A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema MATERIAL DOURADO. Conteúdo Apresentação do Material Dourado como um material didático que pode ser utilizado na educação de crianças;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema MATERIAL DOURADO. Conteúdo Apresentação do Material Dourado como um material didático que pode ser utilizado na educação de crianças;"— Transcrição da apresentação:

1 Tema MATERIAL DOURADO

2 Conteúdo Apresentação do Material Dourado como um material didático que pode ser utilizado na educação de crianças;

3 Material de apoio Apresentação em Power Point Vídeos Texto O Material Dourado Material Dourado

4

5 História Desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com esta disciplina. De forma especial, foi desenvolvido para o trabalho com aritmética, a elaboração do material dourado se baseou nos mesmos princípios montessorianos para a invenção de algum dos seus materiais, para o ensino sensorial

6 Benefícios Tornar a criança a independente, fazer com que ela confie em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem; Deixar que a criança, por ela mesma, entenda os prováveis erros realizados no desenvolvimento de uma determinada ação com o material; Trabalhar com os sentidos da criança.

7 No começo, o Material Dourado era chamado de Material das Contas Douradas. Mesmo que esse material permitisse que as crianças arrumassem as dezenas e centenas, a indefinição das medidas dos quadrados e cubos tornava-o problemático para a realização de atividades com números decimais, entre outras aplicações possíveis para o material de contas. Foi por isso que Lubienska de Lenval, seguidor de Montessori, fez uma modificação no material inicial e o construiu em madeira na forma que encontramos atualmente.

8

9 O primeiro contato da criança com este material deve acontecer de maneira lúdica, para que assim a criança possa explorá-lo livremente. É nesse momento que a criança percebe a forma, a composição e os tipos de peça do material. Ao desenvolver essas atividades o docente deve solicitar às crianças que elas mesmas dêem nomes aos diferentes tipos de peças do material e criem uma forma própria de registrar o que vão fazendo. Faz-se apropriado que o docente trabalhe durante algum tempo com a linguagem das crianças para depois adotar os nomes convencionais: cubinho, barra, placa e bloco.

10 Primeiros contatos Os primeiros exercícios a serem propostas com o Material Dourado, têm como objetivo fazer com que o discente apreenda as semelhanças entre as peças e entenda as trocas no Sistema de Numeração Decimal. 1 cubinho representa 1 unidade; 1 barra equivale a 10 cubinhos equivalem (1 dezena ou 10 unidades); 1 placa equivale a 10 barras ou 100 cubinhos (1 centena, 10 dezenas ou 100 unidades); Um cubo equivale a 10 placas 1000 ou 100 barras ou 1000 cubinhos (1 unidade de milhar, 10 centenas, 100 dezenas ou 1000 unidades).


Carregar ppt "Tema MATERIAL DOURADO. Conteúdo Apresentação do Material Dourado como um material didático que pode ser utilizado na educação de crianças;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google