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Fortalecendo a Gestão Organizacional para a Melhoria da Qualidade de Vida da Sociedade Amazonense. da Sociedade Amazonense. INSTITUIÇÕES REALIZADORAS.

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1 Fortalecendo a Gestão Organizacional para a Melhoria da Qualidade de Vida da Sociedade Amazonense. da Sociedade Amazonense. INSTITUIÇÕES REALIZADORAS

2 Como uma das ações do Programa, o Prêmio Qualidade Amazonas foi instituído em 1994, com a finalidade de reconhecer e dar visibilidade aos esforços das organizações do Estado do Amazonas na busca pela Cultura da Excelência. Até o ano de 1999 o Prêmio só possuía a Modalidade Processo. A partir de 2000 foi inserida no Prêmio a Modalidade Gestão, utilizando critérios próprios baseados no PNQ e PQGF. PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS

3 MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO: PROCESSO: GESTÃO: - Compromisso com a Excelência - Rumo com a Excelência - Instrumento de Avaliação da Gestão Pública FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO: - Modalidade Processo - Modalidade Gestão FORMAS RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO: - Modalidade Processo - Modalidade Gestão PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007

4 A C P D PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS MODALIDADE PROCESSO (vide regulamento – pág. 19) Utiliza como padrão de referência o método PDCA e as Ferramentas da Qualidade.

5 MODALIDADE PROCESSO: MODALIDADE PROCESSO: CATEGORIAS CATEGORIAS: Média e Grande Indústria – setor industrial, que possuam entre 51 e 500 colaboradores na força de trabalho no ato da inscrição. Micro e Pequena Indústria – setor industrial, que possuam 50 ou menos colaboradores na força de trabalho no ato da inscrição. Serviços/Comércio – prestadoras de serviço ou de comércio atacadista ou varejista. PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS

6 MODALIDADE PROCESSO: MODALIDADE PROCESSO: CATEGORIAS: Governamental – setor público do poder Executivo, Legislativo ou Judiciário – Federal estadual ou Municipal. Com Fins Não Lucrativos – formais, privadas, porém com fins públicos, não lucrativos, auto-governadas e com parte de seus membros como voluntários Educação – privadas ou públicas do setor de ensino, fundamental, médio ou superior. Saúde – privadas ou públicas do setor de saúde. PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS

7 MODALIDADE PROCESSO MODALIDADE PROCESSO DIRETRIZES E ORDEM DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DO PROCESSO: Forma do Relatório: No Relatório do Processo deixa de ser obrigatório o uso do Modelo Padrão do Prêmio, ficando a candidata livre quanto a forma de apresentação. PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS

8 IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Na IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO deve conter: Razão Social Nome de Fantasia Nome do Dirigente Maior Nome do Grupo de Trabalho Nome dos Componentes do Grupo, completo, por extenso, seguido do seu cargo e setor; Nome do coordenador do Grupo, completo e por extenso, seguido do seu cargo e setor e Tema do Trabalho

9 DENINIÇÃO DO NEGÓCIO Relação dos principais produtos e / ou serviços da organização, apresentando: os principais clientes e usuários; os principais fornecedores; e os principais concorrentes PORTE Caracterização das instalações (área construída em m²) e das pessoas que compõem a sua força de trabalho (nº de pessoas, escolaridade, sexo e forma de vínculo) PERFIL DA ORGANIZAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS

10 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO HISTORICO DA QUALIDADE Descrição da evolução da Qualidade na organização, enfocando metodologias e sistemas implantados ou em implantação, destacando ainda a quantidade existentes de grupos de trabalho (CCQ/Time da Qualidade) e dos projetos já implementados por esses grupos. ORGANOGRAMA Apresentação organizacional, destacando, na mesma os responsáveis pela área da Qualidade e Gestão dos Grupos de Trabalho. PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS

