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Fernanda Versiani de Paula 1PPM. O quê é um Briefing? É basicamente um conjunto de ideias e informações fornecidas pelo cliente à equipe que trabalhará.

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1 Fernanda Versiani de Paula 1PPM

2 O quê é um Briefing? É basicamente um conjunto de ideias e informações fornecidas pelo cliente à equipe que trabalhará na campanha a compreender o projeto. Nele, é especificado informações importantes sobre o produto que vai ser promovido, qual o seu conceito, quem é o publico alvo, quais os concorrentes da empresa (as fragilidades e vantagens do mesmo), quais os recursos para realizar a campanha, o orçamento do projeto etc. Através dele, é possível se verificar o que foi proposto e comparar com os resultados alcançados.

3 Por quê o briefing é importante? Além de facilitar a comunicação entre o time de atendimento, executivos de contas, equipes de produção e clientes, o sucesso de um produto ou de uma campanha está diretamente ligado à construção de um Briefing. Este precisa ser completo, claro e objetivo porque é o documento de apoio para a avaliação das etapas de desenvolvimento do projeto final. Deve-se extrair do cliente as necessidades, os valores e demais informações que contribuem para atingir as expectativas da empresa. Se um briefing (que dá base ao planejamento) não é bem montado, o projeto inteiro tem grandes chances de ir por água a baixo.

4 Como fazer um briefing? Não existe um modelo pronto, pois cada agência ou empresa possui o seu próprio e que melhor se adapta com suas necessidades. Embora não haja regras específicas para se montar um briefing, elaborá-lo e analisá- lo é fundamental para o profissional de atendimento. O mais importante é vê-lo como um documento, certificando-se de que cliente e equipe do projeto estão de acordo com o conteúdo.

5 Pode-se optar por reunir todas as informações em apenas um briefing, entretanto, há como dividir o briefing em etapas preliminar e complementar (embora não seja obrigatório). Nelas se encaixam: PRELIMINAR Apresentação da empresa Antecedentes Oportunidade identificada Público Objetivos Valor de marca Cronograma COMPLEMENTAR Equipe de projeto Pontos Críticos Informações Complementares Mercado Produção Produto Final

6 Dividir o briefing dessa forma é uma prática que tem apresentado resultados positivos no planejamento de campanhas, pois pode-se realizar uma boa análise de mercado e perceber oportunidades entre a fase do Briefing Preliminar e a do Briefing Complementar. Naturalmente, isto possibilita à equipe do projeto conhecer melhor o mercado do seu cliente e acertar na formulação da campanha final.

7 Porém, se for da preferência utilizar apenas um briefing (sem a divisão), é importante saber que existem alguns itens que são essenciais para compor um bom briefing, como o histórico da empresa, o problema de marketing existente, objetivos, plano de ação, o público alvo que se procura atingir, áreas geográficas de interesse e limitações, como prazos e custos. Para o briefing ficar mais completo, pode-se acrescentar outros itens como uma análise do macro ambiente, síntese econômica, cultura do consumo de determinado produto, análise SWOT e um diagnóstico completo.

8 MODELOS

9

10

11 Thats All Folks...


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