A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. ª Mestre: Mariléia Filipkowski. Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. ª Mestre: Mariléia Filipkowski. Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. ª Mestre: Mariléia Filipkowski

2 Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento

3 Quantos Triângulos você está vendo? Sua visão é de conjunto, inclusão ou exclusão?

4 A teoria dialética do conhecimento Aponta 3 momentos: a Síncrese, a Análise e a Síntese. Aponta 3 momentos: a Síncrese, a Análise e a Síntese. Afirmações de Saviani: o movimento que vai da Síncrese (a visão caótica do todo) à Síntese ( uma rica totalidade de relações determinantes) pela mediação da análise (abstrações e determinações mais simples) constitui uma orientação segura tanto para o método científico quanto para o método de ensino. Afirmações de Saviani: o movimento que vai da Síncrese (a visão caótica do todo) à Síntese ( uma rica totalidade de relações determinantes) pela mediação da análise (abstrações e determinações mais simples) constitui uma orientação segura tanto para o método científico quanto para o método de ensino.

5 Perspectiva dialética Baseia-se numa concepção de homem e de conhecimento Baseia-se numa concepção de homem e de conhecimento Entende-se o homem como um ser ativo e de relações Entende-se o homem como um ser ativo e de relações Compreende-se que o conhecimento não é transferido ou depositado pelo outro, mas sim construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo. Compreende-se que o conhecimento não é transferido ou depositado pelo outro, mas sim construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo.

6 Dimensões da metodologia dialética do conhecimento Mobilização para os conhecimentos > possibilitar o vínculo inicial entre o sujeito e o objeto> PROVOCAR –DESEQUILIBRAR Mobilização para os conhecimentos > possibilitar o vínculo inicial entre o sujeito e o objeto> PROVOCAR –DESEQUILIBRAR Construção do conhecimento> confronto entre o sujeito e o objeto> elaboração de relações mais totalizantes > APRENDER Construção do conhecimento> confronto entre o sujeito e o objeto> elaboração de relações mais totalizantes > APRENDER Síntese > dimensão relativa à sistematização do conhecimento e sua expressão > PRÁXIS Síntese > dimensão relativa à sistematização do conhecimento e sua expressão > PRÁXIS

7 Movidos Pela Descoberta e Pela Educação


Carregar ppt "Prof. ª Mestre: Mariléia Filipkowski. Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google