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Avanços tecnológicos na indústria automotiva brasileira para melhoria da eficiência energética de veículos pesados Eficiência Energética de Veículos Pesados.

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Apresentação em tema: "Avanços tecnológicos na indústria automotiva brasileira para melhoria da eficiência energética de veículos pesados Eficiência Energética de Veículos Pesados."— Transcrição da apresentação:

1 Avanços tecnológicos na indústria automotiva brasileira para melhoria da eficiência energética de veículos pesados Eficiência Energética de Veículos Pesados no Brasil Brasília 09 de abril de 2013

2 INTRODUÇÃO REQUISITOS LEGAIS E DE MERCADO PONTOS PRINCIPAIS MOTOR INFRA- ESTRUTURA VEÍCULO

3 INTRODUÇÃO REQUISITOS LEGAIS E DE MERCADO PONTOS PRINCIPAIS PROCONVE (AMBIENTAL) SEGURANÇA VEICULAR CLIENTE

4 MOTOR Tecnologia Características de aplicação / combustível VEÍCULO Eficiência do conjunto veicular (equipamentos periféricos) Resistência ao rolamento (pavimento) Aerodinâmica Tipos de veículos: Ônibus e caminhões Aplicações veiculares PONTOS PRINCIPAIS INTRODUÇÃO

5 MOTOR - EVOLUÇÃO P4 (E II) - Turbo / Turbo Cooler P5 (E III) - Injeção Eletrônica / Combustão do motor - P7 (E V) - Pós-tratamento (SCR / EGR ) + OBD + diesel de baixo S até P3 (E I) - Motores naturalmente aspirados PROCONVE : Requisito Ambiental REQUISITOS SIMILARES AOS EUROPEUS Nova etapa na EUROPA em 2014 REQUISITOS SIMILARES AOS EUROPEUS Nova etapa na EUROPA em %81% 86% 95% COHCNOxMP

6 MOTOR - EVOLUÇÃO Evolução importante das características do óleo diesel POTÊNCIA ( cv )

7 MOTOR - EVOLUÇÃO TENDÊNCIAS Uso de energia / combustíveis renováveis ou alternativos Biocombustíveis biodiesel / biometano / etanol / diesel de cana / etc. Híbridos; Elétrico; Célula de combustível (Fuel Cell); Gás Natural, etc. Requisitos Ambientais Novas etapas do PROCONVE; Harmonização de regulamentos. PARA ONDE VAMOS ?

8 VEÍCULO - EVOLUÇÃO GANHO EM EMISSÃO GANHO EM CAPACIDADE DE CARGA GANHO EM EMISSÕES PBT / PBTC ( t )

9 Acima de 20 anos ( ) Até 5 anos ( ) De 6 a 20 anos ( ) 8 – 10 anos 8 – 10 anos IDADE DA FROTA BRASILEIRA DE CAMINHÕES unidades Média = 17,9 anos Cerca de caminhões com idade acima de 30 anos Renovação da frota: uma necessidade. FROTA - EVOLUÇÃO

10 Arrefecimento Alternador Compressor Ar Bomba Direção Compressor Ar Condicionado Distribuição do Consumo de Energia VEÍCULO - EVOLUÇÃO OBS: Veículo E5/P7 (28t) – (caminhão trator + carreta) / uso em rodovia Fonte: Reduction and Testing of Greenhouse Gas Emissions from Heavy Duty Vehicles - LOT 2

11 VEÍCULO - EVOLUÇÃO RESISTÊNCIA AERODINÂMICA Fator importante para veículos de aplicação rodoviária (> velocidade) Litros/100km –Veículo de 40t a 50km/h TRÁFEGO CONGESTIONADO x CONSUMO (Fonte VDA) ~ 54%

12 PAVIMENTO 2012 QUILOMETRAGEM% ÓTIMO ,0 BOM4.8365,1 REGULAR ,4 RUIM8.2728,6 PÉSSIMO3.7653,9 TOTAL ,0 VEÍCULO - EVOLUÇÃO RESISTÊNCIA DE ROLAGEM tipos de pavimento; tipo/marca/modelo de pneus; pressão de enchimento dos pneus. Rodovias pesquisadas abrangem toda a malha rodoviária federal pavimenta- da, os principais trechos de rodovias estaduais pavimentadas e concedidas. 46% condições: regular, ruim ou péssimo 46% condições: regular, ruim ou péssimo Fonte: Pesquisa CNT 2012 OBSERVAÇÃO: Extensão total das rodovias ~ 1,6 milhões de quilômetros Pavimentadas: ~13,5% ( km) Não Pavimentadas: ~ 86,5% ( km) ~25%

13 TRANSPORTAR pessoas por 1 km: Passageiros (unidades) Veículos (unidades) Área Ocupada (m 2 ) Combustível (litros) / Logística, sistemas, BRT com vistas à eficiência energética VEÍCULO / INFRAESTRURA BRT: Bus Rapid Transit

14 Composições maiores : bitrem, rodotrem, treminhão, bitrenzão. VEÍCULO / INFRAESTRURA FATOR DE CARGA / REALIDADE BRASILEIRA

15 APLICAÇÕES ADEQUADAS VEÍCULO / INFRAESTRURA

16 MOTOR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA VEÍCULO INFRAESTRUTURA COMBUSTÍVEIS EMISSÕES AERODINÂMICA ROLAGEM ESTRADAS TREINAMENTO OPERADOR GERENCIAMENTO DE FROTA RENOVAÇÃO DA FROTA CUSTOS FRENAGEM / EQUIP. AUXILIARES, etc. HÍBRIDOS / ELÉTRICO, etc. APLICAÇÕES ADEQUADAS CLIENTE CONCLUSÃO


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