A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ORGANOGRAMAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ORGANOGRAMAS."— Transcrição da apresentação:

1 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ORGANOGRAMAS

2 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ORGANOGRAMA É a representação gráfica simplificada da estrutura organizacional de uma instituição, especificando os seus órgãos, seus níveis hierárquicos e as principais relações formais entre eles.

3 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ORGANOGRAMA Princípios básicos a serem obedecidos: SIMPLICIDADE - O organograma deve apresentar apenas os elementos essenciais à compreensão da estrutura organizacional. PADRONIZAÇÃO – Uniformidade e coerência. ATUALIZAÇÃO - Retrata a realidade da organização em determinado momento.

4 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ORGANOGRAMAS Os retângulos representativos dos órgãos contém: O NOME DO ÓRGÃO Seção de Compras Pode-se incluir também o nome do chefe do órgão Seção de Compras Chefe: A. RAMOS

5 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva INFORMAÇÕES ADICIONAIS NO ORGANOGRAMA A sigla do órgão: Outra forma de apresentar o centro de custo: Seção de Compras Seção de Compras SECOM Seção de Compras SECOM

6 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva INFORMAÇÕES ADICIONAIS NO ORGANOGRAMA Inclusão do efetivo do órgão: Seção de Compras Chefe: A. RAMOS 25 Inclusão do centro de custo do órgão: Seção de Compras Chefe: A. RAMOS

7 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ORGANOGRAMA CONTENDO O QUANTITATIVO DE CADA CARGO NO ÓRGÃO SETOR DE CONTABILIDADE 1 Contador Chefe 2 Contadores 2 Subcontadores 8 Conferentes 13 Auxiliares de contabilidade 4 digitadores

8 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva EXEMPLO DE UM ORGANOGRAMA TÍPICO GERÊNCIA GERAL Assessoria Jurídica Auditoria Gerência de Pessoal Gerência de Produção Gerência de Marketing Gerência de Finanças Autoridade de linha ou hierárquica Autoridade funcional (ou normativa, ou técnica) Autoridade de fiscalização

9 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva EXEMPLO DE TAMANHOS IDEAIS DE RETÂNGULOS NO ORGANOGRAMA

10 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ORGANOGRAMAS COM AS ATIVIDADES MEIOS SEPARADAS DAS ATIVIDADES FINS DIRETOR EXECUTIVO Serviço de Pessoal Serviço de Finanças Serviço de Suprimento Serviço de Jurídico Divisão Industrial Divisão Comercial FINS MEIOS

11 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ESPESSURA DAS LINHAS HIERÁRQUICAS E DAS LINHAS DOS PERÍMETROS DOS RETÂNGULOS Mais adequadoMenos adequado

12 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE ORGANOGRAMAS COM POUCO ESPAÇO NO PAPEL Depto. Pessoal Seção de Seleção Seção de Treinamento Seção de Registros Mais adequadaMenos adequada

13 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva FORMAS DE REPRESENTAÇÃO EM RASCUNHO Departamento de Suprimentos Divisão de Estoques Divisão de Compras Divisão de Transportes Divisão de Distribuição Setor de Matérias-primas Setor de Lubrificantes Setor de Materiais Diversos

14 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE ÓRGÃOS EM VIA DE CRIAÇÃO GERÊNCIA DE MARKETING Filial Sudeste Filial Sul Filial Nordeste Filial Centro-oeste

15 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva USO DO RETÂNGULO DE ENVOLVIMENTO GERÊNCIA GERAL Chefia do departamento de Marketing Seção de Vendas e Assistência Seção de Distribuição Seção de Divulgação Assessoria de pesquisa de mercado Depto. de Marketing