11 IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO PERÍODO DE REALIZAÇÃO

12 MODALIDADE PROCESSO: MODALIDADE PROCESSO: ATENDIMENTO AOS CRITÉRIOS E ITENS DE AVALIAÇÃO: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Critério 1 – Caracterização da Situação Anterior; Critério 2 – Observação; Critério 3 – Análise; Critério 4 – Plano de Ação; Critério 5 – Verificação dos Resultados Obtidos; Critério 6 – Padronização; Critério 7 – Resultados Alcançados; e Critério 8 – Conclusão. PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS

13 1. CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ANTERIOR ESCLAREÇA QUE SITUAÇÃO ESTAVA OCORRENDO ANTES DO INÍCIO DA ATUAÇÃO E REALIZAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPE CONSIDERANDO: Definição do Problema: Descreva o problema ou melhoria a ser resolvido/implementada,demonstrando o antes da resolução / implementação do problema ou melhoria Grau de Importância do Problema ou da Oportunidade de Melhoria: indique o porquê da eliminação do problema ou da proposição de melhoria. Quantificações Comparativas das Perdas e Ganhos: apresente as quantificação comparativa de perdas e ganhos observadas na resolução do problema ou na proposição de melhoria. nova meta Definição de Metas: Indique qual a meta deverá ser alcançada, caso o grupo tenha estabelecido metas específicas indique aqui. No caso de uma OM indique a nova meta a ser atingida e descreva a oportunidade de melhoria.

14 2. OBSERVAÇÃO ESCLAREÇA COMO FOI LOCALIZADO OU FOCADO O PROBLEMA OU A OPORTUNIDADE DE MELHORIA CONSIDERANDO: Identificação de onde ocorria problema/melhoria: Se foi feito o levantamento de dados (histórico) da situação ao longo do tempo; Se a equipe fez observações no local onde estava ocorrendo o problema ou onde se localizou a oportunidade de melhoria; Como se obteve a certeza da localização do problema ou da oportunidade de melhoria; Que atitudes imediatas foram tomadas como ações de bloqueio ao problema ou iniciar o processo de melhoria. Utilização das Ferramentas da Qualidade: Se foram utilizadas ferramentas da qualidade e, caso afirmativo, cite-as e anexe os registros ao relatório.

15 3. ANÁLISE DO PROCESSO ESCLAREÇA COMO FOI REALIZADO A ANÁLISE DO PROCESSO OU DA OPORTUNIDADE DE MELHORIA CONSIDERANDO: Identificação da causa fundamental/potencial do problema/melhoria: como o grupo de trabalho analisou o processo onde o problema estava ocorrendo e se obteve a certeza dos possíveis fatores que estavam causando o problema, ou seja, como se chegou a(s) causa(s) raiz do problema. No caso de melhoria como o grupo de trabalho chegou à conclusão do tipo de ação de melhoria a ser implementada. Comprovação da causa fundamental/potencial do problema/melhoria: como se obteve a certeza que a melhoria não afetaria negativamente outras características do processo, produto ou serviço. Agilidade na tomada de ações de bloqueio/início do processo: descreva como e quando o grupo de trabalho chegou a conclusão do tipo de ação a ser tomada. Se foram utilizadas ferramentas da qualidade e, caso afirmativo, cite-as e anexe os registros ao Relatório.

16 4. PLANO DE AÇÃO DESCREVA AS CARACTERÍSTICAS DO PLANO DE AÇÃO, CONSIDERANDO: Elaboração: como foi o processo para a elaboração do plano de ação para eliminar o problema ou implementar a melhoria, citando: Quem participou da elaboração Se ele foi completo, estabelecendo ações, prazos e responsabilidades Se foram consideradas ações voltadas para o treinamento e informação das pessoas envolvidas Se foram consideradas ações para evitar o retrocesso à situação anterior Execução das ações planejadas: Se o plano de ações sofreu alterações ao longo da execução e porquê Se ele foi cumprido integralmente ou parcialmente e porque Se foram gerados e mantidos registros e evidências documentadas das ações realizadas (se possível adicione no relatório evidências objetivas)

