A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID Ladrões de Almas Mulher de Fofa África Oriental 1939 Lídio Cipriani apenas enfocar o objeto de seu estudo,neutralizando-o, para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID Ladrões de Almas Mulher de Fofa África Oriental 1939 Lídio Cipriani apenas enfocar o objeto de seu estudo,neutralizando-o, para."— Transcrição da apresentação:

1 ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID Ladrões de Almas Mulher de Fofa África Oriental 1939 Lídio Cipriani apenas enfocar o objeto de seu estudo,neutralizando-o, para que nenhum elemento interferisse em sua análise (Andrade:2002,p. )

2 ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID Antropometria Fêmea da Tribo Uchik-war 1890 M.V. Portman Criança da Tribo Ta-Yeri 1890 M. V. Portman

3 ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID Exotismo Etrangers Edição de Fotografias obtidas entre 1850 e 1910 Imagens dos Povos Primitivos Reflexo das idéias do Evolucionismo Cultural

4 ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID

5 ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID Margaret Mead e Bateson : Entre 1936 e 1938, aproximadamente, [...] elaboraram um trabalho sem precedentes na historia das Ciências Sociais. Eles procuraram através de recursos fotográficos, entender o caráter dos balineses. Mas, antes de utilizar a linguagem visual, ficaram meses observando, na perspectiva de uma antropologia tradicional. [...,e,] entenderam que as descrições verbais jamais alcançariam aquilo que uma apreensão visual do ethos chegaria a desvendar e a dizer (Samain & Sôlha: 1987).

6 ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID O trabalho de pesquisa era aprofundar os estudos da esquizofrenia em crianças [..., através principalmente da observação do] transe como comportamento cultural institucionalizado. [...] Eles utilizaram mais de 6 mil metros de filme e 25 mil fotos – que resultaram num livro com 759 fotografias, chamado Balinese Character. A Photographic Analisis (1942). Este livro constitui uma autentica revolução metodológica nas técnicas de coleta de dados e consolidara o status da fotografia como ferramenta na investigação cultural. Seu conteúdo evidencia a importância das experiências corporais, da gestualidade, dos olhares [...] Antropologia Aplicada não é apenas um meio de ver e registrar é um modo de participar e perceber o outro."(Andrade:2002,p. 71).


Carregar ppt "ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID Ladrões de Almas Mulher de Fofa África Oriental 1939 Lídio Cipriani apenas enfocar o objeto de seu estudo,neutralizando-o, para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google