A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Ari de Sá Cavalcante 5ª Série do Ensino Fundamental I Hidrografia Do Brasil Profª ѕ Andrea, Fabiana, Hálida, Ivana, Leidiane, Nívia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Ari de Sá Cavalcante 5ª Série do Ensino Fundamental I Hidrografia Do Brasil Profª ѕ Andrea, Fabiana, Hálida, Ivana, Leidiane, Nívia."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Ari de Sá Cavalcante 5ª Série do Ensino Fundamental I Hidrografia Do Brasil Profª ѕ Andrea, Fabiana, Hálida, Ivana, Leidiane, Nívia

2 Os rios e o relevo brasileiro Desde a nascente até a foz, os rios correm por diferentes lugares e fazem parte das mais diversas paisagens. Nos lugares onde existem serras e outras formas elevadas de relevo, os rios correm rápido e geralmente há, em seu curso, muitas cachoeiras e corredeiras.

3 Os rios e o relevo brasileiro Nos lugares com relevo mais plano, os cursos dos rios costumam ser mais sinuosos, ou seja, possuem muitas curvas, e suas águas correm lentamente. Os sinuosos rios amazônicos

4 As partes de um rio Nascente, é o local do qual se inicia um curso de água (rio,ribeiro, riacho), seja grande ou pequeno.

5 Leito é o espaço que pode ser ocupado pelas águas. As partes de um rio

6 Margem é um termo que em geografia quer dizer o local onde a água se encontra com a terra. Costuma-se utilizar este termo para referir a beira da água de um rio, de uma lagoa, de um lago com terra.

7 As partes de um rio Foz ou desembocadura é como é denominado o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz um outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou mesmo o oceano.

8 Tipos de rios Rio afluente: rio que despeja suas águas em outro rio. Rio principal: rio que recebe as águas dos rios afluentes.

9 Utilização dos rios Abastecimento das populações; Indústrias; Irrigação de lavouras; Produção de energia elétrica; Pesca de uma grande variedade de peixes que são fontes de alimento e renda para muitas pessoas; Vias de transporte.

10 Os rios e as bacias hidrográficas brasileiras O conjunto das terras que são banhadas por um rio principal e por seus afluentes recebe o nome de Bacia Hidrográfica. O Brasil possui seis grandes bacias hidrográficas, que têm o nome de seus rios principais. Amazônica, Paraná, Tocantins-Araguaia, São Francisco, Paraguai e Uruguai; as outras são agrupamentos de vários rios, não tendo um rio principal como eixo, por isso são chamadas de bacias secundárias.bacias hidrográficasAmazônicaParanáTocantinsSão FranciscoParaguai Uruguai A Hidrografia do Brasil envolve o conjunto de recursos hídricos do território brasileiro, as bacias hidrográficas, Oceano Atlântico, os rios, lagos, lagoas,arquipélagos, golfos, baías, cataratas, usinas hidrelétricas, barragens, etc.brasileirobacias hidrográficasOceano Atlânticorioslagos lagoasarquipélagosgolfosbaíascataratasusinas hidrelétricasbarragens

11 Os rios e as bacias hidrográficas brasileiras

12 O Brasil possui uma das mais amplas, diversificadas e extensas redes fluviais de todo o mundo. O maior país da América Latina conta com a maior reserva mundial de água doce e tem o maior potencial hídrico da Terra.BrasilAmérica Latinaágua doceTerra Os rios e as bacias hidrográficas brasileiras A maior parte dos rios brasileiros é de planalto, apresentando-se encachoeirados e permitindo, assim, o aproveitamento hidrelétrico. As bacias Amazônica e do Paraguai ocupam extensões de planícies, mas as bacias hidrográficas do Paraná e do São Francisco são tipicamente de planalto. Merecem destaque as quedas-d'água de Urubupungá (no rio Paraná), Iguaçu (no rio Iguaçu), Pirapora, Sobradinho, Itaparica e Paulo Afonso (no rio São Francisco), onde estão localizadas usinas hidrelétricas. AmazônicaParaguaiParanáSão Franciscorio ParanáIguaçurio Iguaçurio São Franciscousinas hidrelétricas

13 Os rios brasileiros apresentam regime de alimentação pluvial, ou seja, são alimentados pelas águas das chuvas. Em decorrência de o clima tropical predominar na maior parte do território, as cheias ocorrem durante o verão, constituindo exceção alguns rios nordestinos, cujas cheias ocorrem entre o outono e o inverno.clima tropicalnordestinos Em sua maior parte, os rios brasileiros são perenes, isto é, nunca secam. Mas na região semi-árida do Nordeste há rios que podem desaparecer durante uma parte do ano, na estação seca: são os chamados rios temporários ou intermitentes.semi-áridaNordeste Os rios e as bacias hidrográficas brasileiras

14 Os rios mais importantes e suas características O rio Amazonas é um dos maiores rios do mundo. Suas águas são muito importantes para a floresta Amazônica e para a população que vive às suas margens. O rio São Francisco é o maior rio que corre totalmente em território brasileiro.É popularmente chamado de Velho Chico.

15 Os rios mais importantes e suas características O rio Paraguai nasce no estado do Mato Grosso. Ao longo de seu percurso, esse rio atravessa a planície do Pantanal, uma formação natural que se destaca pela diversidade de animais e plantas.

16 Como os rios são transformados Assim como acontece com a vegetação com a vegetação e o relevo, os rios brasileiros também sofrem transformações causadas pela ação do ser humano. Muitos rios têm suas margens modificadas em decorrência do desmatamento. Há, também, aqueles que têm seu curso natural interrompido pela construção de barragens. Outros rios são transformados devido à grande quantidade de poluentes que nele são despejados, comprometendo a Fauna e a Flora aquática.

17 moinhosfrazao.blogspot.com/2008/04/partes-constituintes-de-um-rio.html pt.wikipedia.org/wiki/Hidrografia_do_Brasil Bibliografia Livro de História e Geografia – A Escola é Nossa – 5ª série


Carregar ppt "Colégio Ari de Sá Cavalcante 5ª Série do Ensino Fundamental I Hidrografia Do Brasil Profª ѕ Andrea, Fabiana, Hálida, Ivana, Leidiane, Nívia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google