A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Espiritualidade adesão a Cristo e à Igreja Espiritualidade do Agente Espiritualidade: É uma dimensão da pessoa humana que traduz o modo de viver característico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Espiritualidade adesão a Cristo e à Igreja Espiritualidade do Agente Espiritualidade: É uma dimensão da pessoa humana que traduz o modo de viver característico."— Transcrição da apresentação:

1

2 Espiritualidade adesão a Cristo e à Igreja

3 Espiritualidade do Agente Espiritualidade: É uma dimensão da pessoa humana que traduz o modo de viver característico de um crente. Crente este, que busca alcançar a plenitude de sua relação com o transcendental.

4 Espiritualidade Cristã Traduz o modo de viver de Cristo É o processo de seguimento de Cristo sob o impulso do Espírito e a orientação da Igreja.

5 Base para uma Espiritualidade Cristã Dignidade: Respeitabilidade Autoridade moral

6 Dignidade Todas as pessoas tem sua dignidade porque foram criadas à imagem e semelhança de Deus (Gn 1, 26-27) Nossa dignidade está presente em nosso ser; nascemos com ela.

7 Dignidade não depende de posição social capacidades, aparências, poder ou posses.

8 Reconhecendo meu valor e consciente de minhas limitações vou construir relacionamentos sadios e construtivos.

9 A Peça fundamental e imprescindível em nossa Pastoral é Deus.

10 Segundo Mt 20,1-16, Deus é o dono da vinha e nós os trabalhadores Temos consciência desta realidade? Se Deus é o dono da vinha, devemos seguir sua vontade e crer na sua providência.

11 Como agir de acordo com a vontade de Deus? Individualmente, desenvolver um modo de vida coerente com os ensinamentos de Cristo. Como Famílias, ter como modelo a Sagrada Família de Nazaré.

12 Quatro passos para uma Espiritualidade Familiar Diálogo: Comunicação, abertura de coração. Resolvemos grande parte dos problemas familiares com o diálogo. Perdão: Os relacionamentos não sobrevivem sem perdão. Mt 18,21-22 Gestos de Espiritualidade: Carinho, elogio, tom de voz, acolhimento.

13 Orações: Individual Em Casal Com os filhos Com a comunidade

14 Oração da manhã Oração da noite Oração das refeições Oração do Terço Lectio divina – (Doc. Ap. 249)-Leitura orante da Biblia (Leitura, oração, meditação e contemplação)

15 Lectio divina Leitura orante da Bíblia

16 A LECTIO DIVINA é deixar-se envolver pelo plano amoroso e libertador de Deus. Como fazer a LECTIO DIVINA? A LECTIO DIVINA tradicionalmente é uma oração que pode ser feita de modo pessoal e comunitário. O importante é rezar com a Palavra de Deus lembrando o que dizem os bispos católicos no Concílio Vaticano II, relembrando a mais antiga tradição católica, que conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo. Os monges diziam que a LECTIO DIVINA é a escada espiritual dos monges, mas é também a de todo cristão! Quais os passos da LECTIO DIVINA? Conforme a tradição monástica, os passos essências da Lectio, chamados de escada espiritual são: LEITURA – MEDITAÇÃO – ORAÇÃO – CONTEMPLAÇÃO

17 Leitura

18

19 3. Momento de silêncio interior, lembrando o que leu

20 Leitura 4. Ver bem o sentido de cada frase

21 Meditação 5. Atualizar e ruminar a Palavra, ligando-a com a Vida

22 Meditação 6. Ampliar a visão, ligar o texto com outros textos bíblicos.

23 Oração 7. Ler de novo, rezando o texto e respondendo a Deus.

24 Oração 8. Formular um compromisso de vida

25 Oração 9. Rezar um salmo/ oração apropriada

26 Contemplação 10. Olhar com os olhos de Deus! Escolher uma frase como resumo para memorizar

27 SUGESTÕES PARA A LEITURA ORANTE FEITA EM GRUPO 1. Acolhida, Oração Acolhida e breve partilha das expectativas Oração Inicial 2. Leitura do Texto Leitura lenta e atenta, seguida por um momento de silêncio Ficar calado, para que a Palavra possa calar em nós Repetir o texto em mutirão, tentando lembrar o que foi lido 3. O sentido do Texto Trocar impressões e dúvidas sobre o sentido do texto Se necessário, ler novamente e esclarecer-se mutuamente Um momento de silêncio para assimilar tudo o que foi ouvido 4. O sentido para-nós Ruminar o texto e descobrir o seu sentido atual Aplicar o sentido do texto à situação que vivemos 5. Rezar o texto Ler de novo o texto com toda a atenção Rezar o texto, dando a resposta e partilhando as luzes e forças recebidas 6. Contemplar, comprometer-se Expressar o compromisso a que a Leitura Orante nos levou e resumí-lo numa frase 7. Um Salmo/ Outra Oração Achar e Rezar um Salmo ou outra Oração que expresse tudo o que foi vivido

28 A Espiritualidade Pastoral: Elemento constitutivo da Igreja É hora, pois, de cada Igreja [..] medir o seu fervor e ganhar novo impulso para os seus compromissos espirituais e pastorais [...] (NMI 3) Cenário da Igreja = fazer frenético pastoral sem alma, vazia de uma mística que lhe injete vida e dinamismo. Os agentes de pastoral e os planos pastorais fracassam por falta de uma autêntica vida interior. A incoerência entre Fé e Vida. Coerência = testemunhas santas de Cristo, agindo no Espírito de Cristo e convencidas de suas palavras: Aquele que permanece em mim, com eu nele, esse dá muito fruto; pois, sem mim, nada podeis fazer (Jo 15,5).

29 "A família é o berço da vida e de toda a vocação".


Carregar ppt "Espiritualidade adesão a Cristo e à Igreja Espiritualidade do Agente Espiritualidade: É uma dimensão da pessoa humana que traduz o modo de viver característico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google