqueléticos são controlados voluntariamente pelo sistema nervoso somático. Os corpos celulares dos neurónios somáticos motores localizam-se dentro do SNC e os seus axónios estendem-se através dos nervos até formarem sinapses com as células musculares esqueléticas. Sinapse: É a junção de uma célula nervosa com outra célula. Junções neuromusculares: São sinapses entre neurónios e células musculares esqueléticas.

19 Divisões do Sistema Nervoso Sistema Nervoso Autónomo: Transmite os potenciais de ação do SNC ao músculo liso, ao músculo cardíaco e a certas glândulas. O controlo subconsciente, ou involuntário, do músculo liso, do músculo cardíaco ou das glândulas depende do SNA. O SNA tem dois conjuntos de neurónios sequenciais, colocados entro o SNC e os órgãos efetores.

20 Divisões do Sistema Nervoso Sistema Nervoso Autónomo (SNA) - Sistema Nervoso Simpático Quando ativado, prepara o corpo para a ação. - Sistema Nervoso Parassimpático Regula o repouso ou as funções vegetativas, como digerir os alimentos ou esvaziar a urina da bexiga. - Sistema Nervoso Entérico Consiste em plexos localizados na espessura da parede do tubo digestivo. Embora o sistema nervoso entérico seja capaz de controlar o tubo digestivo independentemente do SNC, ele é considerado parte do SNA por causa dos neurónios simpáticos e parassimpáticos que contribuem para a constituição dos seus plexos.

21 Divisões do Sistema Nervoso Resumindo: A divisão sensorial do SNP funciona primariamente para detetar os estímulos e transmitir informação sob a forma de potenciais de ação ao SNC. O SNC é o mais importante local de processamento da informação, iniciação das respostas e integração dos processos mentais. É análogo a um computador altamente sofisticado, com a capacidade de receber informação, processar e armazenar essa informação, e gerar respostas. A divisão motora do SNP conduz potenciais de ação do SNC para os músculos e glândulas.

22 Neurónio Dendritos, recebem mensagens de outros núcleos. Célula de Schwan, produz mielina. Nódulo de Ranvier, Intervalo entre segmentos da bainha de mielina num axónio. Bainha de mielina, série de invólucros de gordura ao longo do axónio; isola os axónios para evitar curto-circuitos e acelera a transmissão de impulsos nervosos.

23 Tipos de Neurónio

24 Neurónios CLASSIFICAÇÃO Quanto à função: Sensoriais ou aferentes Motores ou eferentes De associação Interneurónios Quanto à estrutura: Multipolares Bipolares Unipolares


Carregar ppt "SISTEMA NERVOSO. Sempre vivo com eletricidade, o SN é a principal rede de comunicação e coordenação do corpo. É tão vasta e complexa que numa estimativa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google