A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO Prof. Marcelo Muzi Silva

2 TEORIA DO CAPITAL HUMANO

3 Contextualizando O conceito de capital humano surgiu na década de 1950, e foi formulado por  Theodore W. Shultz, economista norte-americano falecido em 1998, vencedor do prêmio Nobel de Economia de 1979, junto com Sir Arthur Lewis.

4 Capital humano  É a capacidade de conhecimentos, competências e atributos da personalidade com o objetivo de realizar trabalho de modo a produzir valor econômico. São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação e experiência. 

5 Segundo o próprio Schutz
O Capital Humano é a totalidade dos investimentos do indivíduo adquiridos por conhecimentos ao longo de sua vida. Todo este conhecimento passa a ser usado para reverter em benfeitoria como, por exemplo, melhores empregos.

6 Educação para o Capital Humano
A Teoria do Capital Humano ressalta que a economia não cresce apenas com capital e produtividade, mais precisa da participação do homem que executa suas atividades e esse homem necessita da educação para adquirir o conhecimento.

7 Para ele, o homem é considerado Capital Humano quando adquirire um determinado conhecimento específico que lhe permita atuar no mercado em diferentes funções. Com o conhecimento, o indivíduo, além de se tornar capacitado para exercer funções, obtém melhores empregos e remunerações.

8 Crescimento do Capital Humano
O capital humano é calculado de acordo com a qualificação do indivíduo. Quanto maior a qualificação adquirida ao longo de vida (treinos técnico e/ou científicos), mais o trabalhador se aperfeiçoa e desempenha a atividade profissional com qualidade. Melhora o desempenho do trabalhador, consequentemente, sua remuneração

9 Educação como fonte de riqueza de um país
Em estudo da situação do Ensino em diferentes países do mundo, Schutz constatou que quanto maior a riqueza de um país, maior era o nível de instrução de sua população. Seus estudos foram baseados em dados estatísticos, a partir dos quais concluiu que o grau de instrução de um país determinava a sua riqueza.

10 Considerava que a riqueza de um país não estava no volume de recursos naturais. Para ele, havia uma nítida relação entre escolarização e riqueza. Sua conclusão foi que quanto mais anos de estudo maior a tendência do individuo em reunir um grande patrimônio individual.

11 A Educação segundo a Teoria do Capital Humano
Os sistemas educacionais devem desenvolver competências exigidas pelo mercado, que garante ao indivíduo a “empregabilidade”. Agora a escola perde o papel de formar cidadãos, passando a ter como papel a capacitação de indivíduos para atuar no mercado trabalho.

12 A educação como instrumento de promoção social permanece no discurso de muitos empresários, políticos e até mesmo de pedagogos.


Carregar ppt "FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google