A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula XII – Técnicas de análise de dados – Análise de Conteúdo Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula XII – Técnicas de análise de dados – Análise de Conteúdo Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I."— Transcrição da apresentação:

1 Aula XII – Técnicas de análise de dados – Análise de Conteúdo Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I

2 Campo da Análise do Conteúdo Campo da Análise do Discurso Análise do Discurso vs Análise de Conteúdo de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Discurso Condição de produção do discurso Conteúdo do discurso Conteúdo explícito Conteúdo implícito Ideologia O que o discurso tenta legitimar? O que é afirmado ? O que não é dito?

3 Análise de Conteúdo de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Estamos interessados em analisar as asserções que estão no discurso (explícitas ou implícitas). O que não é dito pode ser tão importante quanto o que é dito!

4 Análise do Conteúdo – Uma possível definição (Bardin) de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens.

5 Análise de Conteúdo Categorial de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Baseada na Construção de Categorias São os elementos que servem de estrutura ao conhecimento científico. Elas orientam o pensamento no sentido da procura de solução de novos problemas científicos. Na dialética, as categorias constituem o instrumento básico de produção de conhecimentos. Elas exprimem formas, do modo de ser, não são criações arbitrárias do pensamento. Cada época histórica engendra as suas categorias e também suas formas de apreensão. O pensamento tem que aprendê-las e sistematizá- las. Portanto, elas já existem na realidade.

6 Análise de Conteúdo Categorial (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS O processo de conhecimento irá explicitá-las, articulando-as ao movimento do pensamento, indo das mais gerais às mais simples, que captam a singularidade dos fenômenos, possibilitando assim a explicitação dos conflitos e contradições presentes nos mesmos.

7 Análise de Conteúdo Categorial (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Categoria São a posteriori Existem no discurso e não na cabeça do pesquisador

8 Análise de Conteúdo Categorial - Método de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Método Significados Pré-análise Categorização

9 Outros tipos de análise de conteúdo – Análise de Avaliação de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Análise de Avaliação Atitudes ou opiniões. A direção da opinião expressa A intensidade Pode concordar ou não, ser a favor ou contra determinada posição. Expressa o grau de convicção com a opinião emitida. O discurso produzido traduz na sua estrutura a opinião que o sujeito que o produz tem a respeito do assunto

10 Outros tipos de análise do conteúdo – Análise de Avaliação (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Método Seleção dos enunciados Normalização dos dos enunciados Os Objetos de Atitude (OA) Os termos avaliativos com significação comum Os conectores verbais Codificação Nem todos os enunciados participarão da análise. Objetos da opinião. Termos que expressam opinião. Verbos de ligação. Classificação dos conectores como positivos ou negativos..

11 Outros tipos de análise de conteúdo - Análise de Enunciação de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Análise de Enunciação O discurso se produz quando de sua enunciação. Estrutura do discurso é parte do mesmo discurso Elipses, omissões, contradições expressam elementos do discurso. O discurso não está pronto na mente do enunciador, mas é completado à medida que o sujeito o constrói.

12 Perspectivado desse modo, o discurso é, por um lado, uma atualização parcial de processos na sua grande parte inconscientes e, por outro, a estruturação e as transformações provocadas pela passagem pelo fluxo da linguagem e pelo outro. Outros tipos de análise de conteúdo - Análise de Enunciação (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

13 Outros tipos de análise de conteúdo - Análise de Enunciação (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Método Análise de Enunciação Construção do Corpus da Análise Análise Temática O conjunto dos discursos sobre o qual se vai trabalhar. Identificação no conjunto dos discursos de um conjunto de categorias definidos a priori. Discurso é analisado como uma unidade, sem categorias definidas a priori..

14 Outros tipos de análise do conteúdo (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Análise de Enunciação Análise da dinâmica do Discurso Análise do estilo do Discurso Elementos atípicos e figuras de retórica

15 15Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

16 Pré-análise de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Organização do Corpus Exaustividade Pertinência Homogeneidade Representatividade Exclusividade

17 Pré-análise (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Exploração do Corpus Unidades de contexto Unidades de codificação Voltar

18 Categorização de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Categorização Análise dos significantes (análise léxica, análise dos procedimentos). Análise dos significados (ex.: análise temática). Voltar

19 Significados de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Esta é a fase da inferência. O analista de conteúdo buscará explicitar os significados contidos nos enunciados classificados nas diferentes categorias identificadas. Voltar


Carregar ppt "Aula XII – Técnicas de análise de dados – Análise de Conteúdo Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google