17 5. VERIFICAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS DESCREVA OS RESULTADOS ALCANÇADOS: Comparação do antes e depois: compare os resultados antes e depois do início do projeto, indicando o que mudou. Mensuração e analise dos resultados: como foram medidas as melhorias obtidas. Análise dos efeitos secundários: se houve alguma melhoria ou resultado negativo não esperado (não previsto pela equipe durante o planejamento) na sua área ou em outras indique-a como efeito secundário, em caso de resultado negativo o que foi feito para eliminá-lo. Alcance das metas: demonstre se as metas foram alcançadas parcialmente, totalmente ou superadas.

18 6. AÇÃO E/OU PADRONIZAÇÃO DESCREVA AS AÇÕES CORRETIVAS OU DE MELHORIA E O PROCESSOS DE PADRONIZAÇÃO ADOTADOS: Formalização e documentação: Se a equipe iniciou alguma ação complementar para tratar eventuais problemas remanescentes ou outra oportunidade de melhoria identificada; o que foi feito para que a nova situação fosse mantida e a situação anterior não voltasse a ocorrer; Como a nova situação foi formalizada e documentada; se foram revisados ou elaborados novos padrões de trabalho (procedimentos, folhas de instrução de trabalho, normas, regulamentos, especificações etc.) Treinamento e informação: como os colaboradores e demais pessoas impactadas foram informadas e treinadas; Compartilhamento de novas práticas: como as melhorias obtidas foram compartilhadas com as demais áreas e colaboradores não pertencentes à equipe de trabalho, outras áreas da organização etc; Situação atual: como está atualmente a nova situação e como está sendo feita a sua monitoração.

19 7. RESULTADOS DESCREVA AQUI OS RESULTADOS ECONOMICO-FINANCEIROS E OS RELATIVOS ÀS PESSOAS: Resultado Econômico-Financeiros: indique quais os resultados econômico-financeiros alcançados; qual foi a abrangência dos resultados obtidos (só na área, em toda a organização, na comunidade etc.); quais foram os impactos dos resultados obtidos (informe valores financeiros, índices de qualidade, atendimento, fortalecimento da imagem da organização e de seus produtos, melhoria no ambiente de trabalho e na segurança, cuidado com o meio-ambiente, prática dos valores organizacionais etc.). Resultados relativos às pessoas: informe o ganho do grupo de trabalho e se houve disseminação e aprendizado na área e nos demais setores da organização:

20 8. CONCLUSÃO DESCREVA OUTRAS INFORMAÇÕES REFERENTES AO PROJETO: Análise final do trabalho: como a equipe realizou a análise e a reflexão final do trabalho executado; o que a equipe destaca como pontos fortes do trabalho realizado; o que a equipe destaca como pontos de melhoria para os próximos trabalhos a serem executados. Tratamento de problemas remanescentes: Destacar quando houver a existência de problemas remanescentes da aplicação do projeto e como foram tratados (quando existentes). Aprendizado e desenvolvimento de competências: o que a equipe aprendeu com a realização do projeto quais foram as principais competências adquiridas e desenvolvidas; como o projeto foi visto pela organização; e se a equipe iniciou algum outro projeto utilizando os conhecimentos adquiridos.

21 Escreva um texto com os reconhecimentos e agradecimentos às pessoas, instituições, outras organizações etc., que de alguma forma, contribuíram para a realização do trabalho e a participação da equipe no PREMIO QUALIDADE AMAZONAS (Não obrigatório) AGRADECIMENTOS

22 CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO PARA CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO PARA MODALIDADE PROCESSO: PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS CRITÉRIOSPONTUAÇÃO 1. CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ANTERIOR OBSERVAÇÃO ANÁLISE13 4. PLANO DE AÇÃO13 5. VERIFICAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS13 6. PADRONIZAÇÃO10 7. RESULTADOS ALCANÇADOS12 8. CONCLUSÃO7 PONTUAÇÃO DO CONTEÚDO95 PONTUAÇÃO DIRETRIZES E ORDEM DE APRESENTAÇÃO5 PONTUAÇÃO TOTAL100

