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Estratégias para projeto de EVE Luiz Antônio Righi.

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1 Estratégias para projeto de EVE Luiz Antônio Righi

2 Atrito útil?!! Considere um carro de Fórmula 1, que tem tração traseira. - O atrito nas rodas de tração é um atrito útil. -O atrito nas rodas de rolagem (dianteiras) é um atrito inútil. -Logo, pode-se eliminar as rodas dianteiras?

3 Equacionamento do atrito F a1 F a2 v(m/s) P1P1 P2P2 Observação: procurar distribuir o torque proporcionalmente ao peso em cada roda, que é uma tarefa difícil, pois ele é variável em cada instante (aclives, curvas, acelerações....)

4 Tração dianteira ou traseira? Torque T gerado pelo motor, se transfere para o chassi e a roda de tração (ou o solo) No chassi, ele significa um peso P que tende levantar a dianteira e baixar a traseira. Logo, aumenta o peso na traseira, quando se liga o motor, independentemente de qual seja a roda de tração. v(m/s) T PP T

5 Direção dianteira x traseira A direção dianteira é estável, pois as rodas traseiras tendem a se alinhar suavemente A direção traseira é um equilíbrio instável, e as rodas nunca ficam alinhadas. -O movimento horário é direção dianteira e o anti-horário é direção traseira. -Na teria que alinhar instantaneamente.

6 Sobre as rodas Preferencialmente sem raios (lisas), sem eixo (Hubless), extremamente centradas, com rolamentos cerâmicos, etc. Tração na parte superior, pois uma roda é uma superposição de dois movimentos: – Translação – Rotação E o eixo real da roda não é o eixo central, mas está situado no ponto de contato com o solo!! Nossa sugestão para um EVE é uma roda feita engrenagem de corrente de bicicleta ou de comando de válvulas de motocicleta! Ela é muito simples e eficiente! Ela tem um desgaste acentuado, exigindo maiores pesquisas para aplicá-la a um veículo de uso diário.

7 Alternativa para um protótipo eficiente Veículo com três rodas Duas rodas perfeitamente paralelas Direção dianteira Tração nas duas rodas traseiras Utilizar duas catracas como diferencial simples Problema: espaço e visibilidade C C C C

8 Opções para um veículo eficiente ( ) Assimetria = Sidecar ( ) Direção traseira = capinadeira ( ) Convencional ( ).... Roda de Bicicleta, de Marcel Duchamp

9 Nossas experiências EESM01 (2007) EESM02 (2008), com painel fotovoltaico

10 Seguindo a Lei de Lavoisier.... TW4XP Híbrido: energias elétrica e humana, Dois lugares e dimensões de um automóvel Com suspensão e sinalização (regularizável) Autonomia: 500 km e velocidade acima de 100 km/h.

11 Bom trabalho e boa sorte!


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