A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adaptações Neurofisiológicas na Natação Neurophysioloigic Adaptations in Swimming Artigo Original Pós graduação Lato-Sensu em Natação e Hidroginástica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adaptações Neurofisiológicas na Natação Neurophysioloigic Adaptations in Swimming Artigo Original Pós graduação Lato-Sensu em Natação e Hidroginástica."— Transcrição da apresentação:

1 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Neurophysioloigic Adaptations in Swimming Artigo Original Pós graduação Lato-Sensu em Natação e Hidroginástica - Universidade Gama Filho Ana Clara Leite Gonçalves Fabíola Mara de A. Elias Rorigues Luiz Henrique Duque Santos Mary Siqueira Calixto Juiz de Fora - MG

2 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Neurophysioloigic Adaptations in Swimming Andressa Estrela Gleryston Silvio Victor Adams

3 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Introdução A proposta de um treinamento é estimular o organismo para que ele responda com adaptações e não com exaustão (BOMPA, 2002) O termo adaptação diz respeito a alterações que se verificam em uma resposta ao treinamento (MAGLISCHO, 1999)

4 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Objetivo Geral Investigar os benefícios das aulas de natação em um grupo de nível intermediário num período de 8 semanas e descobrir o quanto a melhoria da técnica influência no dispêndio de energia destes nadadores.

5 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Objetivos Específicos Medir os níveis de adaptações neuromusculares analisando: I.O Aspecto Neuromuscular II.Frequência Cardíaca (FC) III.Níveis de Lactato.

6 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Aspecto Neuromuscular: Segundo AEBELI(1971): Aprendizado – é a soma de todas as experiências, reflexões e exercícios. Motricidade – é o total de todas as possibilidades de movimento do homem.

7 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Aspecto Neuromuscular: A motricidade individual depende da: I.Constituição Física II.Sexo III.Tipo Morfológico IV.Idade V.Temperamento VI.Velocidade de Reação

8 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Frequência Cardíaca: Segundo MCARDLE, KATCH e KETCH(1998): I.Podem ocorrer variações diárias de ± 5bpm de um determinado nível submáximo de exercício II.Fator emocional pode afetar significativamente em respostas cardiovasculares

9 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Frequência Cardíaca: Segundo TUBINO(1984) e ARAÚJO(1996): A frequência cardíaca é um dos meios mais efetivos e as alterações aferidas constituem um índice conveniente para medir o aprimoramento do treinamento.

10 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Níveis de Lactato: Segundo BOMPA(2002): Quanto mais baixa a concentração de ácido lático após um trabalho melhor a capacidade de treinamento do atleta.

11 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Níveis de Lactato: O lactato é a melhor maneira de medir o stress e os efeitos do treinamento no músculo, pois a FC sozinha mede somente o stress do coração que é uma pequena imagem global do estado do atleta. A correlacionando os níveis de lactato e a FC é possível estimar de uma maneira especifica a intensidade do treinamento.

12 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Metodologia: Foi utilizada uma amostra constituída de alunos de natação de nível intermediário de duas escolas: 1º Escola – local aberto, piscina de 15m 2º Escola – local coberto, piscina de 12m Ambas a temperatura de 30ºC

13 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Metodologia: I.9 alunos do sexo masculino II.De 18 á 43 anos de idade III.3 dias por semana, durante 8 semanas IV.Nadar crawl com respiração lateral V.Amostra não probabilística intencional VI.Disponibilidade de tempo

14 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Protocolos Utilizados: Averiguação da Técnica: SIM ou NÃO I.Braços alternados? II.Braços estendem á frente? III.Tração debaixo do corpo? IV.Tração com braço flexionado? V.Finalização com braços estendidos?

15 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Protocolos Utilizados: Averiguação da Técnica: SIM ou NÃO I.Finalização com palma da mão para dentro? II.Recuperação com cotovelo alto? III.Posição anatômica da cabeça? IV.Pernada flexionada na descendente e estendida na ascendente? V.Pernada com os pés em flexão plantar?

16 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Protocolos Utilizados: Frequência Cardíaca: Semanalmente, durante 8 semanas e em 3 ocasiões: I.Em repouso, por 2 mim em pé, fora dágua II.Em repouso, pós 2 mim, imersão até feixe clavicular III.Ao final dos 5 mim após o nado crawl

17 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Protocolos Utilizados: Análise do Lactato: As amostras foram colhidas apenas na 1ª e na 8ª semana do estudo Após nadarem 5 mim o estilo crawl

18 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Materiais Utilizados: Lactímetro e fitas para lactímetro da marca Accutrend; Luvas e agulhas descartáveis; Álcool a 70% e gaze; Frequencimetro da marca Polar do tipo A1; Cronômetros Téchnos e Cássio

19 Adaptações Neurofisiológicas na Natação 100% dos alunos obtiveram melhoras nos aspectos técnicos comparando a 1ª em relação a 8ª semana.

20 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Oscilação da FC durante as 8 semanas após os 5 mim do nado Crawl.

21 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Gráfico comparativo da FC entre a 1ª em relação a 8ª semana.

22 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Resultado da análise do lactato pós teste da 1ª em relação a 8ª semana em mmol/l.

23 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Conclusão: 7 entre 9 das amostras obtiveram redução de 13,3% na FC e 25,4% nos níveis de lactato sanguíneo em média. 9 entre 9 obtiveram 100% de melhora nos aspectos técnicos do nado.

24 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Conclusão: 2 entre 9 melhoraram apenas o aspecto neuromotor, mas não na FC e níveis de lactato. I.Não cumpriram as 24 seções nas 8 semanas O aspecto neuromotor precisa de um menor tempo e independe da continuidade para apresentar adaptações crônicas

25 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Conclusão: A melhora das aptidões neuromotoras não reflete na melhora das condições fisiológicas dos alunos. I.Os alunos 3 e 4 obtiveram melhora apenas na técnica do nado. II.Continuidade e ritmo de treino não estiveram presentes.

26 Adaptações Neurofisiológicas na Natação Obrigado !


Carregar ppt "Adaptações Neurofisiológicas na Natação Neurophysioloigic Adaptations in Swimming Artigo Original Pós graduação Lato-Sensu em Natação e Hidroginástica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google