23 FORMAS DE RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO PARA A MODALIDADE PROCESSO FORMAS DE RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO PARA A MODALIDADE PROCESSO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS FAIXAPONTUAÇÃOCLASSIFICAÇÃORECONHECIMENTO OURO Medalha de Ouro para as organizações - certificado e Medalha de Ouro para Grupo de Trabalho PRATA Medalha de Prata para as organizações - certificado e Medalha de Prata para Grupo de Trabalho 271 – 80 PARTICIPANTE Placa de Menção Honrosa 10 – 70PARTICIPANTE Placa de Menção Honrosa

24 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 MODALIDADE GESTÃO: MODALIDADE GESTÃO: Participa a organização candidata como um todo, apresentando seu modelo de Gestão, através do uso de Critérios de Referência Nacional para organizações Privadas e Públicas. Organizações Privadas e Com Fins não Lucrativos Organizações Privadas e Com Fins não Lucrativos – participam do Prêmio utilizando os Modelos Compromisso com a Excelência (no estágio inicial) e Rumo a Excelência (no estágio intermediário). Instituições Governamentais Instituições Governamentais – participam do Prêmio utilizando o Instrumento de Avaliação da Gestão Pública.

25 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS (vide regulamento – pág. 85) Utiliza o Modelo de Excelência desenvolvido pela Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA. MODALIDADE GESTÃO

26 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 MODALIDADE GESTÃO: MODALIDADE GESTÃO: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA CATEGORIAS: Administração Direta – organizações do setor público do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário Federal Estadual e Municipal; Administração Indireta – organizações do setor público, Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e de Economia Mista; Educação – organizações do setor público de ensino fundamental, médio ou superior; Saúde – organizações do setor público da área de saúde - Hospitais, Serviços de Pronto Atendimento, Pronto Socorro e Postos de Saúde.

27 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – Resultados 7 Resultados 4. Informação e conhecimento 1 Liderança 1 Liderança 2 Estratégias e Planos 2 Estratégias e Planos 3 Cidadãos e Sociedade 3 Cidadãos e Sociedade 6 Processos 6 Processos 5 Pessoas 5 Pessoas Modelo de Excelência em Gestão Pública

28 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 MODALIDADE GESTÃO: MODALIDADE GESTÃO: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA CRITÉRIOSPONTUAÇÃO 1. LIDERANÇA Sistema de Liderança Cultura da Excelência Análise Crítica do Desempenho Global15 2. ESTRATÉGIAS E PLANOS Formulação das Estratégias Desdobramento e Operacionalização das Estratégias Formulação do Sistema de Medição de Desempenho15 3. CIDADÃOS E SOCIEDADE Imagem e Conhecimento Mútuo Relacionamento com os Cidadãos Usuários Interação com a Sociedade15

29 CRITÉRIOSPONTUAÇÃO 4. INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO Gestão das Informações da Organização Gestão das Informações Comparativas Gestão do Conhecimento15 5. PESSOAS Sistema de Trabalho Educação e Capacitação Qualidade de Vida15 6. PROCESSOS Gestão doa Processos Finalísticos Gestão de Processos de Apoio Gestão de Processos de Suprimento Gestão Orçamentária e Financeira10 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007

30 CRITÉRIOSPONTUAÇÃO 7. RESULTADOS Resultados Relativos aos Cidadãos e Usuários Resultados Relativos à Interação com a Sociedade Resultados Orçamentários e Financeiros Resultados Relativos às Pessoas Resultados Relativos a Suprimentos Resultados Relativos a Serviços e Produtos Resultados dos Processos de Apoio e Organizacionais30 TOTAL500

31 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO O Perfil é uma descrição geral do sistema organizacional que será avaliada. Seu objetivo principal é proporcionar a todos os avaliadores uma visão sistêmica da organização. IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Órgão Superior Nome da Organização Esfera ou Nível de Governo Natureza Jurídica Endereço Completo PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007