16 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ORGANOGRAMA DE ENORME EMPRESA DEPARTAMENTALIZADA PELO CRITÉRIO FUNCIONAL PRESIDÊNCIA Diretoria Administrativa Diretoria Financeira Diretoria Comercial Diretoria Industrial Depto. de Recursos Humanos Depto. de Serviços Gerais Departamento Jurídico Depto. de Controle Depto. de Tesouraria Depto. de Orçamento Depto. de Compras Depto. de Vendas Depto. de Distribuição Depto. de Eng. de Produto Depto. de Manutenção Depto. de Fabricação Org. 13 Org. 12 Org. 11 Org. 1 Org. 23 Org. 22 Org. 21 Org. 2 Org. 33 Org. 32 Org. 31 Org. 3 Org. 43 Org. 42 Org. 41 Org. 4

17 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva DEPTO. DE RECURSOS HUMANOS Divisão de Rec. e Sel. Divisão de Treinamento Divisão de Adm. Salarial Divisão de Reg. e Pagtos. Seç. de Recrutamento Seç. de Seleção Seç. de Teste e Perfis Seç. de Programa e Controle Seç. de Apoio Seç. de Cursos Seç. de Pesq. de Mercado Seç. de Descr. de Cargos Sec. de Estudos Especiais Seç. de Admissão Seç. de Registros Seç. de Pagamentos Org. 111Org. 112 Org. 113 Org. 114 ORGANOGRAMA DE ENORME EMPRESA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

18 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ALTERNATIVAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA PARA EFEITO VISUAL DIVISÃO DE PESSOAL Seção de Recrutamento e Seleção Seção de Treinamento TRIDIMENSIONAL DIVISÃO DE MATERIAIS Seção de Compras Seção de Estoques ORGÃOS REPRESENTADOS POR CIRCUNFERÊNCIAS

19 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA CONSTRUTORA PRESIDÊNCIA Diretoria de Operações Imobiliárias Diretoria de Projetos e Obras Diretoria de Administração e Finanças DIRETORIA EXECUTIVA PlanejamentoJurídicaEngenharia ASSESSORIAS

20 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ORGANOGRAMA DA DIRETORIA ADMINISTRATIVA DE EMPRESA ESTATAL DIRAD ASSETASSIR DEAPADEAVDDEORGDERANDESER DIAPA DICOP DISEC DIAVG DIVOM DIASP DIDEM DIRPODISAL DIVAD DISOC DIAPE DIGRA DIPEP DIMAN DIVAP Coordenação Autor. de linha

21 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ORGANOGRAMA CIRCULAR

22 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ORGANOGRAMAS VANTAGENS: Os organogramas facilitam: Identificação de deficiências na organização Coordenação e comunicação Definição de responsabilidades Integração e treinamento

23 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ORGANOGRAMAS DESVANTAGENS: Os organogramas facilitam: A formalização fixa situações que, com o tempo podem tornar-se inadequadas; Os organogramas não mostram toda a estrutura organizacional.

24 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva O QUE OS ORGANOGRAMAS INDICAM OS ÓRGÃOS - A divisão do trabalho em unidades, a natureza das atividades executadas e a forma pela qual elas foram grupadas. AS PRINCIPAIS RELAÇÕES FORMAIS – isto é, quem é superior de quem. As linhas representam as relações superior-subordinado, com seu fluxo implícito de ordens, prestações de contas e delegações. Os níveis hierárquicos são definidos, até certo ponto, pelos títulos dos órgãos.

25 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva O QUE O ORGANOGRAMA PERMITE ANALISAR DEFICIÊNCIAS DA ESTRUTURA: Superposições, duplicações e lacunas de atribuições; Excesso de níveis hierárquicos; Excesso de subordinados para um mesmo chefe; Subordinações inadequadas; Subordinações múltiplas. É sempre mais fácil ignorar deficiências quando elas não estão explícitas.

26 Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva O QUE OS ORGANOGRAMAS NÃO INDICAM As relações de prestações de serviços; As diferenças de grau de autoridade e influência entre as pessoas que aparecem no organograma no mesmo nível; As linhas de comunicação - nas quais se apóia o trabalho das pessoas. A rede de comunicações é tão intrincada que seria impossível representá-la graficamente; A organização informal.


Carregar ppt "Administração – Princípios e Tendências – Francisco Lacombe – Editora Saraiva ORGANOGRAMAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google