A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEATRO. Territórios Saberes Estéticos e Culturais. Materialidade. Processo de criação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEATRO. Territórios Saberes Estéticos e Culturais. Materialidade. Processo de criação."— Transcrição da apresentação:

1 TEATRO

2 Territórios Saberes Estéticos e Culturais. Materialidade. Processo de criação.

3 Conteúdos abordadosCompetências e Habilidades Percursos de experimentação (dramaturgo, bonequeiro, iluminador, sonoplasta, cenógrafo, aderecista, ator- manipulador/animador, chefe de audiovisual); Procedimentos criativos (experimentação de materiais – escrita e adaptação textual; sonoplastia; cenografia; iluminação; efeitos cênicos; confecção de figurinos, adereços e bonecos de animação; edição de vídeo; criação de personagem); Suportes e ferramentas tecnológicas digitais (inserção e edição de imagens, vídeos, sons; criação de roteiros). Investigar e reconhecer as profissões existentes no campo do teatro, necessárias para a produção de um espetáculo teatral, compreendendo a atuação desses profissionais no mercado de trabalho; Operar com diferentes materialidades, estabelecendo relações entre forma e imaginário poético; Utilizar os conhecimentos sobre tecnologias digitais na produção teatral.

4 Registro/ Avaliação Registrar é uma prática que merece toda a atenção, pois se trata de uma ferramenta indispensável para organizar, analisar e reavaliar a prática docente. O registro é um recurso eficaz para auxiliar o educador a melhor conhecer os seus alunos, perceber mais claramente os seus progressos, proporcionando uma maior segurança no ato de avaliar. Além disso, o mesmo possibilita ao educador rever sua prática pedagógica no sentido de adequá-la às necessidades dos educandos. É uma forma de documentar o percurso, o processo de construção das aprendizagens, pontuando as experiências, as pesquisas, os textos, as reflexões, as experimentações, as poéticas pessoais ou em grupos, em outras palavras uma amostragem do que se fez e o que se pensa sobre o que se fez. Pensando sobre o percurso em sala de aula, durante o desenvolvimento das situações de aprendizagem de teatro, propomos, inicialmente, a utilização da ferramenta Webquest, criada para este fim e disponibilizada no site Pedra Virtual –

5 SONDAGEM

6 SONDAGEM Proposição 1- Roda de Conversa Quadro Profissões: profissões Anexo IV - defini ç ões e as fun ç ões das profissões na produ ç ão de um espet á culo teatral.

7 SONDAGEM Proposição 1- Roda de Conversa Eixos das profissões: 1.Profissões com funções técnicas; 2.Profissões com funções artísticas; 3.Profissões com funções de comunicação e imagem; 4.Profissões com funções administrativas.

8 SONDAGEM Proposição 1- Roda de Conversa (cont.) Questionamentos: Das profissões citadas, qual(is) você conhece e/ou já ouviu falar? Existe em seu bairro ou na sua cidade cursos de formação para este campo de atuação profissional? Em caso negativo, onde poderíamos buscá-la? A tecnologia digital transformou a criação e/ou ação desses profissionais? Você já participou de uma produção teatral? Em qual função? Relate sua experiência nesta função contando o caminho trilhado (pesquisa, ensaio, equipamentos manipulados, tecnologias digitais utilizadas...). Você sabe o que é teatro de animação? Já assistiu algum espetáculo dessa modalidade artística? Quais companhias de teatro de animação você conhece?

9 SONDAGEM Proposição 2 - Webquest Temas de pesquisa: Tema 1 – Profissões com funções técnicas; Profissões com funções de comunicação e imagem; Profissões com funções artísticas; Profissões com funções administrativas. Tema 2 – Tecnologias digitais utilizadas na produção de um espetáculo teatral; Tema 3 – Teatro de Animação (definição, modalidades, companhias etc.)

10 SONDAGEM Proposição 2 – Webquest (cont.) Para responder a essa pesquisa, solicite aos alunos que acessem o site Pedra Virtual: Realização do seminário

11 Situação de Aprendizagem I: Ação expressiva

12 Vídeo 1 Recreio com História: Mateus

13

14 Vídeo 2 Recreio com História: Aline

15

16 Proposição 1: Vamos escrever!? Escrita de um texto teatral utilizando o Software Educacional Vamos escrever!: projetos de escrita interativa (alunos organizados em duplas)

17 Vídeo 3 TRUKS ZÔO ILÓGICO

18

19 Proposição 2: Criando personagens Criação, experimentação e manipulação de materiais. Formar grupos com 4 duplas (8 membros); Selecionar um roteiro por grupo; Definir qual modalidade do Teatro de Animação irão utilizar para produção dos personagens: sombra, objeto, boneco, vara, luva, dedo, fantoche...).

20 Proposição 2:Criando personagens (cont.) Cada grupo deverá: Caracterizar os personagens, produzindo os olhos, bocas, expressão das sobrancelhas, cabelos, figurino etc., Se necessário, leve para sala de aula imagens da internet, recortes de revistas, fotografias entre outras.

