A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sincronização de Pirilampos Vida Artificial Pedro Carvalho nº 27961.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sincronização de Pirilampos Vida Artificial Pedro Carvalho nº 27961."— Transcrição da apresentação:

1 Sincronização de Pirilampos Vida Artificial Pedro Carvalho nº 27961

2 Sumário Introdução Teorias ao longo dos tempos Algoritmos

3 Introdução Pirilampos (fireflies): seres vivos da família dos escaravelhos. Características: produzem luz na parte inferior do corpo

4 Sincronização, como funciona? Tudo começou com relatos, de árvores de luz, leitos de rios cintilantes Existem diversas teorias, algumas abandonadas ao longo dos anos.

5 Teorias O princípio básico: forma de os pirilampos descobrirem um membro da sua espécie para acasalarem. Macho depois de emitir luz, espera que a fêmea enquanto voa, responda, e se desloque para junto do macho, e depois emite sinal característico da espécie a que pertence. Mas nesse caso, como se explicava a sincronização de grupos inteiros?

6 Teorias (continuação) Causadas pelo ambiente em que estavam inseridas, luz, humidade. Foi abandonada pois, não há nenhum estimulo ambiental, capaz de impor uma sincronia e uma regularidade exacta. Outras defendiam que era tudo uma questão de coincidência.

7 Teorias (continuação) Outras teorias, referiam a existência de um líder, sendo a explicação mais lógica, visto a hipótese de estímulos externos não ser viável. Neste caso o pirilampo fazia uma descarga, e só quando tivesse recarregado, tornava a piscar. Mas, quem era o líder? Como era atribuído a função de líder?

8 Teorias (continuação) Neurofisiologia Estudaram o mecanismo de funcionamento das "piscadelas" dos pirilampos, relacionado com o sistema nervoso central. Descobriu-se, que o ritmo para acender e apagar, é controlado por um mecanismo no cérebro, com uma dada frequência.

9 Teorias (continuação)

10 Algoritmo Objectivo: mostrar que se sincronizam sem um líder/coordenador Cada pirilampo, tem um ciclo, que quando termina reinicia o "relógio", que o faz piscar Esse relógio vai ser ajustado pelos "flash" dos vizinhos 2 variantes do algoritmo: Delay e Advance

11 Algoritmo (continuação) Tick: unidade de tempo utilizada Cycle-length: nº de "ticks" para o relógio dos pirilampos voltar ao inicial/ser feito reset Number-Flashes: nº de piscadelas, que um pirilampo tem que ver por cada "tick", para reiniciar o relógio Flash-length: nº de "ticks" que dura cada piscadela

12 Algoritmo (continuação) Delay: estratégia, em que mal o vizinho pisque, o pirilampo faz reset ao relógio, para responder ao vizinho que piscou. -ficam logo sincronizados Advance: Semelhante ao Delay, mas apenas faz reset ao relógio 2 ticks depois do vizinho ter piscado


Carregar ppt "Sincronização de Pirilampos Vida Artificial Pedro Carvalho nº 27961."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google