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INTERMODAIS Prof. Vagner Olegário Aula 3 PLT (486)

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Apresentação em tema: "INTERMODAIS Prof. Vagner Olegário Aula 3 PLT (486)"— Transcrição da apresentação:

1 INTERMODAIS Prof. Vagner Olegário Aula 3 PLT (486)

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3 Condições de Uso Causas de Danos e Perdas
CONTAINER Condições de Uso Causas de Danos e Perdas

4 Caracterização do Container
Estrutura básica do container Componentes do piso e base do container Paredes laterais Paredes frontais ou cabeceiras Painel de teto

5 Comprimento dos Containeres
Os mais comuns são os de 40’ e 20’; São identificados com letras conforme o comprimento: Container de 40’ – A Container de 30’ – B Container de 20’ – C Container de 10’ – D Container de 6 2/3’ - E Container de 5’ – F Quando duplicada a letra na inicial, identifica a maior altura do container: de 8’ para 8’ 6” Diversas combinações para montagem de carga Diminuição é um pouco maior do que a proporcionalidade, devido aos vãos para encosto

6 Tipos de Containeres Standard High-cube Hard-top Open-top Flat-rack
Plaforms

7 Tipos de Containeres Ventilated Reefers Tank

8 Acondicionamento Interno
Travamento de carga com espaçadores Travamento de carga utilizando as laterais corrugadas do container Travamento de carga através do uso de air-bag

9 Acondicionamento Interno
Utilização dos pontos internos de amarração de carga; Projeto ou estudo de melhor ocupação do container respeitando sua capacidade e condições de travamento de carga.

10 Distribuição de Cargas Pesadas
Reduzir a possibilidade de danos; Uso de apoio longitudinal para apoio em maior quantidade de vigas da estrutura inferior do container; Cuidados especiais com o travamento da carga.

11 Cargas Pesadas

12 Danos e Perdas em Containeres
Estes danos e perdas podem acontecer a: Produtos Equipamentos Pessoas Processos Estes danos e perdas podem acontecer por: Causas naturais Causas humanas Conhecimento insuficiente, habilidades inadequadas e falta de procedimentos são as principais causas dos incidentes em containeres conforme o Grupo de Seguradoras Alemãs. Causas naturais: Muitas vezes inevitáveis mas com possibilidade de minimização dos danos e perdas Causas humanas: evitáveis FORTUITAS: 30% EVITÁVEIS: 70%

13 Causas dos danos e perdas em containeres
Forças mecânicas estáticas; Forças mecânicas dinâmicas; Transporte Marítimo; Transporte Rodoviário; Transporte Ferroviário; Manuseios de Transferência. Causas climáticas; Causas biológicas; Causas químicas.

14 Forças Mecânicas Dinâmicas Marítimas
Movimento linear (axial) Solevar (solavanco) é movimento ao longo do eixo longitudinal Balançar é movimento ao longo do eixo transversal Levantar é movimento ao longo do eixo vertical Movimento de Rotação Rolar é movimento ao redor do eixo longitudinal Lançar é movimento ao redor do eixo transversal Guinar é movimento ao redor do eixo vertical

15 Exemplos de Forças Dinâmicas Marítimas
Guinar Solavanco Balançar

16 Exemplos de Forças Dinâmicas Marítimas
Levantar Lançar Levantar Bater

17 Exemplos de Forças Dinâmicas Marítimas
Rolar a 30º - Não é incomum em mal tempo. Rolar a 10º Rolar a 45º - Em ocasiões raras Não é difícil imaginar o que pode acontecer com cargas não acondicionadas adequadamente

18 Forças Mecânicas Dinâmicas Rodoviárias

19 Forças Mecânicas Dinâmicas no Manuseio

20 Outras Causas dos Danos e Perdas
Danos com água Formação de Gelo

21 Problemas por Falhas Humanas

22 Problemas por Falhas Humanas

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34 Outras Falhas

35 Travamento de Containeres

36 Travamento de Cargas em Containeres

37 Conclusão Não subestimar as forças atuantes nos transportes; Os danos são maiores do que somente os visíveis; Os travamentos interno e externo dos containeres devem ser estudados, planejados, colocados em procedimentos e contemplados em treinamentos.

38 ATÉ A PRÓXIMA AULA... Exercícios


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