32 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO Usuários Atendidos Quantidade Prevista Quantidade Atendida Localidades Atendidas Quantidade Prevista Missão e Visão Principais Processos (Macroprocessos) e seus respectivos serviços ou produtos Processos Finalísticos Serviços ou Produtos Finalísticos PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007

33 CARACTERIZAÇÃO Processos de Apoio Serviços ou Produtos de Apoio SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Serviço Quantidade Custo Anual PROGRAMAS DE GOVERNO – PPA Programas do PPA que a organização participa Identificar os Programas do PPA de 2000 a 2003 (Avança Brasil) Identificar os Programas do PPA de 2004 a 2007 (Plano Brasil de Todos) PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007

34 USUÁRIOS E INTERAÇÃO COM OUTRAS ORGANIZAÇÕES Principais segmentos de usuários Principais organizações que possuam interação rotineira FORÇA DE TRABALHO Composição - Quantidade Composição Alta Administração Servidores de Carreira Servidores do Plano de Cargos e Carreiras Requisitados pelos poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário Federal de por Estados e Municípios Contratados pela CLT Aposentados Sem vínculos – (bolsista, autônomos e estagiários) Total da força de trabalho PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007

35 QUALIFICAÇÃO Quantidade qualificados Portadores necessidades especiais Capacitação da força de trabalho GESTÃO ORÇAMENTÁRIA ORGANOGRAMA PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007

36 1. LIDERANÇA O critério Liderança aborda como está estruturado o sistema de liderança da organização, como atua para definir e disseminar entre os colaboradores os valores, as políticas e as estratégias e como analisa criticamente o desempenho global da organização.

37 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – ESTRATÉGIAS E PLANOS O critério Estratégias e Planos aborda como a organização formula, desdobra em planos de ação e operacionaliza as estratégias, como são utilizadas as informações e como é definido e implementado o sistema de medição do desempenho global da organização.

38 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – CIDADÃOS E SOCIEDADE O critério Cidadão e Sociedade examina como a organização identifica os usuários de seus serviços/produtos e conhece suas necessidades, examina também como a organização trabalha sua imagem e como trata de suas responsabilidades perante a sociedade e comunidade.

39 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO O critério Informação e Conhecimento aborda como a organização gerencia as informações pertinentes e os indicadores de desempenho. Aborda também como são avaliadas e aperfeiçoadas a gestão da informação.

40 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – PESSOAS O critério Pessoas aborda como a organização trata e estimula as pessoas da força de trabalho e o ambiente organizacional.

41 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – PROCESSOS O critério Processos aborda os principais aspectos do funcionamento da organização, tais como a estruturação dos processos, definição de serviços com foco nas necessidades dos usuários e implementação e operacionalização de seus processos finalísticos, de apoio, orçamentários – financeiros e os relativos a fornecedores visando o melhor desempenho da organização.

42 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – RESULTADOS O critério Resultados aborda a evolução do desempenho da organização referentes a: satisfação do usuário; melhoria de produtos/serviços e dos processos organizacionais; a satisfação, bem- estar, educação e capacitação das pessoas da força de trabalho; a gestão dos fornecedores; cumprimento das metas e aplicação dos recursos financeiros.

43 FORMAS DE RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO PARA A MODALIDADE GESTÃO FORMAS DE RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO PARA A MODALIDADE GESTÃO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS FAIXAPONTUAÇÃOCLASSIFICAÇÃORECONHECIMENTO 5451 – 500OURO Troféu Ouro 4351 – 450PRATA Troféu Prata 3215 – 350BRONZE Troféu Bronze 2151 – 250DESTAQUE Troféu Destaque 10 – 150PARTICIPANTE Placa de Menção Honrosa

