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Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação

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Apresentação em tema: "Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 14 (01/10/2009) Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa
Conteúdo: - Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron; - Christian Baudelot e Roger Establet; - Antonio Gramsci.

4 Referência Bibliográfica:
TADEU, Tomaz. Documentos de Identidade - Uma Introdução às Teorias do Currículo. 2ed. Rio de Janeiro: Autêntica, 2002. - MOCHCOVITCH, Luma Galano. Gramsci e a Escola. 3ed. São Paulo: Ática, 1992.

5 Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron
TEORIA DA REPRODUÇÃO Sistema escolar funciona de forma extremamente conservadora, só se preocupando com a reprodução de situações estabelecidas;

6 “Não há o que fazer” / “perda do encanto da profissão docente”
Dotes pessoais: SOCIEDADE CLASSISTA PODER ARBITRÁRIO; A escola trabalha com uma cultura falsa, fictícia, sem a mínima relação com a verdade; FUNÇÃO DA ESCOLA: conservação da ordem social;

7 Christian Baudelot e Roger Establet
ESCOLA CLASSISTA; Rede secundário-superior (SS) = forma quadros dominantes; Rede primário-profissional (PP) = forma quadros operários (falsa cultura de passividade e submissão) PAPEL DA ESCOLA: “a partir dos fracassos escolares dos desfavorecidos, mergulhá-los na humilhação para que não renunciem a uma atitude de humildade”. A burguesia transformou os docentes em servidores da classe dominante.

8 (pensador marxista: 1891 - 1937)
Antonio Gramsci (pensador marxista: ) FUNÇÃO DA ESCOLA: Acreditou que a escola poderia ser, em certa medida, transformadora; Devemos buscar compreender o papel que a escola assume numa sociedade capitalista (na perspectiva da classe trabalhadora) = recuperação do sentido da sociedade civil para Gramsci;

9 As idéias de Gramsci sobre a sociedade civil e a função da escola serviram como eixo para outros autores: Dermeval Saviani, Paulo Freire, Moacir Gadotti, Bárbara Freitag, etc para estudos no campo educacional progressista, especialmente nos anos 80; “A ação pedagógica desenvolvida na escola, para ser considerada contra-hegemônica, precisa ser organicamente vinculada aos movimentos de transformação social. Logo, devemos rearticular as lutas dos educadores com as lutas mais gerais.” - Gramsci.


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