A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Avicultura Colonial - Uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Avicultura Colonial - Uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e."— Transcrição da apresentação:

1 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Avicultura Colonial - Uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e assentamentos no RS?

2 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O que é Avicultura Colonial ? - caminho para a sustentabilidade - legislação ( Ofício circular DOI / DIPOA nº 007/99 e Ofício circular DIPOA nº 60/99) - alimentação exclusivamente vegetal, área mínima de 3 m 2, abate a partir 85 dias, permite iluminação......

3 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Problemas/Oportunidades para A.F. - Necessidade de diversificação - Sustentabilidade (ambiental, econômica, social) - Mercado para produtos diferenciados

4 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Projeto de Avicultura Colonial (2004/2005) Objetivo: Avaliar a viabilidade da avicultura colonial junto a agricultores familiares e assentados

5 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Metodologia: - Pesquisa participativa orientada ao desenvolvimento -ICRA - Visão de cadeia de produção - Elaboração de parcerias (Emater,COSULATI, MST, Embrapa Suínos e Aves, CAVG/UFPel e agricultores).

6 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Metodologia: - Unidades de observação (8) em 4 municípios. (15 em municípios) - Modelo preconizado pela Embrapa Suínos e Aves. - Capacitação dos agricultores, técnicos (cursos, palestras, dias de campo).

7 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

8

9 Indicadores obtidos: Peso vivo de frangos aos 91 dias: gr. Viabilidade: 96,3% (2 lotes apresentaram 100 %) Conversão alimentar (base ração):3,12 Os índices de viabilidade e ganho de peso em alguns lotes superaram os padrões para a linhagem Embrapa 041

10 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Programa Terrasul Reportagem: Produção e abate do frango colonial

11 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

12 Programa Terrasul

13 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

14

15 Conclusão: Os resultados obtidos mostraram a viabilidade de inserção da avicultura colonial nos sistemas de produção da agricultura familiar e assentamentos da região sul do RS, contribuindo para a diversificação e integração das atividades de produção, numa perspectiva sustentável.

16 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Literatura citada: - METTRICK, H. Development oriented research in agriculture - an ICRA textbook. Wageningen, ICRA, Wageningen, 1993, 300p. - FIGUEIREDO, E.A.P. de; ÁVILA, V.S. de. Produção agroecológica de frangos de corte e galinhas de postura. Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2001, 185p.

17 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Muito Obrigado! Tel: (53) / 8151


Carregar ppt "Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Avicultura Colonial - Uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google