21 Proposição 3: Preparando o espaço cênico Subgrupo 1 – Sonoplasta Vivenciar o processo de criação de um sonoplasta, utilizando os softwares Audacity e o Virtual Dj. Materiais a serem pesquisados: músicas, sons, trilhas sonoras (trilha branca).

22 Proposição 3: Preparando o espaço cênico (cont.) Subgrupo 2 – Iluminador Pesquisa sobre o processo de criação do profissional de iluminação - faz uso de um projeto a fim de determinar quando será utilizada a mesa de luz(dimmers), o jogo de luzes(uso de películas coloridas ou gelatina, spotlight, strobo) ou blackout. Materiais a pesquisar: canhões de luzes, lâmpadas, refletores, lanternas, projetor multimídia, spotlight, strobo.

23 Proposição 3: Preparando o espaço cênico (cont.) Subgrupo 3 - Cenógrafo Pesquisar a profissão, criar esboços, mapas de palco e croquis. Materiais a serem pesquisados: imagens, vídeos.

24 Proposição 3: Preparando o espaço cênico (cont.) Subgrupo 4 - Aderecista Pesquisa dos materiais a serem utilizados em cena (atentar para o roteiro da peça, troca de cenários - se houver - e a dinâmica dos personagens em cena). Materiais a serem pesquisados: adereços de cena (flores, mobiliário etc.)

25 Situação de Aprendizagem II Teatro de animação

26 Proposição 1: Ensaio Geral Profissão de ator-manipulador/animador. Transformar tudo que foi produzido: roteiro, personagens, cenário, sonoplastia, iluminação em um espetáculo teatral de animação. Dividir as tarefas entre os grupos, organizar o espaço cênico e os personagens e ensaiar o texto.

27 Proposição 2: Em CENA a Ação Momento da grava ç ão do teatro de anima ç ão. Selecionar e organizar um espa ç o na sala de aula ou escola para ser utilizado como palco do teatro de anima ç ão. Passos sugeridos para a grava ç ão (organiza ç ão do espa ç o cênico): Organizar o cen á rio em uma mesa plana; Dispor os personagens à mesa de acordo o roteiro criado; Dispor os objetos para a ilumina ç ão; Dispor o aparelho de grava ç ão em um local fixo (trip é ou suporte).

28 Proposição 3: Edição Será utilizado o software Movie Maker para a edição do vídeo gravado (tutorial disponibilizado no site Pedra Virtual Etapas de edição: Junção dos atos; Inserção de sonoplastia; Inserção de efeitos; Inserção de títulos e legendas... Trazer para sala de aula: notebook, máquina digital, celular, tablet, filmadora, microfone, tripé ou base para fixar o equipamento de gravação, cabos de dados dos equipamentos digitais.

29 Síntese e Avaliação

30 Proposição para Sondagem Situação de Aprendizagem I: Ação Expressiva Situação de Aprendizagem II: Teatro de Animação Síntese e Avaliação Roda de conversa Webquest Vamos escrever Criando personagens Preparando o espaço cênico Ensaio Geral Em cena Ação Edição Roda de conversa Final

31 Procedimentos Criativos experimentação de materiais – escrita e adaptação textual; sonoplastia; cenografia; iluminação; efeitos cênicos; confecção de figurinos, adereços e bonecos de animação; edição de vídeo; criação de personagem); Percursos de experimentação (Dramaturgo, Bonequeiro, Iluminador, sonoplasta, cenógrafo, aderecista, ator manipulador/animador, chefe de audiovisual) Suportes e ferramentas tecnológicas digitais (inserção e edição de imagens, vídeos, sons; criação de roteiros).

32 TerritóriosCompetências e Habilidades Saberes Estéticos Investigar e reconhecer as profissões existentes no campo do teatro, necessárias para a produção de um espetáculo teatral, compreendendo a atuação desses profissionais no mercado de trabalho Materialidade Operar com diferentes materialidades, estabelecendo relações entre forma e imaginário poético; Processo de Criação Utilizar os conhecimentos sobre tecnologias digitais na produção teatral.

33 Postagem dos vídeos no Facebook Rever as produções e refletir sobre as aprendizagens adquiridas pelos alunos envolvendo diferentes aspectos, entre os quais conteúdos, competências e habilidades estão em destaque. Preparar o ambiente de modo que facilite a exposição/exibição dos trabalhos. Providenciar computador, projetor multimídia, tela de projeção - Kit Móvel - e conexão, uma vez que as produções estão publicadas em ambientes virtuais. Escolha um representante de cada grupo para socializar essas produções.

34 Além das profissões de dramaturgo, iluminador, cenógrafo, sonoplasta, aderecista, figurinista, ator-manipulador/animador quais outras profissões ligadas ao teatro foram observadas no desenvolvimento dos trabalhos? Como a tecnologia digital contribui de forma significativa para essas profissões? Quais foram os facilitadores e os dificultadores desse trabalho? Roda de conversa final


Carregar ppt "TEATRO. Territórios Saberes Estéticos e Culturais. Materialidade. Processo de criação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google