44 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS 2007 ORGANIZAÇÕES CLASSIFICADAS: ORGANIZAÇÕES CLASSIFICADAS: que estiverem enquadradas na faixa 2 (dois) de pontuação em ambas as modalidades. ORGANIZAÇÕES FINALISTAS: VIII Mostra de Gestão e Melhorias para Qualidade, ORGANIZAÇÕES FINALISTAS: serão consideradas finalistas e participarão da VIII Mostra de Gestão e Melhorias para Qualidade, as organizações (pós-visita) que permanecerem na faixa 2 (dois) de pontuação em ambas as modalidades. MODALIDADE PROCESSO:MODALIDADE GESTÃO: MODALIDADE PROCESSO:MODALIDADE GESTÃO: Faixa 2 ( 71 a 80 pontos)faixa 2 (151 a 250 pontos) FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO PARA AS MODALIDADES PROCESSO E GESTÃO

45 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS 2007 Serão reconhecidas com Placas de Menção Honrosa as organizações participantes do Prêmio Qualidade Amazonas que não estiverem enquadradas na faixa de premiação. FORMAS DE RECONHECIMENTO PARA AS MODALIDADES PROCESSO E GESTÃO

46 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS 2007 O Processo de Avaliação do Prêmio Qualidade Amazonas é desenvolvido em (10) dez etapas: 1ª ETAPA - ANÁLISE INDIVIDUAL PELOS EXAMINADORES; 2ª ETAPA - ANÁLISE DE CONSENSO PELA EQUIPE DE EXAMINADORES; 3ª ETAPA - CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES; 4ª ETAPA - VISITA ÀS ORGANIZAÇÕES CLASSIFICADAS; 5ª ETAPA - ANÁLISE DE CONSENSO PÓS-VISITA; 6ª ETAPA - AVALIAÇÃO INDIVIDUAL PELOS JUÍZES DAS ORGANIZAÇÕES FINALISTAS; 7ª ETAPA - AVALIAÇÃO DE CONSENSO PELA COMISSÃO JULGADORA; 8ª ETAPA - COMUNICAÇÃO DO RESULTADO; 9ª ETAPA - RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO DAS PARTICIPANTES; 10ª ETAPA - ELABORAÇÃO E ENTREGA DOS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO ÀS PARTICIPANTES. PROCESSO E ETAPAS DE AVALIAÇÃO

47 CALENDÁRIO DE EVENTOS 2007 DIAMOND31 OUTUBRO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – QUALISHOW 7 AUDITORIO SUFRAMA 26/27 SET MOSTRA DE GESTÃO E MELHORIAS PARA QUALIDADE 6 NAS ORGANIZAÇÕES 20 JULHO A 04 SET VISITAS TÉCNICAS ÀS CLASSIFICADAS 5 SALA TREINAMENTO MAIO CURSO DE PREPARAÇÃO PARA BANCA EXAMINADORA 4 SECRETARIA PQA 19 ABR 15 JUNHO INSCRIÇÕES2 AUDITÓRIO SUFRAMA 19 DE ABRILLANÇAMENTO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS1 LOCALDATACRONOGRAMA 2007 SALA TREINA- MENTO 23 e 24 de MAIO TREINAMENTO DO PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO NO PRÊMIO 3

48 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO AMAZONAS -FIEAM Av. Joaquim Nabuco Nº. 1919, 1o. Andar Centro – Manaus - Am e e Site PQA: Site PQA: Telefones: (92) e (92) Telefones: (92) e (92) Maria Salete Braga da Costa Amoedo – Gerente – Executiva Maria Salete Braga da Costa Amoedo – Gerente – Executiva Erlen Lúcia Oliveira Montefusco – Coordenadora Erlen Lúcia Oliveira Montefusco – Coordenadora Antonia Cícera Coelho – Assistente Administrativa Antonia Cícera Coelho – Assistente Administrativa SEDE DO PQA

49 PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS Somos o que repetidamente fazemos. A Excelência não é um jeito; é um hábito.Somos o que repetidamente fazemos. A Excelência não é um jeito; é um hábito. Aristóteles Aristóteles


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