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Logística Empresarial GRUPO 19S Organização: DB Brasil – Distribuidor Food Service Júlio Faccioli (09/11313) Rafael Cardoso (09/0129253) Armando Pedro.

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1 Logística Empresarial GRUPO 19S Organização: DB Brasil – Distribuidor Food Service Júlio Faccioli (09/11313) Rafael Cardoso (09/ ) Armando Pedro (09/ ) Jonathan de Araujo (09/97692)

2 O que é Food Service? O mercado Food Service é o fornecimento de mercadorias, produtos e serviços aos estabelecimentos públicos ou privados, que preparam e fornecem alimentação (alimentação preparada fora do lar) aos consumidores.

3 Supply Chain Principais Elementos da Cadeia: Atacadistas e distribuidores (transporte e distribuição) \/ (abastecem) Lojas de varejo e food service \/ Consumidor (ponto) Pode ser definido como todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final (Ching, Hong Yuh, 2010)

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5 Setor Alimentício Indústria alimentícia \/ Canais de distribuição (4 canais) \/ Atacado e distribuição, Varejo, a própria indústria e Food Service \/ Varejo e Food Service (contato com consumidor final) Varejo: aquisição de produtos separados para o próprio preparo e consumo em seus lares. Food Service: Os estabelecimentos preparam os alimentos através dos "operadores" para consumo "fora do lar".

6 Distribuição – Food Service 2 Seguimentos: Rede de serviços públicos postos de saúde, hospitais, presídios e merenda escolar. Rede de serviços privados, - comercial: (fast food, delivery, hotéis, quick service lanchonetes, bares, restaurantes comerciais, rotisserias, refeições coletivas, atacadistas, distribuidores, supermercados, padarias, confeitarias, sorveterias, vending, chocolaterias, cafeterias, etc.). - não comercial, ( hospitais, clínicas, catering aéreo e de transportes, motéis/pousadas, etc.).

7 Gastos com Food Service no Brasil Os 31,2% das vendas da indústria para os canais Food Service em 2010 distribui-se como mostra a seguir: - Estima-se que 23% da distribuição do canal Food Service está voltado para os restaurantes comerciais e mais cerca de 15% para o segmento das padarias. - Bares, lanchonetes e fast food, juntos, representam outros 18% da distribuição do canal.

8 Focada exclusivamente no setor foodservice. 30 anos de tradição em distribuição; reconhecida por visar o comprometimento e o atendimento de qualidade; referência em food service no DF.

9 Logística e Distribuição – DB Brasil Otimização do espaço para armazenagem ; Melhoria da produtividade ; Vantagem competitiva.

10 Logística e Distribuição – DB Brasil ERP - Sistema integrado de gestão empresarial: Gestão em cadeia; capacitação de pedidos; roteirizarão de entregas; estoque real. WMS - Sistema de gerenciamento de armazenagem: rotação dirigida de estoques, separação e preparação de pedidos M-LOG - Monitoramento logístico: Código de barras no auxílio da redução de erros no recebimento e carregamento FROTA: 31 Caminhões e 2 motos. Baús bipartidos; renovação a cada 5 anos.

11 Fornecedores - Análise Destaques para: Nestlé,, Bunge, Seara, Pif Paf, Sakura, União, Unilever e 3M. Aquisição de produtos através do pedido convencional: telefone, fax e ; Negociações constantes de preço; Baixa troca de informações; Razoável parceria para oferecer os clientes foodservice treinamento e capacitação; Entrega no depósito de responsabilidade do fornecedor; Não utiliza o crossdocking, e sim, estoque de segurança; Pouca logística reversa; Modal rodoviário; Relação perde-ganha; Preocupação em reduzir estoques, aumentando a freqüência de pedidos.

12 Clientes - Análise Alto poder de barganha dos clientes, visto que estes oferecem serviços bastante diferenciados e possuem pouca concorrência na localidade; Vendas spot, leilão ou licitações, realizadas semanalmente; Alto volume demandado a cada venda; Prazos extensos de pagamento; Troca de informações praticamente inexistente (barreiras que impossibilitam o fluxo contínuo de informações); Pouca preocupação em reduzir os estoques (o que não acontece quanto a produtos altamente perecíveis, como peixes crus); Pouca informatização no controle de estoques; Processo de transporte pouco otimizado (preocupação em realizar a entrega sempre no prazo e com a quantidade ideal, o que às vezes, prejudica a densidade do carregamento, aumentando os custos de transporte); Boa prestação de serviços secundários, como palestras, cursos, visitas técnicas e promoções.


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