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Musculação Treinamento levado a sério. Musculação A musculação é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração.

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1 Musculação Treinamento levado a sério

2 Musculação A musculação é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis.

3 Historia da Musculação A história da musculação é muito antiga existindo relatos que datam do início dos tempos afirmando a prática de exercícios com pesos. Em escavações na cidade de Olímpia foram encontraram pedras com entalhes para as mãos permitindo aos historiadores intuir a utilização destas em treinamentos com pesos. Há registros de jogos de arremessos de pedras através de gravuras em paredes de capelas

4 Aumentam nº de repetições Exploram ativação de UM Metabólicos/ Acidose/ hipóxia Cardiovascul ares Ênfase em grupos musculares Fase excêntrica Drop-setPirâmideSeis-vinteCircuitoPré-exaustãoRep. forçada exc. RoubadasDrop-setOclusão vascular Bi-setNegativo Rep. ParcialPré-exaustãoPico de contração Tri-set Rep. forçada exc. Bi e tri-setHITSet gigante Pausa-descSuper set Onda Superlento Pico de contração Métodos de treinamento

5 Pirâmide Características: Pode ser trabalhada de duas formas: Crescente Decrescente Propostas – Nao se precupa em evitar a fadiga. – Cargas máximas e sub-máximas – Número de repetições varia em função da carga (de 2 a 12 rep).

6 Drop-set Caracterização – Repetição até a falha concêntrica – Diminuição da carga – Prosseguimento do exercício até nova falha. – Repetir o procedimento até um número de repetiçoes pré-estipulado Manter a técnica correta.

7 Bi-set e Tri-set Caraterização – Dois ou três exercícios para o mesmo grupo muscular, sem intervalo (s). Proposta do método – Realizar pré-exastão e mudar o padrão motor dos músculos fadigados. As unidades motoras fadigadas seriam substituidas por outras (pela mudaná no padrão motor), mas a mesma massa muscular estaria mais tempo sob tensão.

8 Bi-set e Tri-set

9 Set gigante Caracterização – Uma exarcebação do tri- set Mais de três séries para o mesmo grupo muscular. Até 11 séries com 3 exercícios apenas, sem descanso, alternando numero de repetições e velocidade.

10 Super-set Caracterização – Diferencia-se do bi-set pq os exercícios são realiados para grupos musculares antagônicos. Proposta do método – Aproveitar o fenômeno da co-contração Antagonista tb é ativado num exercício como estabilizador. – O antagonista entraria no exercício ja com algum estresse metabólico.

11 Super-set

12 Procedimentos Metabólico x tensional Metabólico Carga para maior número de repetições. Velocidade de Interrupção devida à acidose. Após falha, nao precisa enfatizar a fase encêntrica. Intervalos mais breves. Tensional Carga para menor número de repetições. Velocidade de Interrupção por incapacidade contrátil. Explorar bem a fase excêntrica após a falha. Intervalos longos.

13 Obrigado!!!


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