A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna."— Transcrição da apresentação:

1 Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna

2

3 OBJETIVOS dos PCN Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:

4

5

6 Histórico do Ensino de Ciências Naturais Décadas de 20 a 50: - Conjunto de verdades clássicas, como uma coleção de conceitos e definições transmitidos aos alunos pelo professor, formando, assim, alunos receptivos e acríticos. - ensino de Ciências era não obrigatório e extra oficial e era feito nas duas últimas séries do antigo ginásio Décadas de 60 e 70: -Promulgação da LDB n /61, ensino de Ciências em todas as séries do ginásio. Mas apenas em 1971 isso passa a ter caráter oficial. A partir da década de 80: - Discussões sobre a relação educação/sociedade, em paralelo à "Ciência, Tecnologia e Sociedade "(CTS), que são importantes até hoje

7 No caso específico do ensino de Ciências Naturais, há necessidade de se romper com o ensino memorístico e desenvolver um ensino autocrítico, trabalhando entre outros horizontes, a noção de pesquisa. E isso implica, necessariamente, educar para conhecer com autonomia. Propostas Oficiais para o Ensino de Ciências

8 Contrapondo-se às práticas pedagógicas tradicionais, os efeitos políticos e sociais do processo de democratização do ensino favoreceram o surgimento de novas propostas e práticas para o campo educacional. No campo do ensino de Ciências Naturais, há propostas como: - Alfabetização Científica - Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Que visam promover a formação de alunos críticos e conscientes de sua atuação enquanto cidadãos.

9 Estratégias a serem adotadas no ensino de Ciências Naturais: a) elevação do nível de consciência conceitual: partindo dos conhecimentos prévios dos alunos; b) introdução de anomalias: sensação de insatisfação com as concepções existentes; c) apresentação de uma nova teoria pelo professor: aprendizagem de novos conceitos; A reflexão acerca dessas estratégias oferece a possibilidade de romper com práticas tradicionais no ensino de Ciências Naturais, possibilitando um ensino mais significativo1, ativo e produtivo para as crianças.

10 No contexto atual, esses princípios estão presentes nas propostas oficiais, como é o caso dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os quais propõem que o ensino de Ciências Naturais deve ser organizado de forma a colaborar para a compreensão do mundo e de suas transformações, situando o homem como um indivíduo crítico, participativo e transformador.

11 Propostas Alternativas para o Ensino de Ciências

12 Como desenvolver propostas de ensino que levem os alunos dos dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental a atingir os objetivos definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais?

13 Que cuidados o professor precisa ter para evitar o ensino voltado exclusivamente para a memorização?

14 Como considerar, no planejamento e implementação do ensino de Ciências Naturais, os diferentes tipos de conteúdos: fatos e conceitos (o âmbito do saber aprender); procedimentos (o âmbito do saber fazer); valores, atitudes e normas (o âmbito do saber ser)?

15 Conceber a educação e, por conseqüência, o ensino como espaço de produção do conhecimento e de compreensão do mundo no qual se está inserido, rompe as visões do homem como simples coadjuvante da história. Marta Maria Azevedo Queiroz Mestre em Educação (UFPI) Professora da Educação Básica e do Ensino Superior


Carregar ppt "Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google