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Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante Amarante - Porto 9º Ano (Educação Tecnológica ) TecnoVC1 4 +1.

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1 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante Amarante - Porto 9º Ano (Educação Tecnológica ) TecnoVC1 4 +1

2 Aproveitando o facto de na disciplina de Educação Tecnológica se ter abordado a temática Energia e se ter proposto a realização de um projecto prático sobre este tema, decidimos participar no Concurso Rali Solar, realizando um Barco Solar. Indo de encontro ao estipulado no Regulamento deste concurso, tentamos neste projecto promover as Energias Renováveis e as preocupações ambientais, pelo que sempre que possivel tentamos reutilizar/reaproveitar materiais, poupando assim recursos. Seguindo a Metodologia de Projecto (usada nas aulas de Educação Tecnológica), que segue 7 etapas: Situação/Problema; Investigação; Ideias; Solução; Projecto; Realização e Avaliação, a equipa começou a trabalhar. 1 – Situação/Problema - Do Regulamento …Construção de um protótipo de um Barco Solar, com utilização de componentes mecânicos reutilizados. Partindo deste pressuposto a equipa começou a investigar… Protótipo 1 – Solução CatamaranProtótipo 2 – Solução Barco normal

3 2 – Investigação – A equipa começou por analisar os regulamentos e a diferente documentação disponibilizada para este concurso e disponível no site Ciência Viva. Foram tomadas notas das informações relevantes. Também foi pesquisada informação relativa às anteriores edições deste concurso, visualizadas fotos, recolhidas informações sobre paíneis fotovoltaicos, experimentados os kits disponibilizados (ligação série/paralelo/mista) e ainda pesquisada informação sobre aerodinâmica e barcos. Nesta fase também se começou a analisar/escolher alguns possíveis materiais a aplicar no nosso barco e feita a sua recolha, nomeadamente ( roofmate, esferovite, embalagens, madeira, metal, arame, fios condutores, etc). Estando na posse desta informação e materiais passamos à fase seguinte. 3 – Ideias – Foram seleccionadas algumas imagens de barcos existentes no mercado e foram feitos alguns esboços. Feitos vários ajustes procedeu-se a uma escolha. 4 – Solução – Foram definidas duas soluções dos esboços efectuados anteriormente. Foram debatidos os prós e contras e escolhida e justificada a escolha. Como não se chegou a um consenso o grupo dividiu-se em dois e decidiu-se realizar dois protótipos (um catamaran e um barco normal). Posteriormente será seleccionado um para a competição. 5 – Projecto – Procedeu-se ao desenho rigoroso da solução escolhida – vista em perspectiva, vista de frente, vista de baixo, vista de frente e vista de lado. Foram também aqui definidas as medidas do protótipo e a disposição do paínel fotovoltaico, etc. Estrutura do barco + hélice + painel Pormenor da hélice e das uniões

4 6 – Realização – Estando na posse de vários materiais recolhidos, foi altura de fazer uma escolha. Pelo critério da leveza e resistência do barco a equipa optou por escolher o material vulgarmente chamado roofmate - poliestireno extrudido. Utilizando cola de contacto para esferovite foram coladas as várias peças do barco. Posteriormente depois de seco e bem colado foi moldado, utilizando lixas, x-actos, limas, grosas – até ter a forma que pretendíamos. Foi utilizada também uma placa de madeira para o casco do barco e dois varões de madeira para união das peças de roofmate. O painel fotovoltaico e o motor foram fixados à placa de madeira, utilizando uma pequena e leve chapa metálica. Entretanto os elementos da equipa estudaram a melhor maneira de testar várias hélices e disposições para o motor. Foi testada uma hélice de um dos kits fornecidos e foi realizada uma hélice final em madeira de balsa. Aquando da realização deste relatório estamos na fase de pintura e de testes. 7 – Avaliação - A avaliação propriamente dita será feita na prova regional (caso sejamos aceites) no entanto estamos a testar o barco numa espécie de bacia grande que temos na sala de aula. Estamos a deparar-nos com alguns problemas que esperamos resolver a breve trecho... Sendo este um projecto de sala de aula, em que o professor tem que dar apoio a muitos grupos de trabalhos diferentes, as decisões e trabalhos específicos passam quase exclusivamente pelos alunos, sendo os conselhos do professor uma ajuda preciosa. Componentes do Catamaran Estrutura do barco (flutuadores)

5 Na nossa opinião, o nosso barco é de fácil fabrico e é um protótipo muito prático e real, pelo que facilmente poderia ser fabricado e comercializado. O facto de utilizar uma energia renovável é uma mais valia em termos ambientais e energéticos. Achamos que sem dúvida deveria haver barcos solares similares a este no mercado. Há que pensar no futuro... Em termos de aprendizagem, aplicamos os conhecimentos adquiridos nas aulas de Educação Tecnológica e Ciências Fisico-Químicas num projecto prático e real. Utilizamos uma energia limpa para realizar um meio de trsnsporte do futuro. Entramos em contacto com um painel fotovoltaico, com motores, fizemos ligações, pensamos em atrito, aerodinâmica, barcos.... Muitos conhecimentos que deram como produto final um protótipo de barco que muito nos orgulha. Fazemos questão de dizer aos nossos amigos, familiares e professores, o que estamos a desenvolver. É motivo de orgulho. Para além disso estão cartazes na escola a anunciar este concurso. A 28 de Maio vai realizar-se a celebração do Dia Mundial da Energia na nossa escola e vamos expôr este e outros trabalhos envolvendo a temática Energia (são três turmas do 9º ano a desenvolver projectos) para toda a comunidade ver e ainda vamos promover a utilização de Energias Renováveis, de modo a termos um desenvolvimento sustentável a pensar no futuro do nosso Planeta. Para primeiro ano neste concurso não nos safamos mal, para o ano faremos melhor... Protótipo 1 – Vista de Trás Protótipo 2 – Vista de Trás


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