A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formas de Interação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formas de Interação."— Transcrição da apresentação:

1 Formas de Interação

2 Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!

3 Formas de Interação

4 Nos cursos a distância é fundamental que algumas ferramentas de comunicação sejam disponibilizadas, para que os alunos possam se comunicar com a tutoria, com a monitoria e com os colegas. É importante que o aluno saiba quais ferramentas estão à sua disposição e se sinta à vontade para escolher aquela com a qual se sentir mais confortável. Essa disponibilidade de ferramentas de comunicação é fundamental para que o aluno procure o tutor para orientação, esclarecimento de dúvidas em relação ao conteúdo, relacionadas à própria estrutura do curso ou por outros motivos que julgar necessário. Conheça, agora, algumas ferramentas de comunicação geralmente utilizadas na EaD.

5

6 Além dessas ferramentas, há duas outras muito utilizadas na EaD para a interação entre tutor-alunos e alunos-alunos.

7 Vá em frente que você descobrirá!
Você sabe quais são? Vá em frente que você descobrirá!

8 Usando o Fórum e o Chat

9 Usando o Fórum e o Chat O fórum e o chat são importantes em cursos a distância, mas apresentam especificidades próprias que, dependendo do planejamento do tutor, seu uso pode contribuir ou não para a aprendizagem colaborativa dos alunos. Vamos a cada uma delas? Fórum: é uma ferramenta de comunicação assíncrona em geral disponível nos ambientes virtuais de aprendizagem, que permite a discussão de tópicos relacionados aos conteúdos do curso e também para que os alunos possam se conhecer melhor e conversar sobre assuntos do seu cotidiano. É importante que você planeje antecipadamente as questões que serão postas no fórum, de forma que contemple os principais tópicos do conteúdo. Ao final desta aula, veja o significado da palavra destacada.

10 Há alguma dica para trabalhar com o fórum?.
Sim! Veja a seguir.

11

12 Chat: é uma ferramenta de comunicação síncrona, que significa comunicação em tempo real. E assim como o fórum permite uma comunicação direta entre tutor-alunos e alunos-alunos. Porém o chat é um espaço usado mais para um bate-papo do que para uma discussão teórica. Isso não impede que o tutor também use o chat para este fim, mas é difícil mediar um diálogo simultâneo com 25 alunos, por exemplo. Pela própria característica da ferramenta, é recomendável que o tutor divida a turma em pequenos grupos (de 6 a 7 alunos por grupo), se desejar realizar chats temáticos, ou pode agendar chats abertos, como um espaço de encontro social entre o grupo. Outra possibilidade de uso da ferramenta é o tutor agendar encontros com alguns alunos que tenham dúvidas de conteúdo em comum.

13 Enfim... Seja qual for a ferramenta que você utilizará na mediação pedagógica, é fundamental planejar o uso dessas ferramentas. Além disso, é imprescindível conhecer suas potencialidades, como, quando e com qual finalidade devem ser usadas. Lembrando que, de nada adianta disponibilizar as ferramentas no ambiente virtual, se as mesmas não forem utilizadas como meios facilitadores da aprendizagem dos alunos. Entretanto, para você fazer uso das ferramentas disponibilizadas para interação com os alunos, é fundamental que aprenda a administrar o seu tempo destinado à tutoria, de forma que o aluno não fique esperando por um contato seu ou por retorno a uma dúvida encaminhada. Portanto, o gerenciamento do tempo é o próximo tema que você verá.

14 Assíncrona Assíncrona significa que a interação não ocorre exatamente ao mesmo tempo.


Carregar ppt "Formas de Interação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google