A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão de História e Geografia 4ª série – 3ª Etapa Professoras: Fabiana, Alynne e Maitê Fabiana, Alynne e MaitêHistória.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão de História e Geografia 4ª série – 3ª Etapa Professoras: Fabiana, Alynne e Maitê Fabiana, Alynne e MaitêHistória."— Transcrição da apresentação:

1

2 Revisão de História e Geografia 4ª série – 3ª Etapa Professoras: Fabiana, Alynne e Maitê Fabiana, Alynne e MaitêHistória

3 A fundação de Fortaleza * No início do século XVII Pero Coelho de Souza chefiou uma expedição com destino ao Ceará com o Objetivo de povoá-lo. * Pero Coelho e seus homens, sem apoio dos índios, foram vencidos pelo cansaço, a fome e a primeira seca de que se tem notícia. * Em seguida vem Martin Soares Moreno, que conquistou a confiança dos índios e abriu caminho para a construção do Forte de São Sebastião. * Mais tarde, Martin Soares Moreno recebeu o título de Fundador do Ceará.

4 * Depois da volta de Martin para Portugal, os índios se aliam aos holandeses para expulsar os portugueses que voltaram a persegui-los. * Aproveitando os restos do Forte de São Sebastião, os holandeses construíram o Forte de Schoonenborch. Os portugueses, em busca da tomada de suas terras, expulsaram os holandeses e mudaram o nome do Forte de Schoonenborch para Forte de Nossa Senhora de Assunção, onde nasceu e cresceu a cidade de Fortaleza. A fundação de Fortaleza

5 O povo cearense * A maioria da população cearense é mestiça, ou seja, resultante da miscigenação entre índio, branco e em menor escala, o negro. * O caboclo (ou mameluco), é, portanto, o nosso tipo físico característico. Resultante do cruzamento entre brancos e índios. Do contato entre branco, índio e negro, nasceu nossa cultura, constituída de hábitos, costumes, crenças religiosas, artes,conhecimento, a língua falada...

6 Contribuições indígenas: * Contribuições indígenas: - Dormir de rede. - Ler uma lenda como a do Curupira, Boitatá... - Comer beiju, paçoca, tapioca. - Usar a jangada para pescar. - Palavras como tapera, manzuá, inhaca, pixé, pereba, curuba... - Nomes de paisagens: caatinga, biboca, brocotó, tijuco... -O cultivo do milho, da mandioca, do amendoim, entre outros.

7 Contribuições dos portugueses: - O idioma que falamos. - A religião católica. - As festas juninas e a dança da quadrilha. - Hábito de construir casas com quintais grandes. - Receitas de doces. - Cirandas, folguedos populares, fandango e pastoril.

8 Contribuições africanas(negros): * Contribuições africanas(negros) - Maracatu, celebrações de Iemanjá e São Jorge... - Moqueca de peixe. - Capoeira ao som do berimbau. - Chamar meninos de moleques.. - Ouvir som de pífano, chocalho, reco-reco, cuíca, pandeiro, tambor... -Palavras como cachaça, banzo, cachimbo, cafundó, capanga, lundu, marimbondo, maxixe, entre outros..

9 Geografia

10 Relevo do Ceará * Para medir a altura de um lugar, usamos como referência o nível do mar, que tem altitude zero. * O relevo do Ceará é constituído pela planície litorânea, pela depressão sertaneja e pelos planaltos e chapadas. - Planaltos: superfície irregular com altitudes acima de trezentos metros. - Planície: superfície bem mais plana, e a altitude não chega a cem metros. - Depressões: situadas entre altitudes de 100 a 500 metros, são áreas mais baixas que aquelas ao seu redor.

11 Hidrografia do Ceará * A maioria dos rios são temporários, isto é, secam no período de estiagem. * Os dois açudes mais importantes são: Orós e Castanhão (maior do estado). * O maior rio do Ceará é o rio Jaguaribe. * O rio Pacoti e os açudes Riachão e Gavião abastecem de água a cidade de Fortaleza.

12 Clima do Ceará * No Ceará há dois tipos de clima: - Faixa litorânea, clima mais ameno graças as brisas marinhas. - Clima semiárido, caracterizado por apresentar chuvas irregulares e temperaturas elevadas. * Apresenta duas estações: - A estação das chuvas (inverno) - A estação da seca (verão) * Apresenta chuvas irregulares; ás vezes chove muito, outras vezes a chuva não vem e o céu permanece límpido por toda a estação.

13 Vegetação do Ceará Vegetação predominante: Caatinga.Vegetação predominante: Caatinga. Caatinga: do tupi, mata branca, espalha-se por todo o espaço ocupando cerca de 70% de sua área. Suas características são de porte arbustivos, troncos retorcidos, folhas pequenas e caducifólias, xerófila (adaptada à escassez d'água) e raízes profundasCaatinga: do tupi, mata branca, espalha-se por todo o espaço ocupando cerca de 70% de sua área. Suas características são de porte arbustivos, troncos retorcidos, folhas pequenas e caducifólias, xerófila (adaptada à escassez d'água) e raízes profundas

14 Vegetação do Ceará Segunda vegetação predominante: Vegetação litorânea.Segunda vegetação predominante: Vegetação litorânea. A vegetação de mangue é encontrada em áreas sob influência das marés, tendo como características porte arbóreo/arbustivo, pobre em variedade (mangue preto, mangue branco e mangue vermelho), higráfila (adaptada à umidade), halófita (adaptada a salinidade) e raízes suspensas.A vegetação de mangue é encontrada em áreas sob influência das marés, tendo como características porte arbóreo/arbustivo, pobre em variedade (mangue preto, mangue branco e mangue vermelho), higráfila (adaptada à umidade), halófita (adaptada a salinidade) e raízes suspensas.

15 Orientado pelo roteiro, estude pelos livros, caderno e apostila. E lembre-se: O seu sucesso é você quem faz. O seu sucesso é você quem faz. Boa prova!


Carregar ppt "Revisão de História e Geografia 4ª série – 3ª Etapa Professoras: Fabiana, Alynne e Maitê Fabiana, Alynne e MaitêHistória."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google