A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Aula XII – Técnicas de análise de dados – Análise de Conteúdo

2 Análise do Discurso vs Análise de Conteúdo
Campo da Análise do Discurso Campo da Análise do Conteúdo Condição de produção do discurso Conteúdo do discurso Conteúdo explícito Conteúdo implícito Ideologia O que o discurso tenta legitimar? O que é afirmado ? O que não é dito? Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

3 O que não é dito pode ser tão importante quanto o que é dito!
Análise de Conteúdo Estamos interessados em analisar as asserções que estão no discurso (explícitas ou implícitas). O que não é dito pode ser tão importante quanto o que é dito! Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

4 Análise do Conteúdo – Uma possível definição (Bardin)
Um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

5 Análise de Conteúdo Categorial
Baseada na Construção de Categorias Cada época histórica engendra as suas categorias e também suas formas de apreensão. Elas exprimem formas, do modo de ser, não são criações arbitrárias do pensamento. São os elementos que servem de estrutura ao conhecimento científico. O pensamento tem que aprendê-las e sistematizá-las. Portanto, elas já existem na realidade. Elas orientam o pensamento no sentido da procura de solução de novos problemas científicos. Na dialética, as categorias constituem o instrumento básico de produção de conhecimentos. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

6 Análise de Conteúdo Categorial (cont.)
O processo de conhecimento irá explicitá-las, articulando-as ao movimento do pensamento, indo das mais gerais às mais simples, que captam a singularidade dos fenômenos, possibilitando assim a explicitação dos conflitos e contradições presentes nos mesmos. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

7 Análise de Conteúdo Categorial (cont.)
São a posteriori Existem no discurso e não na cabeça do pesquisador Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

8 Análise de Conteúdo Categorial - Método
Pré-análise Significados Categorização Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

9 Outros tipos de análise de conteúdo – Análise de Avaliação
Atitudes ou opiniões. A intensidade A direção da opinião expressa O discurso produzido traduz na sua estrutura a opinião que o sujeito que o produz tem a respeito do assunto Expressa o grau de convicção com a opinião emitida. Pode concordar ou não, ser a favor ou contra determinada posição. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

10 Outros tipos de análise do conteúdo – Análise de Avaliação (cont.)
Método Nem todos os enunciados participarão da análise. Classificação dos conectores como positivos ou negativos.. Codificação Seleção dos enunciados Normalização dos dos enunciados Os Objetos de Atitude (OA) Os conectores verbais Os termos avaliativos com significação comum Objetos da opinião. Verbos de ligação. Termos que expressam opinião. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

11 Outros tipos de análise de conteúdo - Análise de Enunciação
O discurso se produz quando de sua enunciação. Estrutura do discurso é parte do mesmo discurso O discurso não está pronto na mente do enunciador, mas é completado à medida que o sujeito o constrói. Elipses, omissões, contradições expressam elementos do discurso. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

12 Outros tipos de análise de conteúdo - Análise de Enunciação (cont.)
Perspectivado desse modo, o discurso é, por um lado, uma atualização parcial de processos na sua grande parte inconscientes e, por outro, a estruturação e as transformações provocadas pela passagem pelo fluxo da linguagem e pelo outro. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

13 Outros tipos de análise de conteúdo - Análise de Enunciação (cont.)
Método Construção do Corpus da Análise Análise de Enunciação Análise Temática Discurso é analisado como uma unidade, sem categorias definidas a priori.. O conjunto dos discursos sobre o qual se vai trabalhar. Identificação no conjunto dos discursos de um conjunto de categorias definidos a priori. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

14 Outros tipos de análise do conteúdo (cont.)
Análise de Enunciação Elementos atípicos e figuras de retórica Análise da dinâmica do Discurso Análise do estilo do Discurso Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

15 Fim da aula 12 paulorosa@dfi.ufms.br
Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

16 Pré-análise Organização do Corpus
A amostra escolhida para compor o Corpus deve ser representativa do universo estudado Organização do Corpus Conjunto de documentos que será analisado Exaustividade Representatividade Pertinência Exclusividade Homogeneidade Toda a comunicação deve fazer parte do Corpus. Não cabe ao pesquisador selecionar com base em qualquer filtro a parte dos discursos produzidos que fará ou não parte da análise que seguirá Um elemento não deve ser classificado em mais de uma categoria. Os documentos precisam adaptar-se ao conteúdo e objetivo da pesquisa; Os dados devem referir-se ao mesmo tema, serem obtidos por técnicas iguais e colhidos por indivíduos semelhantes Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

17 Unidades de codificação
Pré-análise (cont.) Exploração do Corpus Unidades de codificação Unidades de contexto São unidades construídas em função do contexto no qual o termo ou enunciado aparece. Por exemplo, a palavra Ciência aparecendo sempre em contextos negativos, como a degradação do ambiente. São as unidades com base na forma como o discurso foi produzido. Por exemplo, a palavra, a frase, etc. são unidades de codificação Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

18 Categorização Categorização
Análise dos significantes (análise léxica, análise dos procedimentos). Análise dos significados (ex.: análise temática). Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

19 Esta é a fase da inferência.
Significados Esta é a fase da inferência. O analista de conteúdo buscará explicitar os significados contidos nos enunciados classificados nas diferentes categorias identificadas. Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS


Carregar ppt "Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google