A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva."— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva

2 TEORIA DO CAPITAL HUMANO

3 Contextualizando O conceito de capital humano surgiu na década de 1950, e foi formulado por Theodore W. Shultz, economista norte- americano falecido em 1998, vencedor do prêmio Nobel de Economia de 1979, junto com Sir Arthur Lewis.

4 Capital humano É a capacidade de conhecimentos, competências e atributos da personalidade com o objetivo de realizar trabalho de modo a produzir valor econômico.trabalho São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação e experiência.

5 Segundo o próprio Schutz O Capital Humano é a totalidade dos investimentos do indivíduo adquiridos por conhecimentos ao longo de sua vida. Todo este conhecimento passa a ser usado para reverter em benfeitoria como, por exemplo, melhores empregos.

6 Educação para o Capital Humano A Teoria do Capital Humano ressalta que a economia não cresce apenas com capital e produtividade, mais precisa da participação do homem que executa suas atividades e esse homem necessita da educação para adquirir o conhecimento.

7 Para ele, o homem é considerado Capital Humano quando adquirire um determinado conhecimento especíco que lhe permita atuar no mercado em diferentes funções. Com o conhecimento, o indivíduo, além de se tornar capacitado para exercer funções, obtém melhores empregos e remunerações.

8 Crescimento do Capital Humano O capital humano é calculado de acordo com a qualicação do indivíduo. Quanto maior a qualicação adquirida ao longo de vida (treinos técnico e/ou cientícos), mais o trabalhador se aperfeiçoa e desempenha a atividade prossional com qualidade. Melhora o desempenho do trabalhador, consequentemente, sua remuneração

9 Educação como fonte de riqueza de um país Em estudo da situação do Ensino em diferentes países do mundo, Schutz constatou que quanto maior a riqueza de um país, maior era o nível de instrução de sua população. Seus estudos foram baseados em dados estatísticos, a partir dos quais concluiu que o grau de instrução de um país determinava a sua riqueza.

10 Considerava que a riqueza de um país não estava no volume de recursos naturais. Para ele, havia uma nítida relação entre escolarização e riqueza. Sua conclusão foi que quanto mais anos de estudo maior a tendência do individuo em reunir um grande patrimônio individual.

11 A Educação segundo a Teoria do Capital Humano Os sistemas educacionais devem desenvolver competências exigidas pelo mercado, que garante ao indivíduo a empregabilidade. Agora a escola perde o papel de formar cidadãos, passando a ter como papel a capacitação de indivíduos para atuar no mercado trabalho.

12 A educação como instrumento de promoção social permanece no discurso de muitos empresários, políticos e até mesmo de pedagogos.


Carregar ppt "FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google