A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios Plano de Negócios Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Economia: Aula P15 Prof. Jorge Mendes de Sousa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios Plano de Negócios Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Economia: Aula P15 Prof. Jorge Mendes de Sousa"— Transcrição da apresentação:

1 1 ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios Plano de Negócios Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Economia: Aula P15 Prof. Jorge Mendes de Sousa

2 2 ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios Plano de Negócios Conteúdo 1. Sumário Executivo 2. Apresentação do Negócio 3. Plano de Marketing 4. Plano Organizacional 5. Plano Financeiro

3 3 ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios Sumário Executivo Indica de forma resumida os dados essenciais do projecto de negócio. Em particular descreve o tipo de negócio, as oportunidades que se pretendem explorar e qual a rentabilidade esperada do projecto. Apresenta o perfil dos promotores e as suas competências. Deve ficar claro porque razão um investidor deve financiar o projecto.

4 4 ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios Apresentação do Negócio Apresentação estruturada do projecto de negócio. Missão, visão, princípios e valores – devem ser sucintos e motivadores.

5 5 ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios Plano de Marketing 1. Análise de mercado Análise macro e caracterização genérica do mercado específico onde se insere a empresa 2. Público alvo Caracterização qualitativa e quantitativa do público alvo do produto/serviço que a empresa se propõe desenvolver 3. Análise da concorrência Caracterização das empresas concorrentes no produto/serviço 4. Análise SWOT Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças do negócio 5. Posicionamento estratégico Posicionamento em preço, qualidade, diferenciação 6. Marketing mix Política de produto, política de preço, política de comunicação

6 6 ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios Plano de Marketing Análise SWOT

7 7 ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios Plano Organizacional No Plano Organizacional é descrita a forma como os promotores do projecto pretendem organizar a estrutura do negócio, por forma a dar a resposta mais efectiva aos desafios do mercado. Deve indicar-se se a opção é por uma estrutura mais vertical ou mais horizontal, quais as áreas de competências a incluir, como se articulam os recursos humanos com os objectivos do negócio.

8 8 ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios Plano Financeiro 1. Pressupostos Taxa de inflação, período médio de pagamento, período médio de recebimento, conjecturas sobre taxas de crescimento de cada rúbrica 2. Previsão de vendas e custos Quantificação financeira dos proveitos relativos às vendas efectuadas e dos custos de produção 3. Demonstração de resultados, cash-flow (5 anos) Com base nas vendas e custos, bem como nos pressupostos, elaboram-se vários mapas financeiros, entre os quais a demonstração de resultados e o cash-flow 4. Análise da rentabilidade do projecto A partir do orçamento de tesouraria calculam-se os principais indicadores de rentabilidade económica do projecto: VAL, TIR e payback

9 9 ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios Plano Financeiro Demonstração de resultados

10 10 ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios Plano Financeiro Cash-flow

11 11 ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios Plano Financeiro Indicadores de rentabilidade

12 12 ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios Plano de Negócios Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Economia: Aula P15 Prof. Jorge Mendes de Sousa


Carregar ppt "1 ISEL ECONOMIA – Plano de Negócios Plano de Negócios Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Economia: Aula P15 Prof. Jorge Mendes de Sousa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google